sexta-feira, 25 de junho de 2010

Escolas C: Entrar com o pé esquerdo no Torneio «Mini-Europeu»

EF Leõezinhos, 6 – SC Beira-Mar, 0

A Equipa de Escolas C do SC Beira-Mar começou ontem a participar no Torneio Internacional «Mini-Europeu», organizado pelo SC Fermentelos e disputado em cinco campos do Concelho de Águeda.
No jogo inaugural do Grupo A, a jovem equipa beiramarense foi incapaz de se opor à superioridade dos Leõezinhos, acabando por perder por seis bolas a zero.
Os dois golos sofridos ainda na parte inicial da partida, acabaram por bloquear por completo o futebol do SC Beira-Mar.
Do Grupo A, consta ainda a equipa do Salesianos de Arouca.

Torneio de Bustos: Escolas A com 5º lugar no encerramento da época!

As Escolas A do SC Beira-Mar, terminaram a época desportiva de 2009-2010 com um 5º lugar na participação no II Torneio Bustos Cup.
Nos 3 jogos disputados, a equipa registou um saldo final de 1 vitória, 1 empate e 1 derrota.
O torneio realizou-se no Domingo, dia 20 de Junho, e a nossa equipa era constituída pelos seguintes jogadores:
Marcelo (gr); Adriano; Diogo; J. Claro, Rui; Marco; Tomás; Peralta; Pina; Júnior; João Bernardo e Fábio (ex-Eixense).

Resultados:
1ª fase:
SC Beira-Mar, 0 - SL Benfica, 2
SC Beira-Mar, 2 - Oliveira Bairro SC, 2

Apuramento 5º e 6º lugar:
SC Beira-Mar, 5 – GD Azurva, 3
O vencedor do Torneio foi o SL Benfica, que derrotou a UD Bustos, na final, por 8-1.

Comentários aos jogos:

1ª fase: No 1º jogo, conta a equipa do SL Benfica, a equipa entrou algo “receosa” e sofreu o 1-0, aos 5’, tendo depois conseguido equilibrar a partida e dispôs de oportunidades para empatar o jogo, contudo tal não veio a acontecer e, na 2ª parte, sofremos o 2-0 aos 17’ - resultado final que se aceita, embora uma derrota pela diferença mínima teria sido mais aceitável.
No 2º jogo, com o Oliveira Bairro, o resultado final que registou um empate a 2 golos, foi algo injusto, pois enviámos 3 bolas aos ferros e desperdiçámos uma grande penalidade. O Oliveira do Bairro adiantou-se no marcador aos 8´ da 1ª parte, empatámos aos 10’ da 2ª parte, por João Bernardo, tendo no mesmo minuto sofrido o 2-1 e com novo golo de João Bernardo chegámos ao empate final, a 2 minutos do fim.
No outro jogo do grupo, o SL Benfica e o Oliveira Bairro empataram 2-2, pelo que a classificação da 1ª fase foi a seguinte:
1º S. L. Benfica: 4 pontos ; 2º Oliveira Bairro: 2 pontos e 3º SC Beira-Mar: 1 ponto.

Apuramento do 5º e 6º lugar: Para este jogo calhou-nos em “sorte” o Azurva, adversário bem conhecido, que já tínhamos defrontado por 4 vezes nesta época, tendo registado sempre vitórias, pelo que o resultado final de 5-3 a nosso favor era mais do que esperado.
Os golos foram marcados por Diogo, na 1ª parte, aos 2’, J. Claro, aos 5’ e Fábio, aos 20’ ; na 2ª parte marcaram o Tomás, aos 10’ e o Fábio bisou, aos 20’.

E… chegou assim ao fim a época de 2009-2010, para a equipa de Escolas A, com um balanço final do Torneio de Bustos idêntico ao da época em geral - a equipa tem capacidade para fazer melhor…!!!
Para o ano há mais… agora nos Infantis B, onde há um título a defender!
Boas férias para todos, divirtam-se e um muito obrigado especial aos pais que sempre acompanharam e apoiaram os atletas ao longo da época!

sábado, 12 de junho de 2010

Balanço da jornada: Terminou a época oficial 2009/2010!


Com uma jornada dupla, que se iniciou no feriado de 10 de Junho e se prolongou hoje, com a realização da última jornada do campeonato distrital de escolas C, chegou ao fim a época oficial 2009/2010 da Academia de Futebol do SC Beira-Mar. Seguem-se, agora, alguns torneios e, depois, as merecidas férias.
Como já foi largamente noticiado, a época terminou em beleza, com a conquista, na passada 5ª feira, do título distrital de infantis B pela equipa auri-negra. O último jogo oficial da temporada coube às escolas C, que derrotaram hoje, no campo de treinos do Estádio Mário Duarte, a equipa do Estarreja, por 7-1, consolidando um honroso lugar (5º) na primeira metade da tabela.
Para a história ficam os últimos resultados registados:


COMENTÁRIO

INFANTIS B: Já tudo foi dito sobre a página dourada escrita pela equipa de Ricardo Pinheiro nesta época e que teve o seu epílogo, na passada quinta-feira, com a conquista do campeonato distrital da categoria, ao derrotar o Oiã, no Campo do Seminário, por claros 7-0. Aos novos campeões, mais uma vez, os nossos parabéns e que este seja o primeiro de muitos êxitos nas vossas carreiras.
ESCOLAS C: Não houve surpresas nos resultados obtidos pela equipa de Paulo Martins na jornada dupla que realizaram, com a derrota no campo dos vice-campeões Oliveira do Bairro por 4-0 a ser compensada hoje com uma robusta vitória por, 7-1, na recepção ao CD Estarreja, último classificado da prova. O 5º lugar alcançado no campeonato situa os aveirenses na primeira metade da classificação, entre as melhores equipas sub-9 do distrito de Aveiro.

Acabou a época 2009/2010. Viva a época 2010/2011!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Campeões de A a Z - Outra forma de contar a história de um campeão!

Os infantis B do SC Beira-Mar sagraram-se campeões distritais da AFA da época 2009/2010. Usando uma velha fórmula, que sempre achei muito interessante, recorrendo a todas as letras do alfabeto, esta é mais uma forma encontrada para prestar uma pequena homenagem aos nossos grandes campeões, contando a história de um título, que foi tão ambicionado quanto merecido.

A - Anadia e Anta: Foram as duas únicas equipas que, ao longo de toda a época, num total de 30 jogos oficiais, lograram bater os novos campeões distritais e pelo mesmo resultado (2-1). A equipa bairradina foi mesmo a única que não se vergou ao peso de uma derrota imposta pelos auri-negros, ganhando em casa e empatando (1-1) na deslocação ao Campo do Seminário, únicos pontos cedidos pelo Beira-Mar no seu terreno.
B - Bernardo: Foi o capitão exemplar que uma equipa precisa. Aparentemente sempre muito calmo, parecia transmitir serenidade a todos os companheiros e revelou-se decisivo nos lances de bola parada, tendo resolvido, dessa forma, alguns jogos que se estavam a revelar muito difíceis. A par de Leonardo, constituiu um muro na defesa, que se revelou, muitas vezes, intransponível.
C - Casa do Benfica em Estarreja: Foram, a par do Feirense, os adversários mais directos do Beira-Mar na luta pelo primeiro lugar. Os encarnados, que contaram nas suas fileiras com 2 atletas ex-Beira-Mar (Bozi e David), ficaram no 2º lugar, apenas a um ponto dos auri-negros e a vitória conseguida no seu terreno, na penúltima jornada, por 1-3, foi o marco decisivo na conquista do campeonato distrital. Juntamente com os aveirenses, praticaram, ao longo do campeonato, um futebol muito agradável à vista, provando que resultados e espectáculo não são incompatíveis.
D - Didi: Foi o melhor marcador da equipa, com 25 golos apontados (19 na 1ª fase e 6 na 2ª), sendo curioso o facto de não ter "facturado" nos últimos 14 jogos (!).
E - Esperança: É um sentimento que fica, após o final deste campeonato, a par da alegria pela vitória alcançada. A esperança que o êxito se repita na próxima época, porque da qualidade do futebol jogado, não fica a esperança, mas sim a certeza de que estes miúdos vão continuar a encantar quem os vir jogar.
F - Feirense: Na formação não há derrotados, mas a equipa da Feira, que fora campeã distrital de escolas A na época transacta, era, à partida, a grande candidata à conquista do presente campeonato. Por esse facto e em virtude do 3º lugar alcançado, os feirenses ficaram aquém das expectativas, ainda que tivessem estado sempre na corrida até duas jornadas do fim. A história deste campeonato terá começado, aliás, a ser traçada logo na 1ª jornada, quando o Feirense visitou o Campo do Seminário e saiu derrotado por tangencial 3-2, num jogo muito emotivo entre verdadeiros campeões.
G - Guarda-Redes: Foram dois os guardiões utilizados ao longo do campeonato e que contribuíram, com as suas valiosas intervenções, para que o Beira-Mar tenha sido a defesa menos batida do campeonato (15 golos sofridos na 2ª fase, em 18 jogos disputados). Paulo Pouseiro foi o mais utilizado e a ele se devem alguns dos pontos conquistados, sobretudo naqueles jogos em que o marcador foi mais equilibrado e as suas defesas fizeram pender o resultado a nosso favor. Mas Henrique esteve sempre à altura das responsabilidades nos momentos em que foi chamado e nunca comprometeu.
H - Heróis: A uma escala simbólica, estes meninos campeões são os nossos heróis e, sobretudo, os heróis dos seus pais. Este feito, não sendo desmesuradamente importante, não mais vai ser esquecido por quem o viveu e ficará gravado na história da formação do SC Beira-Mar.
I - Inteligente - Há um jogador na equipa a quem o treinador costuma chamar o "pensador". É ao Gil, o estratega da equipa, o organizador do jogo, aquele que efectivamente faz a equipa andar. E fá-lo muito bem, diga-se de passagem, com muita mestria, pelo que só pode ser dotado de muita inteligência para o futebol (e, espera-se, para outras coisas mais...).
J - Jogadores: São eles os verdadeiros protagonistas do jogo e é por eles que nos movemos. Foram 17 os jogadores utilizados por esta equipa campeã distrital e, para a história, ficam os seus nomes: Adriel, André, Bernardo, Didi, Fábio, Gil, Gonçalo, Henrique, João Gonçalo, Leonardo, Marcelo, Miguel Morgado, Portugal, Pouseiro, Rafa, Terrinca e Toncha.
L - Levezinho: Assim chama o treinador Ricardo Pinheiro ao André, que foi o terceiro goleador da equipa, a par com o Miguel Morgado, ambos com 19 golos obtidos (14 na 1ª fase e 5 na 2ª).
M - Mini-Foot: A longa caminhada, que culminou no dia 10 de Junho de 2010 com a conquista do campeonato distrital de infantis B, começou no já distante dia 24 de Outubro de 2009, com a disputa do primeiro jogo oficial. Foi precisamente contra a Escola de Futebol Mini-Foot, que era, em teoria, o nosso adversário mais forte na primeira fase, que tudo começou, e esse jogo foi bem o retrato daquilo que se viria a passar ao longo da época, isto é, bom futebol praticado, superioridade evidenciada, mas a vitória a ser alcançada com muito esforço e mesmo à beira do fim. O campeonato conquistado teve tudo isto.
N - Nomes de "guerra": Não constam do bilhete de identidade, mas os nossos craques gostam de os gravar nas camisolas e é por eles que gostam de ser conhecidos. Alguns são evidentes, outros devem-se a preferências óbvias, outros deverão encerrar histórias que só os mais chegados conhecerão. Que o Rafael seja "Rafa", o Leonardo - "Leo" ou, até, o Diogo - "Didi", é fácil de entender. Até arriscamos que o Fábio seja o "Xavi" porque é fã de um conhecido jogador do Barcelona, mas o Vítor Hugo ser "Terrinca" é que não conseguimos decifrar. E há, ainda, o João Afonso (Soares) mas a quem todos chamam "Toncha". Vá lá saber-se porquê...
O - Oportunidades: Numa equipa com 17 elementos, em que só 12 podem ser convocados e apenas 7 entram em campo, falar de oportunidades é falar de gestão do plantel. E isso levar-nos-ia a falar de critérios de escolha. E falar em critérios de escolha seria dar origem a acesa discussão. E não é isso que se pretende. Apenas dizer que todos os elementos do plantel foram utilizados, uns mais do que outros, evidentemente, de acordo com os critérios definidos por quem tinha de decidir e onde, certamente, a conjugação da competência, com a vontade de rodar toda a equipa e as exigências que cada momento do jogo permitiu, tiveram de ser vistas em conjunto.
P - Pais: São os primeiros críticos e os primeiros apoiantes da equipa, ainda que, muitas vezes, sem o distanciamento necessário e a clareza de raciocínio que uma opinião neutral necessita. É bem conhecida a fábula do escritor brasileiro Monteiro Lobato "A coruja e a águia" e não vale a pena estar a repeti-la, os nossos filhos, aos nossos olhos, são do mais bonito (melhor) que há. Mas, pese embora esta compreensível "visão parcial" da realidade, os pais são um elemento fundamental no êxito de uma equipa de formação. Eles têm, também, um pedaço do troféu conquistado, pelo apoio incondicional e ajuda sempre prestados.
Q - Quebra-cabeças: É no que se está a tornar este "post", com as dificuldades encontradas para ter assuntos diferentes em cada uma das letras (ai o Z...)
R - Ricardo Pinheiro: Foi o grande obreiro deste triunfo, tendo formado uma equipa com verdadeiro espírito de campeões, bem à sua imagem. Está mais que provado que uma grande equipa necessita de um grande treinador e o Ricardo é-o, sem dúvida. Coadjuvado pelo Sérgio Vinagre e com o Ricardo Maia no treino dos guarda-redes, Ricardo Pinheiro é o verdadeiro motor de um corpo técnico que pôs uma equipa de miúdos de 11-12 anos a jogar um futebol de grande qualidade e que, dando espectáculo, chegou ao título de campeão.
S - Seminário: O Campo do Seminário foi o cenário, à excepção do primeiro jogo da época (utilizado o campo de treinos do Mário Duarte), de todos os jogos disputados em casa pela equipa do Beira-Mar. E foi um campo talismã, já que a equipa se mostrou invencível no seu reduto, tendo apenas cedido um empate frente ao Anadia (1-1), contando por vitórias todos os outros 14 jogos realizados.
T TGV: É um assunto de que, ultimamente, muito se tem falado no nosso país, a nível político, sendo uns a favor e outros contra o comboio de alta velocidade. No Beira-Mar, na equipa de infantis B, está decidido - há TGV. Basta ver os jogos, pôr os olhos no Gonçalo, para não haver dúvidas que está ali um verdadeiro TGV. Até cansa ver aquelas arrancadas, feitas em alta velocidade, sempre com a bola colada ao pé e com a baliza na mira. Valente, miúdo! O Gonçalo foi o segundo melhor marcador da equipa, com 23 golos apontados no total, tendo sido o melhor da 2ª fase, com 11.
U - União: Um grupo de jogadores, por muito valor que eles tenham, só pode tornar-se num campeão se funcionar como equipa, isto é, quando o peso do conjunto for superior à soma do peso individual de cada um dos seus elementos. Isso foi conseguido pelos responsáveis desta equipa, que souberam passar a mensagem (por palavras e por actos) para os jogadores campeões e fizeram da união do grupo a chave do sucesso.
V - Vitórias: Foi a palavra mais vezes usada ao longo do campeonato. Com efeito, a equipa de Ricardo Pinheiro somou 26 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, tendo marcado 151 golos e sofrido 24, nos 30 jogos disputados durante toda a época oficial (1ª e 2ª fases).
X - Xavi: Tal como numa orquestra, em que os músicos não são todos iguais, havendo quem toque, por exemplo, violino ao lado dos que tocam bombo, também numa equipa de futebol os jogadores não podem ser todos iguais. O Xavi, que como já foi referido é o nome de "guerra" do Fábio, é um jogador que, não sendo dos mais dotados tecnicamente, qualquer treinador gostará de ter na sua equipa, pela atitude e entrega ao jogo, nunca virando a cara à luta e levando o seu esforço sempre até aos limites. É o exemplo do jogador útil que qualquer equipa necessita.
Z - Zero: Foi aquilo a que o ataque da equipa de infantis B nunca ficou, tendo marcado golos em todos os 30 jogos realizados. Já em termos de golos sofridos, os nossos adversários ficaram 11 vezes em branco (5 na 1ª fase e 6 na 2ª).

quinta-feira, 10 de junho de 2010

INFANTIS B: Campeões...no dia de Camões!

SC Beira-Mar, 7 - ADCR Oiã, 0
(4-0, ao intervalo)

O dia 10 de Junho é, como se sabe, o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A partir de hoje passará a ser, também, o dia dos infantis B do SC Beira-Mar, campeões distritais da época 2009/2010!
Após a vitória de sábado passado, frente à Casa do Benfica em Estarreja, era praticamente um dado adquirido a conquista do título distrital da presente época, faltando, "apenas", a pequena "formalidade" de ganhar o último jogo, no qual se defrontava o "lanterna vermelha" da prova, com o Oiã a visitar o Campo do Seminário, contando por derrotas todos os jogos disputados. A equipa de Ricardo Pinheiro cumpriu a sua obrigação e fez o que já se esperava, isto é, somou os três decisivos pontos e arrecadou, para a montra de troféus do clube, mais um título de campeão no futebol de 7, feito que há muito não era conseguido.
Nem se pode dizer que tenha sido um jogo de encher o olho, apesar dos sete golos sem resposta, mas também não era isso que se esperava hoje. Em dia de festa anunciada, a ansiedade falou mais forte, a vontade de querer ganhar depressa, toldou o discernimento em muitos momentos, com o último passe, umas vezes, ou a finalização, noutras, a impedirem a construção de um resultado histórico. Mesmo assim, e apesar da fraca réplica do adversário (o jogo foi de apenas um sentido), construiu-se um resultado volumoso e mostrou-se, a espaços, o perfume do futebol que fez desta equipa do Beira-Mar um justo e merecido campeão distrital.
Alinharam, no jogo da consagração, que teve uma boa arbitragem, os seguintes atletas:
Pouseiro (gr) (Henrique, na 2ª parte); Bernardo (cap) e Leo; Toncha, Gil e Gonçalo; Adriel.
Jogaram ainda: Didi, Terrinca, André e Portugal.
Apesar de todo o favoritismo que à partida era concedido à equipa auri-negra, era preciso confirmá-lo dentro de campo e fazer entrar a bola dentro da baliza adversária, para obter a necessária e desejada vitória, que levaria ao título. Pareceram uma eternidade os 13' que demorou até que isso acontecesse. Foi esse o tempo de resistência da equipa do Oiã, quebrada por um remate de Gil, de fora da área, com a bola a ser ainda desviada na sua trajectória e a trair o guardião visitante, que se revelou o melhor elemento da sua equipa. A obtenção do 1-0 deu origem à primeira explosão de alegria, libertando alguma ansiedade que era evidente, dentro e fora do campo. Não que este desfecho não se adivinhasse, pelas situações já criadas anteriormente (Adriel, aos 5', é isolado por Gil, desvia do guarda-redes, mas um defesa safa sobre a linha de golo; Gonçalo, aos 10', atira às malhas laterais, numa recarga a uma defesa incompleta do guarda-redes, após remate de Gil; Didi, aos 11', ganha a bola à entrada da área, remata em arco e proporciona uma boa estirada ao guardião contrário, que desvia para canto), mas, como diz o povo, "o diabo, às vezes, tece-as", e era necessário esconjurar "os maus-olhados" que pudessem existir.
Logo na jogada seguinte à obtenção do primeiro golo, Didi, isolado, vê o guarda-redes do Oiã, que já dava mostras de grande categoria, negar-lhe o segundo. O tempo passava, o domínio intensificava-se, mas não se materializava em golos. Aos 16', num contra-ataque rápido, Gonçalo e Didi trocam a bola ao primeiro toque, com o 19 aveirense a rematar forte, fazendo a bola rasar o poste. Também as inúmeras bolas paradas conseguidas, ao contrário do que sucedera no jogo anterior, em Albergaria, onde se revelaram decisivas, não estavam a surtir efeito. Aos 21', na sequência da marcação de mais um canto, do lado direito, Gonçalo coloca a bola ao segundo poste, onde surgiu Leonardo, solto, a cabecear de cima para baixo, com muito perigo, mas com o guarda-redes do Oiã, mais uma vez, a negar o golo com uma boa defesa. Até que, aos 23', veio o golo da tranquilidade, numa incursão de Gonçalo pela esquerda, ganhando a linha de fundo e solicitando a entrada de André, no meio da baliza, que se limitou a empurrar para o 2-0. As coisas, assim, até parecem fáceis...
Agora sim, tudo estava bem encaminhado para a conquista do título! E isso viria a ser confirmado com a obtenção de mais dois golos até ao intervalo, aos 25' e 26'. O 3-0 foi obtido por Terrinca, num remate desferido da direita, após uma boa abertura de André e o 4-0 surge na sequência de um pontapé de canto, marcado por Portugal, do lado direito, com Leonardo, muito oportuno, a recargar uma bola que sobrou, mesmo à sua frente.
Para a segunda parte, os pupilos de Ricardo Pinheiro trocaram de equipamento mas mantiveram a atitude. E esta passava por fazer mais golos e brindar a numerosa falange de apoio com uma boa exibição. Gonçalo foi quem mais deu nas vistas no início do segundo tempo, tendo estado em três ocasiões (3', 5' e 7') para aumentar o placard, com todos os seus remates a serem desferidos da esquerda, mas a passarem rente ao poste (os dois primeiros) ou a ir às malhas laterais (o último). E foi já depois do Oiã, aos 8', ter criado, no seguimento de um canto, a primeira e única situação de perigo para a baliza de Henrique, que defendeu as redes auri-negras no período complementar, que Gonçalo, dois minutos volvidos, viria mesmo a marcar e a aumentar para 5-0. O seu remate cruzado foi um autêntico míssil, desferido de fora da área, e só parou no fundo das redes contrárias.
Seguiu-se um festival de golos perdidos por parte do Beira-Mar, com Gil (11' e 16'), Terrinca (12'), Didi (15',18' e 22'), André (17') e Adriel (26') a desfrutarem de situações soberanas para dar outro colorido ao marcador. E foi já no declinar do jogo que o resultado final foi construído, dando ao marcador uma diferença mais consentânea com a evolução da partida e a diferença existente entre os contendores. Aos 26', após uma boa jogada de Adriel pelo lado direito, a bola é endossada no meio, em Gonçalo, que facilmente encostou para o 6-0. Sobre o apito final, já depois de Adriel, aos 27', bem enquadrado com a baliza, após jogada de envolvimento da equipa, ter desperdiçado mais uma ocasião, Gil fechou a contagem, obtendo o 7-0 em remate certeiro, após a execução de um pontapé de canto saído do "laboratório" da equipa de Ricardo Pinheiro, treinador a quem é devido o grande êxito desta equipa.
No final foi a festa, com cânticos, gritos, alegria, cartazes, taça, t-shirts alusivas, convívio, descontracção e tudo o mais o que uma festa merecida envolve, não faltando o tradicional banho de champanhe dos campeões. Aos nossos campeões, o muito obrigado pela excelente época que conseguiram e pela alegria que nos proporcionaram, não só pelo título conquistado, mas pelo excelente futebol que praticaram. Parabéns a todos, atletas, treinadores (em especial ao Ricardo), aos seccionistas João Portugal e António Rodrigues, massagistas, sem esquecer ("last but not least") os pais, inexcedíveis no apoio e acompanhamento dos seus meninos.
Parabéns CAMPEÕES!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Agenda fim-de-semana: Equipa de Infantis B a um passo de fazer história!

A época oficial de 2009/2010 terminará com a jornada dupla agendada para o feriado de 10 de Junho e para sábado, dia 12. São apenas 3 jogos (2 das escolas C e 1 dos infantis B), mas em que, num deles, se jogará a atribuição do título de campeão distrital de sub-12. Com efeito, a equipa comandada por Ricardo Pinheiro, que segue no comando do campeonato distrital de infantis B, sagrar-se-à campeã em caso de vitória, na última jornada, frente ao Oiã, último classificado da prova. O jogo terá lugar quinta-feira, feriado de 10 de Junho, no Campo do Seminário, pelas 10h15, esperando-se a comparência de todos quantos desejem apoiar o último esforço dos nossos valentes atletas.
São os seguintes os derradeiros jogos da presente época:


Análise prévia da jornada

INFANTIS B: O dia 10 de Junho de 2010 poderá ficar na história da formação do SC Beira-Mar com a conquista de mais um título distrital. Basta que, para isso, a equipa de Ricardo Pinheiro leve de vencida, na última jornada do campeonato distrital, a AD Oiã, equipa que, ao longo dos 17 jogos já disputados, averbou outras tantas derrotas. Tudo se encaminha, portanto, para que na próxima quinta-feira se escreva mais uma página dourada no historial das camadas jovens do clube auri-negro, sendo apenas necessária uma derradeira vitória, que, estamos certos, os nossos rapazes não deixarão de obter, bastando para isso que respeitem o adversário que vão enfrentar. Não se esqueçam, os jogos não se ganham antes de serem jogados e as vitórias só se conquistam se formos superiores dentro do campo e após o árbitro ter apitado pela última vez...
ESCOLAS C: A equipa de Paulo Martins parece já ter definida a sua posição final no campeonato distrital, quando faltam disputar 2 jornadas para o final da prova. Situada a meio da tabela (5º lugar), dificilmente a equipa auri-negra poderá ultrapassar o Lamas no 4º lugar (3 pontos de atraso e desvantagem no confronto directo) ou ser ultrapassada pelo Fermentelos, que segue atrás dos aveirenses com 5 pontos a menos. Por isso, na dupla jornada que encerrará a época, a nossa equipa deverá jogar, sobretudo, pelo prazer do jogo, procurando colocar em campo os princípios adquiridos nos treinos. Os jogos a disputar são de grau de dificuldade completamente diferente - a deslocação a Oliveira do Bairro (2º classificado), na quinta-feira, configura um obstáculo tremendamente difícil e, por isso, um bom desafio às nossas reais capacidades, enquanto que no último jogo do campeonato, a disputar no sábado, no Campo de Treinos do Estádio Mário Duarte, os auri-negros partem como claramente favoritos, já que enfrentarão o "lanterna vermelha" da prova, o Estarreja, que, até agora, apenas conquistou 1 ponto.

Torneio da Tocha: Escolas A tiveram prestação bastante positiva

As Escolas A do SC Beira-Mar portaram-se muito bem no IV Torneio de Escolas de Futebol, disputado no último fim-de-semana no Complexo Desportivo da Tocha, tendo tido um saldo final de 3 vitórias na fase de grupos e uma derrota por 2-1 com o Boavista no jogo de acesso às meias-finais.

A fase de grupos iniciou-se no sábado, pelas 14:30, e a nossa equipa era constituída pelos seguintes jogadores:

Marcelo (gr); Bruno (gr); Daniel; Adriano; Diogo; J. Claro, Rui; Marco; Tomás; Gui; Pina; Júnior; João Bernardo e Dani (ex-CRAC).




Resultados:
Fase de grupos (sábado):
SC Beira-Mar, 3 - Ançã, 1
SC Beira-Mar, 11 - SC Braga, 0
SC Beira-Mar, 3 - Rio Ave FC, 2

Quartos de Final (domingo, 09h30):
SC Beira-Mar, 1 - Boavista, 2
O vencedor do Torneio foi o SL Benfica, que derrotou o Sporting C Portugal na final, por 5-3.

Comentários aos jogos:
Fase de grupos: Na fase de grupos, a nossa equipa começou o 1º jogo algo nervosa, contra um adversário que, embora valoroso, era bastante inferior e o resultado final saldou-se numa vitória por 3-1, ao Ançã, com golos do Tomás, J. Claro e Diogo.
No 2º jogo, com o SC Braga, a equipa menos forte do grupo, conseguimos uma excelente goleada por 11-0. Os golos foram marcados por Adriano (2), Marco (2), Gui (2), Dani (2), Daniel, Diogo e Tomás.
Para o 3º jogo, com os resultados conseguidos pelas 2 equipas em confronto, o empate era suficiente para garantirmos o 1º lugar, e a partida foi bastante emotiva até ao final. Ao intervalo ganhávamos por 1-0, com golo de Tomás, mas no inicio da 2ª parte o Rio Ave deu a volta ao marcador, e foi com muita “raça” e empenho que conseguimos de novo a dianteira e segurar a vitória final por 3-2, com auto-golo do adversário e um golo de Dani.
Quartos de Final: A partida com o Boavista (2º do grupo B, atrás do Sporting), não podia ter um início “pior”, pois com a bola a sair dos nossos pés permitimos o “roubo” do esférico e o adversário chegou à vantagem logo aos 12 segundos de jogo (!).
A equipa reagiu muito bem à contrariedade, e partiu para o ataque no sentido de chegar ao golo, tendo tido algumas boas oportunidades, não concretizadas, incluindo um penalty, e foi com muita “injustiça” que sofremos o 2-0, numa recarga a um livre em que podíamos ter feito algo mais para o evitar.
Com o resultado desfavorável de 2-0 ao intervalo, os nossos jogadores entraram muito bem, com várias jogadas de ataque que podiam ter dado golo, mas por ineficácia ou pelas sucessivas defesas do guardião boavisteiro ia sendo adiado, até que, aos 10’, reduzimos para 1-2, com golo de Gui.
A partir desse momento, deixou verdadeiramente de se jogar futebol, pois a equipa do Boavista revelou uma falta de fair-play vergonhosa, com constantes paragens no jogo e os seus jogadores a retardarem os lançamentos laterais até ao ridículo, com a complacência do árbitro.
Os nossos jogadores tudo fizeram, até ao final da partida, para conseguirem marcar um novo golo, que daria um empate mais do que merecido, totalmente justo - mereciam ir pelo menos aos penaltys!
Faltou uma pontinha de sorte para repetir a “proeza” da época anterior em que o Beira-Mar ficou em 4º lugar!
Num ano de mundial de futebol, em que o fair-play é um valor ético e desportivo que deve estar acima de qualquer resultado, o destaque maior deste jogo ficou, contudo, para o final desta crónica, pois na 1ª parte do encontro com o Boavista aconteceu algo de verdadeiramente inexplicável e inqualificável, do ponto de vista dos valores duma “escola de formação”, tanto mais que estamos a falar de atletas e meninos de 10-11 anos - as atitudes ficam com quem as incentiva e permite, mas muito mal vai o nosso futebol juvenil com exemplos como o que passamos a descrever:
- Decorria o minuto 14 da 1ª parte, com o resultado em 2-0, favorável ao Boavista e o nosso jogador Gui ganha muito bem a bola na zona do meio campo e, aproveitando o adiantamento da equipa adversária, segue isolado pelo lado esquerdo, quando o “absurdo” acontece, com um jogador suplente do Boavista, que estava sentado no respectivo banco e com o colete vestido, entra em campo (sem nenhum colega ter saído) e corre 4/5 metros para tirar a bola ao Gui, que, entretanto, a tinha adiantado e se preparava para a cruzar para a área onde estavam 2 jogadores do Beira-Mar completamente desmarcados…- isto não é futebol…!!!
Mais palavras para quê…é o tal clube que já foi campeão nacional…!!

domingo, 6 de junho de 2010

INICIADOS B: Muitos golos no jogo que consagrou os novos campeões do Anadia

Anadia FC, 4 - SC Beira-Mar, 3
(3-0, ao intervalo)

Em dia de festa para o Anadia, a equipa de iniciados B do SC Beira-Mar deslocou-se ao terreno dos novos campeões distritais, tendo o estádio principal do clube bairradino servido de palco para o jogo que consagrou os vencedores do campeonato da 1ª divisão da AFA , que muito justamente receberem as suas faixas, perante a justa homenagem prestada pela equipa auri-negra.
Em relação ao jogo propriamente dito, assistimos a duas partes distintas. Uma primeira parte em que os da casa, fruto do golo obtido logo ao minuto e meio de jogo, dominaram as operações, com a nossa equipa a denotar alguma apatia, principalmente no sector mais recuado. Em termos ofensivos, também não causávamos muitos calafrios ao último reduto do Anadia e as situações de golo foram-se sucedendo, mas perto da nossa baliza. À passagem dos 10 minutos, os visitados chegam ao 2-0, através de uma boa combinação dos homens da frente que, ao primeiro toque, isolaram o avançado azul-e-branco que, perante Canha, atirou a contar. Aos 19’, lançamento longo da defesa para o ataque e o dianteiro do Anadia, em claro fora-de-jogo, isola-se mais uma vez e faz o 3-0.
Na segunda parte tudo foi diferente, logo aos 3 minutos, Aurélio, isolado, atira ao lado, mas o promissor avançado auri-negro viria a redimir-se, aos 8’, quando, novamente isolado pelo lado esquerdo, atirou cruzado para o 3-1. O mesmo jogador, aos 12’ do segundo tempo, recebe a bola de um cruzamento e, de primeira, atirou para o 3-2. A recuperação estava perto e, pouco depois, na sequência da marcação de um canto, Rui, na pequena área, permite uma excelente defesa ao guardião contrário, que negou aquele que seria o golo do empate.
E, sem que nada o fizesse prever, num contra-ataque rápido, o Anadia aumenta para 4-2, um golo em que Leo, que ocupou a baliza aveirense na segunda metade, não teve qualquer hipótese de defesa. A 3 minutos do final do encontro, Aurélio rompe mais uma vez na defesa bairradina, pela direita, e atira cruzado, para uma defesa incompleta do guarda-redes do Anadia, surgindo Johnny, na recarga, a estabelecer o 4-3 final.
No pouco tempo que restava, tudo tentámos para chegar à igualdade, mas sem sucesso, destacando-se um remate de Yusuf, de fora da área, e alguns cantos e livres a nosso favor, mas que não surtiram efeito.
Arbitragem regular, com alguns erros na avaliação dos fora-de-jogo, um deles com prejuízo para o Beira-Mar, pois esteve na origem de um dos golos do Anadia.
João Amaral fez alinhar, no último jogo da época 2009/2010, a seguinte formação:
Canha (Leo, int); Sousa, Fábio (cap), Bruno Reis (Rui, 45’) eYusuf; Nuno Abreu, Tiago Ramalho e Sérgio (Johnny, 60’); Steven (Joel, int), Aurélio e João Miguel (Jorge, int).
Suplentes não utilizados: Robaldo e Vieira.
Parabéns a toda a equipa pela época muito positiva que realizou.

Balanço da jornada: Infantis B a uma vitória da conquista do campeonato distrital!

Numa jornada curta, as emoções vividas foram grandes e, agora, com um jogo apenas para disputar, a equipa de infantis B do SC Beira-Mar está a um pequeno passo de gravar o seu nome na lista restrita dos campeões distritais. Basta que, para isso, vença na próxima 5ª feira o Oiã, último posicionado na tabela classificativa e que conta por derrotas todos os jogos disputados. Só um verdadeiro cataclismo impedirá a equipa de Ricardo Pinheiro de festejar, no próximo dia 10 de Junho, no Campo do Seminário, a conquista do campeonato distrital.
Nos restantes dois jogos disputados, merece referência, ainda, o regresso ás vitórias e às boas exibições da equipa de escolas C, que bateu o Fermentelos por 5-1.
É o seguinte o quadro de resultados:


COMENTÁRIO

INICIADOS: Terminou neste domingo a longa maratona do campeonato distrital de iniciados da 1ª divisão e o Beira-Mar terminou a prova cumprindo com os objectivos traçados no início da época. A derrota na última jornada, por 4-3, na deslocação ao terreno do Anadia, novo campeão distrital, não desmerece nada da boa ponta final que a equipa conseguiu. Agora, venham as férias, porque a nova época não tardará e as exigências do campeonato nacional estão à vossa espera.
INFANTIS: O futebol é fértil em surpresas, mas, sinceramente, não queremos acreditar que a equipa de infantis B, depois da memorável vitória alcançada nesta jornada, frente à Casa do Benfica em Estarreja, por 1-3, numa deslocação que se afigurava decisiva para a sorte dos dois candidatos, deite tudo a perder na última jornada do campeonato, onde receberá o "lanterna vermelha" da prova, que terá de vencer para manter o primeiro lugar da classificação e sagrar-se, deste modo, campeão distrital da época de 2009/2010! Força campeões, está quase!
ESCOLAS: Após uma série consecutiva de resultados menos bons, levando 5 jogos sem vencer (EDDED), a equipa de escolas C do SC Beira-Mar regressou aos triunfos e, melhor do que isso, ao bom futebol praticado. Com efeito, a equipa de Paulo Martins juntou à boa exibição realizada na recepção ao Fermentelos uma vitória concludente, por 5-1, somando a segunda vitória na 2ª volta do campeonato distrital e cimentando, deste modo, o 5º lugar ocupado na prova.

sábado, 5 de junho de 2010

ESCOLAS C: O futebol está de volta à equipa!

SC Beira-Mar, 5 - SC Fermentelos, 1
(2-0, ao intervalo)

A 2ª volta não tem corrido muito bem a esta equipa, que tem apenas uma vitória nos seis jogos disputados. Depois de uma pesada derrota em Lamas, perante um adversário perfeitamente ao nosso alcance, apesar de ter feito uma boa 2ª parte, havia algumas dúvidas quanto à reacção dos nossos atletas perante o Fermentelos, que, pelo contrário, tem feito uma 2ª volta muito boa.
Assim, num dia enublado mas com muito calor, o Beira-Mar alinhou de inicio com:
Lourenço (gr),Tiago Almeida, Rui Tiago, Alexandre (cap), Bernardo, Filipe André e Samuel.
Jogaram também: Tiago Neves, Tiago Gomes, António e Pedro António.
Os últimos jogos têm-se pautado por uma certa apatia da equipa, no entanto, os nossos atletas começaram o jogo de hoje como acabaram o último, isto é, com uma grande atitude, dominando bem o adversário e partindo para o ataque em jogadas organizadas.
O jogo de hoje mostrou o que é jogar futebol e esta equipa demonstrou, mais uma vez, que sabe jogar bem. A vida constrói-se com vitórias e com derrotas, temos que aprender com as duas, ambas são importantes para nos tornarmos mais fortes.
Dois golos alcançados na 1ª parte mostravam já o ascendente desta equipa, mas, mais importante que os golos, foi sempre a atitude demonstrada e as várias jogadas de bom entrosamento, sempre valorizadas por um adversário que também demonstrou ter uma boa equipa.
Para o 2º tempo, o Paulo fez alinhar os seguintes jogadores:
Lourenço (gr), Tiago Almeida, Rui Tiago, Alexandre (cap), Tiago Neves, Filipe André e António.
O Samuel, Bernardo, Bruno Santos (gr), Pedro António e Tiago Gomes também jogaram.
A segunda metade começou com o Fermentelos a tentar dar a volta ao resultado, o Beira-Mar recuou no campo, mas continuou sempre a jogar bem.
Num pontapé do meio campo, a bola subiu muito e só parou dentro da nossa baliza, estava reduzida a diferença para 2-1.
Este golo voltou a espevitar a nossa equipa que, com um futebol apoiado e com muita atitude, passou a dominar novamente o encontro.
Marcaram mais três golos sem resposta e foi um gosto para todos ver a alegria com que se divertiram hoje.
Os nossos atletas não devem esquecer que todos aqueles que os apoiam ficam felizes com as vitórias e sempre que jogam com atitude, mesmo não ganhando. Para terminar o campeonato faltam dois jogos e todos esperamos que se continuem a divertir no campo e a treinar bem.
Os golos foram marcados por Samuel (3) e Bernardo (2).

INFANTIS B: Cheira a campeão...

Casa Benfica Estarreja, 1 - SC Beira-Mar, 3
(0-3, ao intervalo)

Com a vitória alcançada esta manhã no Estádio Municipal de Albergaria-a-Velha, frente à Casa do Benfica em Estarreja, a equipa de infantis B do SC Beira-Mar deu um passo de gigante, diríamos mesmo decisivo e irreversível, rumo à conquista do título de campeão distrital da categoria. Com efeito, o triunfo por 1-3 frente aos encarnados permitiu à formação de Ricardo Pinheiro ultrapassar o seu adversário de hoje e reassumir o comando da classificação do campeonato, faltando agora disputar apenas uma jornada. Com todo o respeito que nos merece a AD Oiã, adversário dos auri-negros no derradeiro jogo da prova, não acreditamos que uma equipa, que conta por derrotas todos os jogos disputados, possa contrariar o favoritismo quase absoluto da turma aveirense, que tem tudo para ser, na próxima 5ª feira, dia 10 de Junho, o novo campeão distrital da época 2009/2010.
Para o jogo do título, aguardado com muita expectativa, que teve nos lances de bola parada a chave para todos os golos, Ricardo Pinheiro apresentou a seguinte equipa:
Pouseiro (gr); Bernardo (cap) e Leo; Toncha, Gil e Gonçalo; Adriel.
Foram utilizados também: Didi, João Gonçalo, Rafa, Miguel Morgado e Fábio.
O Beira-Mar, equipa a quem apenas a vitória interessava neste jogo, teve uma entrada melhor, perante um Benfica que fazia das trocas constantes de bola a sua principal arma e procurava "adormecer", com este seu futebol "rendilhado", a equipa aveirense.
Logo aos 2', foi dado o primeiro sinal de perigo, bem revelador da vontade de ganhar que a equipa trazia, com Adriel, sempre muito lutador, a servir Gonçalo, no seu corredor, para o disparo forte e cruzado do esquerdino auri-negro, que o guardião encarnado desviou para canto. O mesmo Adriel, aos 5', protagonizou nova jogada de perigo, mas foi desarmado pelo seu opositor, no momento em que, em muito boa posição, se preparava para alvejar a baliza. O ascendente do Beira-Mar continuou e, aos 9', Gil pega nos cordelinhos do jogo e ensaia uma grande jogada, culminada com um passe a rasgar na esquerda, onde apareceu isolado Gonçalo, que rematou, já de ângulo um pouco difícil, para mais uma intervenção valorosa do guardião contrário, que voltou a desviar para canto. E seria da marcação deste canto, apontado por Gonçalo do lado direito, que os auri-negros abririam o marcador, com Bernardo a elevar-se muito bem na área, entre um "cacho" de jogadores, e a rematar colocado, de cabeça, para o já merecido 0-1.
O Benfica de Estarreja tentou reagir e, aos 11', teve um remate muito perigoso, o primeiro do encontro, para uma defesa muito segura de Paulo Pouseiro. Mas o Beira-Mar continuava a atacar com muito mais perigo e, à passagem do quarto de hora de jogo, voltou a marcar, novamente de bola parada. Gonçalo volta a ser o marcador de serviço do canto, novamente na direita, e o seu cruzamento torna a encontrar na área a cabeça de Bernardo, mas, desta vez, o "capitão" aveirense assistiu Leonardo, que rematou de pé direito, em posição frontal, para o 0-2.
A partir daqui, a equipa da casa reagiu e o jogo passou a desenrolar-se mais no meio campo do Beira-Mar, contudo, de uma forma inconsequente, sem criar verdadeiro perigo ao último reduto aveirense, que se mostrou muito unido na hora de defender, com destaque para os nossos defesas, que hoje também foram goleadores, Bernardo e Leonardo. O perigo, esse, ainda que de forma mais esporádica, continuava a acontecer junto da baliza encarnada. Aos 23', Gonçalo desfere mais um remate perigoso da esquerda e o golo só não acontece porque, mais uma vez, o guarda-redes do Benfica desviou para canto. E, como diz o povo, "não há duas sem três!". Terceiro canto na direita, terceira execução de Gonçalo e terceiro golo para o Beira-Mar, com Leonardo a bisar, desta vez num golpe de cabeça, fazendo o 0-3. Antes do intervalo, Miguel ainda voltou a ameaçar a baliza visitada, mas o seu forte remate, desferido de longe, com muito perigo, foi desviado pelo guarda-redes para canto, do qual, desta vez, nada resultou.
O intervalo chegava e a vantagem era, de certo modo, confortável, havendo, contudo, que contar com o pressing final da equipa do Benfica de Estarreja, que tudo faria para inverter a situação nos segundos trinta minutos. Logo no recomeço, aos 3', os encarnados quase reduziam a desvantagem, num canto quase directo, que levou a bola a embater no poste mais distante da baliza de Pouseiro. O Benfica tinha entrado, efectivamente, melhor que o Beira-Mar neste período complementar, com a equipa auri-negra uns furos abaixo daquilo que fizera no primeiro tempo. Mesmo assim, foram sabendo gerir muito bem a vantagem, jogando com o tempo e com os nervos que o adiantar do relógio certamente provocaria nos jovens atletas encarnados. E, aos 9', o golo voltou a estar perto de acontecer para os aveirenses, numa boa jogada de Didi pela esquerda, com um cruzamento para a boca da baliza, onde surgiu Gil a dominar, mas a ser desarmado no momento em que se preparava para finalizar. Aos 11', foi Fábio que se escapou pela esquerda e que rematou, na passada, às malhas laterais, mostrando que o Beira-Mar continuava a ser a equipa mais perigosa e que a iniciativa do jogo era mais dada ao adversário do que por ele imposta. Estava-se, aliás, numa fase do jogo em que o Beira-Mar já havia sacudido a pressão inicial com que a Casa do Benfica tinha entrado na segunda parte. Só aos 17', a equipa da casa dispôs de uma flagrante oportunidade de golo, a melhor de que desfrutou em todo o encontro, com o nº 6 benfiquista a entrar pela direita e a rematar, na cara de Pouseiro, para uma soberba defesa do guarda-redes aveirense. O jogo aproximava-se do seu final e o objectivo dos auri-negros estava muito perto de ser alcançado. Não sem que antes, a cinco minutos do apito derradeiro, a equipa da casa reduzisse para 1-3, golo obtido pelo ex-atleta do Beira-Mar David, após a marcação de um pontapé livre no lado esquerdo, insuficiente para impedir a vitória auri-negra, rijamente festejada no final do encontro por todos os atletas, treinadores, familiares e numerosos adeptos que se deslocaram na manhã ligeiramente chuvosa deste sábado de boa memória para o futebol jovem do SC Beira-Mar.
Uma palavra para o bom trabalho da equipa de arbitragem e para o desportivismo com que a Casa do Benfica de Estarreja soube aceitar a derrota, que certamente os afasta em definitivo da luta pelo título de campeão, que eles tanto procuraram e deram mostras de também poder merecer, há ali uma boa equipa e bons jogadores.
A palavra final vai para os nossos campeões anunciados, a quem endereçamos os parabéns por este magnífico jogo e por esta vitória tão importante, que abre de par em par as portas para a entrada no lugar da glória, que tanto procuram desde há largos meses. Que na próxima 5ª feira, feriado de 10 de Junho, façam tudo por merecer lá entrar. Nós, lá estaremos a dar uma "ajudinha"!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Balanço da jornada: Jornada sem grandes surpresas

Aproveitando o feriado do Corpo de Deus, nesta quinta-feira, 3 de Junho, a AFA agendou para este dia mais uma jornada dos campeonatos distritais ainda em curso, de forma a abreviar o seu final, uma vez que a época já vai longa e o calor começa a apertar. São 3 as equipas auri-negras ainda em competição e com 1 vitória (infantis B), 1 empate (iniciados B) e 1 derrota (escolas C), não se poderá dizer que os resultados não estão dentro daquilo que se esperava, ainda que a derrota sofrida em Santa Maria de Lamas pelos comandados de Paulo Martins tenha sido por números mais expressivos do que aquilo que estava nas nossas cogitações.
Confira o quadro completo dos resultados da jornada intercalar desta semana:


COMENTÁRIO

INICIADOS: O jogo em casa com o Estarreja era uma oportunidade para, em caso de vitória, a equipa do Beira-Mar abandonar o lugar mais baixo da tabela classificativa do campeonato distrital da 1ª divisão (série dos primeiros), mas apesar de todo o esforço desenvolvido, o resultado não foi além de um empate (1-1), apesar da supremacia evidenciada. Fica o registo do segundo jogo consecutivo sem derrota e a esperança no futuro deixada pelos nossos jovens atletas.
INFANTIS: A dois dias do jogo que vai decidir o campeão distrital da AFA, não se esperavam surpresas nesta jornada e, efectivamente, a goleada (8-0) imposta na recepção ao Cesarense enquadra-se nos resultados naturais verificados. Casa do Benfica e Feirense também venceram, pelo que tudo continua em aberto, sendo o jogo de sábado, entre encarnados de Estarreja e Beira-Mar, a disputar em Albergaria-a-Velha, a chave da decisão final.
ESCOLAS: Apenas as escolas C continuam em competição neste escalão (série dos primeiros) e se a derrota sofrida na deslocação a Santa Maria de Lamas não pode ser considerada surpreendente, já os números do desaire auri-negro (7-3) são de algum modo inesperados, face ao equilíbrio que as posições classificativas das duas equipas e o resultado verificado no jogo da 1ª volta, deixariam antever.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

INFANTIS B: Vitória expressiva em vésperas da decisão final

SC Beira-Mar, 8 - FC Cesarense, 0
(3-0, ao intervalo)

Numa manhã de muito calor, a equipa de infantis B do SC Beira-Mar recebeu, no Campo do Seminário, o FC Cesarense, num jogo que venceu sem muitas dificuldades e que antecede a deslocação, já no próximo sábado, ao terreno do actual líder do campeonato distrital, decisivo para a atribuição do título.
Ricardo Pinheiro fez alinhar:
Pouseiro (gr) (Henrique, na 2ª parte), Bernardo (cap), Leonardo, João Gonçalo, Gil, Gonçalo e Adriel.
Jogaram ainda, na 1ª e 2ª partes: Toncha, André, Fábio e Miguel.
O domínio foi completo por parte do Beira-Mar, com o jogo a ser disputado praticamente sempre no campo do adversário. A toada fortemente ofensiva dos auri-negros deu origem a um grande número de oportunidades de golo, mas, até ao intervalo, apenas foram concretizadas três, por Adriel, Leonardo e Bernardo.
Na segunda parte o registo do jogo foi semelhante, contudo, o poder de concretização foi maior, tendo André (por duas vezes), Miguel, Fábio e Gil, contribuído com mais 5 golos, que fixaram o resultado final num expressivo 8-0.
Foi uma boa demonstração do poder colectivo da equipa, que construiu os golos através de um futebol com muita qualidade, circulando a bola pelos diferentes elementos até criar a situação de finalizar com êxito. Parabéns por mais esta vitória concludente e, agora, todos a Albergaria no próximo sábado!

INICIADOS B: Empate com sabor a pouco!

SC Beira-Mar, 1 - CD Estarreja, 1
(0-0, ao intervalo)

Na penúltima jornada do campeonato distrital da 1ª divisão, a equipa de iniciados B do SC Beira-Mar, recebeu e empatou a uma bola com o Estarreja, num jogo muito bem disputado, com domínio total dos aveirenses, que mereciam muito mais do que a divisão de pontos. Uma palavra de apreço para o esforço de todos os atletas que evoluíram no relvado secundário do Estádio Mário Duarte, sujeitos que foram à inclemência do forte calor que se fez sentir. Uma nota ainda para o facto de os auri-negros terem apresentado uma equipa que contou com quatro atletas infantis A (Aurélio, Diogo, Rafa e Nuno Aparício), tendo todos eles participado no encontro.
O Beira-Mar apresentou-se com: Leo (gr) (Diogo, int); Sousa, Samuel, Bruno Reis (Steven, 61') e Yusuf; Nuno Abreu, Sérgio (cap) (Rafa, int) e Tiago Ramalho; Rui (Joel, int), Aurélio e João Miguel (Nuno Aparício, 40').
Suplentes não utilizados: Robaldo e Johnny.
O Beira-Mar teve uma entrada forte no jogo e conseguiu, quase sempre, que se jogasse no meio-campo adversário. Foram conquistados sucessivos pontapés de canto no início da partida e, num deles, apontado por Ramalho, aos 5', Aurélio cabeceia, ao segundo poste, com muito perigo para as redes do Estarreja. Estava dado o primeiro aviso, que teve seguimento, aos 10', após uma boa jogada de Sousa pela direita, com o lateral direito aveirense a cruzar rasteiro para a boca da baliza, onde nem Aurélio, primeiro, nem João Miguel, depois, conseguiram dar o melhor seguimento.
A equipa da casa controlava completamente as operações, dominava inteiramente o jogo, faltando apenas o golo para dar algum colorido mais a esta boa exibição. Golo esse que poderia ter surgido, aos 25', na sequência de uma boa jogada de combinação entre Rui e Aurélio, com este a rematar cruzado, rasteiro, com muito perigo, mas a bola acabou por rasar o poste mais distante, para alívio dos forasteiros. O mesmo Aurélio, aos 30', tem a mais flagrante oportunidade de golo da primeira parte no seu pé direito, após ter sido isolado na área, mas o remate sai contra o corpo do guarda-redes de Estarreja, que levou a melhor neste duelo com o sagaz avançado auri-negro. O empate registado ao intervalo era um castigo demasiado severo para a equipa do Beira-Mar, que dominou por completo os primeiros 35 minutos, tendo tido o guardião Leo, que defendeu as redes aveirenses neste período do jogo, uma manhã muito tranquila, apenas sendo incomodado num lance, aos 31', em que o perigo rondou os seus postes, mas o avançado do Estarreja foi bem desarmado no momento em que se preparava para rematar com perigo.
O início da segunda parte foi absolutamente electrizante, com as emoções fortes a sucederem-se a um ritmo alucinante. Ainda não se tinha esgotado o primeiro minuto do período complementar, já o Beira-Mar chegava ao golo, conseguindo fazer em trinta segundos apenas aquilo de que não fora capaz ao longo de 35 minutos. Ainda por cima, o 1-0 foi um golo notável, que nasce de uma jogada de insistência de Tiago Ramalho, na esquerda, que dá a bola a Aurélio para este fazer o resto - driblar dois adversários que lhe apareceram pelo caminho, progredir, aguentar a carga e desferir, à entrada da grande área, um remate forte e colocado, que tornou infrutífera a estirada do guarda-redes estarrejense.
Este golo poderia ter embalado a equipa do Beira-Mar, neste jogo orientada por Alberto Raínho e Edmundo Ferreira, para uma vitória que todos procuravam e desejavam, mas um momento pode deitar tudo a perder. Aos 3', quando nada o fazia prever, o Beira-Mar sofre duplo e rude golpe. Um lançamento longo para as costas da defesa, permite a um jogador visitante isolar-se, tendo Samuel recorrido a um agarrão na camisola para o fazer parar, à entrada da grande área. Do lance resultou a expulsão do central auri-negro e a marcação de um livre directo, muito perigoso, que um remate forte e muito bem colocado transformou no empate (1-1).
As emoções, contudo, ainda não tinham terminado e, aos 6', os auri-negros beneficiam de uma soberana ocasião para voltar de novo à liderança do marcador, quando o árbitro aponta a marca da grande penalidade, castigando mão na bola de um jogador do Estarreja, dentro da sua grande área. Joel, encarregado da marcação, não teve, no entanto, engenho para desfeitear o guardião contrário, que adivinhou o lado da bola e deteve o remate, não muito forte, do extremo/avançado auri-negro.
Apesar destes contra-tempos, mesmo em inferioridade numérica, foi o Beira-Mar que continuou a mandar no jogo, exercendo um domínio territorial, um controlo e posse de bola, que pareciam mostrar que um jogador a menos não era muito importante. As ocasiões de golo, contudo, foram sendo mais raras e, apenas aos 23', o perigo voltou a rondar verdadeiramente as balizas. Foi após uma boa jogada de Joel, pelo lado direito, que coloca a bola na boca da baliza, onde apareceu Aurélio para a finalização, que não conseguiu devido ao corte de um defesa, que quase fazia auto-golo.
Num último esforço para chegar à vitória, que sinceramente mereciam, os atletas do Beira-Mar tiveram, aos 34' e 35', mais dois lances para se adiantarem no marcador. No primeiro, Aurélio, servido na esquerda por Joel, remata na passada, ao lado e, no segundo, foi Joel, após canto de Sousa, a rematar com muito perigo, mas a bola foi cortada por um defesa. O final chegaria pouco depois, ficando um sentimento de alguma frustração pelo resultado alcançado, que não pelo jogo e exibição realizada. Boa arbitragem.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

ESCOLAS A: João Bernardo a "capitão" e fecho do campeonato com chave d'ouro!

SC Beira-Mar, 11 - SC Alba, 0
(4-0, ao intervalo)

A equipa voltou a demonstrar que, jogando colectivamente, os resultados são geralmente positivos, pelo que o evoluir no marcador foi algo bonito de se ver, com todos os jogadores empenhados na “missão” de marcar 11 golos neste jogo contra o Alba, para atingir a marca de 182 golos no total das 2 fases do campeonato, o que perfaz a média “redonda” de 7 golos por jogo (12+14= 26 jogos).
Num jogo em que bastava o empate para garantir o 1º lugar na série F (últimos), a equipa das Escolas A, com mais uma excelente exibição, alcançou uma vitória totalmente justa e por números que não merecem qualquer contestação.
Jogo no campo do Seminário, onde participaram na equipa do SC Beira-Mar por ordem numérica, os seguintes jogadores: 1- Marcelo; 2-Daniel; 6-Diogo; 7-J. Claro; 8-Rui; 9-Marco; 10-Tomás; 11-Peralta; 12-Bruno; 13-Gui; 17-Júnior e 19-João Bernardo.
Os misters Teles, apresentaram de início: Bruno (GR), Diogo, J. Claro, Tomás, Peralta, Júnior e João Bernardo (cap.).
Jogaram ainda na 1ª parte: Daniel, Marco, Gui e Rui.
Com um início de jogo espectacular, a equipa chegou rapidamente à vantagem de 3 golos, fruto de “hat-trick” de J. Claro, que marcou aos 4’, 8’ e 9’, em jogadas de belo efeito, concluídas nos 2 primeiros golos através de remates fortes e muito bem colocados, de fora da área.
Após os 10’ minutos iniciais, o jogo “acalmou” um pouco e o 4º golo (centésimo da 2ª fase) surgiu aos 19´, por Marco, a concluir uma jogada de contra-ataque, após passe de Júnior.
Até ao intervalo o marcador não sofreu qualquer alteração, apesar de mais algumas boas oportunidades da nossa equipa, que não permitia qualquer ataque ao opositor.
Na 2ª parte, iniciaram a partida: Marcelo (GR), Daniel, Diogo, Rui, Marco, Peralta e Gui.
Entraram ainda na 2ª parte: J. Claro, João Bernardo, Júnior e Tomás.
Empolgados pela bela exibição do 1º tempo, a nossa equipa voltou a entrar bem em campo, continuando a fazer jogadas colectivas que levavam o perigo à baliza da equipa de Albergaria e não permitindo o avanço do Alba - os nossos guarda-redes não realizaram qualquer defesa em toda a partida.
O evoluir do marcador na 2ª parte, onde foram marcados bonitos golos, foi conseguido através de Gui (8’ e 12’), J. Claro (14’-g.p.), Marco (15’), João Bernardo (17’), Diogo (19’) e Júnior (20’).
Quando a partida terminou, toda a equipa celebrou a vitória com um “moche” aos colegas e aos treinadores.
Parabéns meninos, para o ano há mais campeonato, mas… no próximo fim-de-semana temos o torneio da Tocha!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Agenda fim-de-semana: Jornada dupla vai decidir campeão distrital de infantis B!

As três equipas da Academia de Futebol do SC Beira-Mar ainda em competição oficial (Iniciados B, Infantis B e Escolas C) disputarão, entre 2 e 6 de Junho, uma jornada dupla dos respectivos campeonatos distritais, aproveitando o feriado nacional de 5ª feira, dia 3. Enquanto que iniciados B e escolas C cumprem jogos em que os objectivos em discussão são de índole secundária, procurando alcançar a melhor classificação que for possível, a equipa de infantis B joga muito mais do que isso nos jogos com o Cesarense, primeiro (5ª feira), e, sobretudo, na deslocação a Albergaria-a-Velha, que fará no sábado, para defrontar a Casa do Benfica em Estarreja, naquele que será o jogo da época e que poderá valer um título de campeão distrital. É muito importante que os rapazes de Ricardo Pinheiro sintam, agora mais do que nunca, que têm o apoio de toda a comunidade amiga da Academia de Futebol do SC Beira-Mar e que não estarão sozinhos, aconteça o que acontecer, na glória ou na derrota. Por tudo aquilo que fizeram ao longo da época, merecem o nosso carinho e todo o nosso entusiasmo. Estão todos convidados para o Campo do Seminário, na 5ª feira, e para o Estádio Municipal de Albergaria, no sábado, os miúdos precisam e merecem todo o nosso apoio.
Veja agora o quadro completo de jogos desta jornada dupla:


Análise prévia da jornada

INICIADOS B: Termina, com esta jornada dupla, o campeonato distrital da 1ª divisão da AFA. A equipa do Beira-Mar garantiu, logo na primeira fase, o objectivo a que se propôs e que passava pela manutenção no escalão maior da AFA, disputando a série dos primeiros, onde iria encontrar equipas mais fortes (e mais experientes), o que proporcionaria jogos de grau de dificuldade mais elevado, necessários para fazer crescer a equipa que disputará, na próxima época, o campeonato nacional da categoria. Não podemos, por isso, colocar a tónica no lugar actualmente ocupado (último), pois, nesta fase, não era o mais importante. A equipa tem potencial para ir mais além, como ficou demonstrado em alguns jogos realizados.
O jogo de 5ª feira, com o Estarreja, será uma boa oportunidade para, em caso de vitória, deixar a "lanterna vermelha" ao nosso adversário, não havendo, para encerrar a época, nada melhor do que um jogo (domingo, em Anadia) com os novos campeões distritais, em que se perspectiva um confronto muito interessante entre duas equipas que serão adversárias, na época 2010/2011, no campeonato nacional de iniciados.
INFANTIS B: Chegou a hora das decisões! Tomando como (quase) certo que não haverá surpresas na jornada de 5ª feira, em que a turma de Ricardo Pinheiro recebe, no Campo do Seminário, o Cesarense, penúltimo classificado do campeonato distrital, tudo se decidirá na jornada seguinte, no confronto que oporá, em Albergaria-a-Velha, os dois primeiros classificados da prova - Casa do Benfica em Estarreja e Beira-Mar, separados por apenas dois pontos, com vantagem para os encarnados. Será, seguramente, o jogo do título, que poderá cair para qualquer um dos lados, uma vez que se trata de duas equipas de qualidade muito acima da média. Esperemos que a sorte esteja do nosso lado, mas, aconteça o que acontecer, esta equipa já é composta de verdadeiros campeões! Vamos todos apoiá-los!
ESCOLAS C: Jogo nocturno na 4ª feira, em Santa Maria de Lamas, num confronto que oporá duas equipas que partilham o mesmo número de pontos e ocupam o 4º e 5º lugares do campeonato distrital. Os lamacenses têm uma equipa de muita qualidade, como demonstraram no jogo da 1ª volta (empate 1-1) pelo que os comandados de Paulo Martins, que também têm muita qualidade, terão tarefa árdua e precisarão de estar ao seu melhor nível para aspirar à vitória, que lhes permitiria subir um lugar na tabela classificativa.
No sábado, novo confronto que se prevê equilibrado, desta vez com o Fermentelos, que visita os auri-negros no Campo do Seminário, onde vai procurar surpreender os aveirenses e, quiçá, roubar-lhes o 5º lugar. Não vai ser fácil, mas é preciso estar atento...

JUVENIS: AD São Romão convidou Beira-Mar para a festa de consagração dos seus campeões distritais

O SC Beira-Mar, a convite da Associação Desportiva de São Romão, participou, no passado domingo, na festa de consagração dos campeões distritais de juvenis da AF Guarda, título conquistado por aquela colectividade serrana, do concelho de Seia, que, deste modo, participará na próxima época no campeonato nacional da categoria, sendo um dos nossos adversários.
Do programa da festa, constava um jogo de futebol entre a equipa da casa, constituída por todos os atletas que se sagraram campeões distritais e a equipa convidada do SC Beira-Mar, constituída por atletas que formarão, na próxima época de 2010/2011, a base da equipa de juvenis auri-negra.
Tendo como cenário de fundo a Serra da Estrela, a partida, disputada no novo relvado sintético do Complexo Desportivo da AD São Romão, foi dividida em três partes de 30 minutos cada e permitiu ao Prof. Aguinaldo Melo fazer evoluir no jogo distintas formações, tendo utilizado os 20 atletas que faziam parte da comitiva.
Assim, durante o primeiro período alinharam:
Samuel (gr); Nito, Gui, João António e Bruno Lopes; André Silva (cap), Diogo M. Carvalho e Pité; Tiago Gomes, Henrique e Marc.
No segundo período do jogo, entraram:
Hugo (gr); Diogo H. Carvalho, João Rafael, André Silva e Iuri; Balacó (cap), Wilson, Pité e Renato; Danny e Tiago Azevedo.
No terceiro período jogaram todos os atletas, à excepção de Tiago Gomes, que se lesionou praticamente no início do jogo (foi substituído por Tiago Azevedo) e Iuri, por indisposição.
O jogo deu muito boas indicações ao técnico aveirense, que ficou já com uma ideia do que terá como ponto de partida para atacar o campeonato nacional de juvenis da época 2010/2011. O resultado final saldou-se por uma vitória do Beira-Mar, por 1-4, tendo o São Romão aberto o marcador logo aos 3', na marcação de uma grande penalidade. Ainda no primeiro período de jogo, aos 25', Marc, muito oportuno, viria a estabelecer o empate (1-1). No segundo período de jogo registou-se apenas um golo, aos 46', para os auri-negros, com Pité a fazer o 1-2 através de um remate forte e muito bem colocado, desferido de fora da grande área. O terceiro período consolidou a vitória da equipa do Beira-Mar, com a obtenção de mais dois golos. O 1-3 foi da autoria de João António, aos 65', uma "bomba" desferida do meio da rua e o 1-4 final teve a assinatura de Wilson, aos 73', numa excelente jogada individual com finalização na cara do guarda-redes.
Uma nota final para os nossos anfitriões, que foram inexcedíveis na forma como nos receberam, fazendo-nos sentir verdadeiramente em casa. Aproveitamos para agradecer publicamente à AD São Romão, na pessoa dos seus dirigentes, toda a hospitalidade que nos foi proporcionada e endereçamos, mais uma vez, os parabéns aos seus novos campeões distritais.