sábado, 30 de novembro de 2013

JUNIORES A: Empate com sabor a pouco

FC Paços Ferreira, 1 - SC Beira-Mar, 1
(0-0, ao intervalo)

A equipa de juniores do SC Beira-Mar saiu esta tarde de Paços de Ferreira com um ponto na bagagem, mas a par desta boa notícia trouxe também um ligeiro amargo de boca por mais uma vantagem perdida na ponta final de um jogo que lhe poderia ter conferido uma vitória, que fez por merecer.
Numa tarde fria de Outono, o técnico António Luís apresentou:
Hugo (gr); Bruno Reis, Fábio, Miguel Campos e Rúben Marques (Bruno Lopes, 73'); André Silva, Bernardo Subtil (André Rosa, 90+3') e Pedro Aparício; Lucas (Bento Cortesão, 84'), Diogo Castor e Filipe Melo.
Suplentes não utilizados: João Paulo e Gui Ramos.
O primeiro tempo desenrolou-se sem que nenhuma das equipas tivesse evidenciado superioridade sobre a outra, pelo que o equilíbrio foi a nota dominante. Contudo, ainda que a iniciativa do jogo tivesse pertencido mais aos anfitriões, foram os aveirenses que mais e melhores situações de perigo criaram durante estes primeiros 45 minutos.
Bernardo Subtil, aos 15' e Pedro Aparício, aos 23', ensaiaram remates cheios de intenção e que erraram o alvo por muito pouco. Pouco depois, aos 25', na sequência de uma transição rápida e de uma boa combinação de Diogo Castor com Pedro Aparício, o "capitão" auri-negro rematou em posição frontal, sem oposição, mas voltou a não acertar com a baliza.
O Paços de Ferreira apenas aos 30' fez o seu primeiro remate com algum perigo, porque foi executado da zona da meia-lua, mas a bola saiu à figura de Hugo. Pertenceria, no entanto e uma vez mais, ao Beira-Mar a mais flagrante oportunidade de golo até então, quando, aos 39' e após um ressalto de bola, Filipe Melo ficou na cara do guardião Marco, que ofereceu o corpo ao remate do seu adversário e evitou o pior para a sua equipa.
Já perto do intervalo, aos 42', numa fase do jogo em que já se sentia que o nulo era mais penalizador para a formação auri-negra, o Paços de Ferreira ganhou um livre perto da área aveirense e em posição frontal, tendo o remate de Fred feito a bola embater na barra da baliza de Hugo. Mas ainda antes que o árbitro mandasse recolher as equipas aos balneários, aos 44', o Beira-Mar construiu mais uma jogada que deu mesmo a sensação de golo, mas o remate forte de Castor, desferido dentro da área depois de uma solicitação da esquerda de Filipe Melo, que cruzou rasteiro, apenas tirou tinta ao poste pelo lado de fora. Terminava assim uma primeira parte em que os comandados de António Luís estiveram muito bem e mereciam mesmo a vantagem neste período de jogo.
O segundo tempo mostrou uma tendência ligeiramente diferente da etapa inicial, com o Beira-Mar a entrar por cima e a obrigar o Paços de Ferreira a jogar em contra-ataque. Pertenceu aos pacenses, contudo, a primeira situação de perigo, quando, aos 47', o endiabrado Barnes combinou com um colega e surgiu na cara de Hugo que lhe dificultou a finalização, acabando o lance por perder-se.
Em termos de ocasiões de golo, o Beira-Mar responderia aos 54', na sequência de um pontapé de canto, com Miguel Campos a fazer um pontapé de ressaca que o guardião da casa desviou para a barra, acabando a bola por sair por cima. Na jogada seguinte, Diogo Castor solicitou a entrada de Pedro Aparício na zona frontal, mas o remate do "10" aveirense não levou direcção, perdendo-se mais uma boa ocasião para sair na frente do marcador.
Com o Beira-Mar entusiasmado na procura do golo, o jogo "partiu-se" e os espaços passaram a surgir mais para as investidas pacenses. Foi assim que Hugo, aos 66', teve de se aplicar para evitar que Rodrigo facturasse, quando lhe surgiu pela frente após jogada de insistência. Passados dois minutos, o perigo voltou a rondar a baliza beiramarense, com Bruno Reis a cortar para o poste um passe atrasado para a boca da baliza de Barnes, após boa jogada individual pela esquerda.
Nesta altura do jogo, com ambas as equipas na procura dos 3 pontos, respondeu o Beira-Mar, aos 71', com mais uma soberana oportunidade para chegar ao golo. Valeu Marco, que defendeu superiormente o cabeceamento de Filipe Melo, efectuado ao segundo poste, na sequência de uma solicitação teleguiada de Pedro Aparício.
E, aos 75', finalmente o golo, que, diga-se, colocou alguma justiça no marcador. Diogo Castor, com um remate cruzado, de pé esquerdo, num lance de 1 contra 1, bateu Marco sem remissão e colocou a sua equipa em vantagem.
Porém, não duraria muito este 0-1, uma vez que o Paços chegaria ao empate 5 minutos depois, num lance em que Fred cruzou bem da direita para uma finalização de cabeça do recém-entrado Barbosa que definiu o 1-1 final.
Os 10 minutos finais foram de algum ascendente pacense, mas seria o Beira-Mar, aos 83', num lance de contra-ataque em superioridade numérica (3 contra 1), que dispôs da mais flagrante ocasião para desfazer a igualdade, que é capaz de não ter deixado ninguém muito satisfeito.
A arbitragem do açoriano Hugo Teixeira, da AF Angra do Heroísmo, que esteve bem na maior parte do tempo, poderá ter ficado manchada por uma grande penalidade cometida sobre Filipe Melo e que ficou por assinalar, e ainda por um critério desigual no capítulo disciplinar e em que os aveirenses terão algumas razões de queixa.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Agenda do fim-de-semana: Muito frio à espera de iniciados e juvenis

Com 12 jogos na agenda, a jornada do próximo fim-de-semana leva todas as nossas equipas, que disputam campeonatos nacionais, para fora de portas, pelo que a tarefa dos auri-negros não se afigura nada fácil à partida. Com o frio que já se faz sentir nesta altura da época, é de esperar que iniciados, no Fundão, e juvenis, na Covilhã, para além dos respectivos adversários, tenham de contar com um contratempo extra, que serão as baixas temperaturas que se registam, por esta altura, nessa região do país.
Eventualmente com menos frio, mas não com menor grau de dificuldade, antes pelo contrário, será a deslocação dos juniores a Paços de Ferreira, formação que, apesar de derrotada no Mário Duarte na partida da primeira volta, se encontra actualmente no 4º lugar da Zona Norte, posição que, garantindo-lhe a disputa na 2ª fase da série de apuramento de campeão, vai querer defender com unhas e dentes no próximo sábado.
Nos campeonatos distritais de futebol de 11, o destaque vai para a recepção dos auri-negros ao GD Gafanha, partida que pode ser muito importante para as contas do apuramento para a série dos primeiros. Apesar de ainda faltar muito campeonato nesta 1ª fase, os 5 pontos de vantagem que os aveirenses detêm sobre o seu adversário, podem fazer desta partida uma cartada decisiva, tendo em vista o objectivo referido.
Também com a mesma meta na mente, embora em posição mais incómoda, deslocam-se os juvenis a Albergaria, um jogo onde os anfitriões são favoritos, mas em que terão de contar com uma forte oposição da nossa equipa, que até venceu a partida da primeira volta.
No futebol de 7, depois de duas jornadas electrizantes e de duas vitórias tangenciais arrancadas sobre Taboeira e Gafanha, os nossos infantis A (grupo 1), comandantes destacados da série C, aparentam ter um dia mais tranquilo, já que recebem o Loureiro, último classificado da prova, com apenas 3 pontos. Favoritismo total para os auri-negros, ainda que seja bom lembrar o velho ditado "cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém...".
Os benjamins B, que também são líderes isolados da série G e contam por vitórias todos os jogos disputados, iniciam a segunda volta com uma deslocação a Águeda, adversário que batemos com algum conforto na primeira volta, mas que deverá colocar agora mais problemas. Esperemos que a série imaculada de vitórias não seja ainda interrompida. Na outra partida do escalão (série F), os auri-negros recebem o Gafanha, líder invicto da prova e natural favorito.
Também contra o Gafanha, líder igualmente invicto da série G, jogam os benjamins A, mas aqui a réplica auri-negra deverá ser mais forte.
Está de regresso o torneio de Inverno da AF Aveiro, após uma semana de interregno, com os pequenos auri-negros a deslocarem-se ao terreno do Mourisquense, uma partida que se antevê equilibrada já que ambos os contendores se apresentam com uma vitória e uma derrota.
Segue o quadro completo dos jogos da jornada:

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Momento de pesar na Academia

A Academia de Futebol do SC Beira-Mar foi hoje abalada com a infausta notícia do falecimento repentino do Sr. Miguel Afonso, pai dos nossos atletas de futebol de 7, Martim Afonso (infantil B) e Rodrigo Afonso (traquina A).
À família enlutada, e em especial aos nossos dois pequenos campeões, queremos expressar os nossos mais sentidos votos de pesar e a eles nos associarmos na partilha da dor e sofrimento provocados por este rude golpe da vida.
O funeral terá lugar amanhã, quarta-feira, dia 27 de Novembro, na igreja de Celas, em Coimbra.
Que descanse em paz!

Balanço da jornada: Infantis A (Grupo 1) destacam-se na liderança

Numa jornada com um saldo extremamente positivo de 7 vitórias, 2 empates e apenas 2 derrotas, uma referência destacada para os nossos infantis A que, vencendo tangencialmente (2-3) na sua deslocação à Gafanha, alargaram para 5 pontos a vantagem sobre o segundo classificado da série C, no Grupo 1.
Igualmente brilhantes as carreiras dos infantis B (série F) e benjamins B (série G), que venceram as suas partidas no fim-de-semana (goleadas de 15-1 e 8-0 sobre Macinhatense e Oliveirinha, respectivamente) e deram por concluída a primeira volta da primeira fase contando por vitórias todos os jogos disputados. Notável!
Os traquinas A também concluíram a primeira volta da sua prova, recebendo e vencendo folgadamente a Oliveirinha por 8-1, elevando para 3 a série de jogos consecutivos a ganhar. Excelente resposta dos nossos sub-9, que já são a equipa mais realizadora da sua série, depois de um começo arreliador em que foram batidos, por números equilibrados, nas 3 primeiras partidas do campeonato.
Nas restantes partidas da variante de 7, vitória dos infantis A (grupo 2) sobre o Requeixo, por 3-1, e derrota dos infantis B (série G) na deslocação à Mourisca do Vouga, por 6-3.
Na variante de 11, a jornada assinalava o regresso do campeonato nacional de juniores da 1ª divisão, com um jogo em que o Beira-Mar recebeu o Rio Ave, empatando a 2 golos e deixando a sensação de ter deixado fugir mais 2 pontos, pois encontrou-se por 2 vezes em vantagem nos últimos 8 minutos da partida.
Os juvenis também não foram além de um empate na recepção ao líder da série C do campeonato nacional, o União de Leiria, que impôs um nulo aos auri-negros, deixando-os à mesma distância de 7 pontos e permitindo a "fuga" da Académica, que abriu um fosso de 5 pontos para os auri-negros.
A Académica foi, aliás, a "besta negra" dos nossos iniciados no campeonato nacional, impondo nova derrota aos comandados de Pedro Teles, desta feita em Frossos, por 1-3. Foi o primeiro desaire dos auri-negros na segunda volta, mas este resultado pode-os ter afastado, definitivamente, dos lugares da frente.
Dupla vitória nos campeonatos distritais de iniciados e juvenis, com ambas as equipas a regressarem às vitórias, os primeiros em Oiã (1-3) e os segundos no terreno do Carregosense (1-2).
Segue o quadro completo dos resultados da jornada:

 

INFANTIS A "B": Vitória justa dos auri-negros

SC Beira-Mar "B", 3 - AD Requeixo, 1
(1-0, ao intervalo)

Depois da vitória no terreno do Vista Alegre, os nossos atletas recebiam agora o Requeixo, equipa que vinha igualmente de uma vitória na jornada passada (3-5 vs Bom-Sucesso).
O mister Zé Guilherme fez alinhar: Humberto (gr), Bernardo, Filipe, Pipe, Tomás, Kiko e Gonças. Jogaram ainda: Gonçalo Nascimento, Daniel e Hugo Leite.
Primeiros 15 minutos com entrada forte do Beira-Mar, muita dinâmica e um forte sentido colectivo. Nessa toada, foi sem surpresa que surgiu mesmo o golo da vantagem, pontapé da marca de grande penalidade, que o Gonças se encarregou de converter. A partir do golo o ritmo caiu naturalmente, ainda assim poderíamos ter saído para o intervalo com números bem mais confortáveis.
No segundo tempo jogaram: Humberto (gr), Filipe, Bernardo, Daniel, Gonçalo Nascimento, Hugo e Gonças. Jogaram ainda: Tomás, Pipe e Kiko.
Na segunda-parte novamente o Beira-Mar no controlo das operações e foi com naturalidade que ampliou a vantagem. Pontapé de canto para os auri-negros, que o Bernardo aproveitou após assistência do Gonçalo Nascimento para fazer o 2-0.
Podia pensar-se que o jogo tinha “acabado” mas os visitantes, aproveitaram um erro da nossa equipa, para reduzir e voltar ao jogo. Boa resposta também dos nossos atletas que rapidamente partiram em busca do golo da tranquilidade. O prémio acabou por surgir por intermédio do Pipe na sequência de novo pontapé de canto.
Vitória justa que toda a equipa dedica ao Tiago Pinheiro e também ao Diogo Anjos.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

BENJAMINS B "B": Primeira volta irrepreensível

SC Beira-Mar "B", 8 - ARC Oliveirinha, 0
(6-0, ao intervalo)

Sob orientação dos treinadores David Fernandes, Luís Malta, André Gonçalo, o Beira-Mar jogou com:
Peu (1) - GR, Ricardo Camões (6), Duarte (7), Rodrigo Cardoso (10), Tiago (18), Tomás (69) e Vasco (77) - Cap.. Jogaram ainda André (11), Afonso (8),  Dinis (22), Zé (26) e Pedro (42);
Marcadores do Beira-Mar: Tomás (2), Rodrigo Cardoso (2), Zé (1), Afonso (1), Ricardo Camões (1)  e autogolo.
As vitórias são importantes, mas quero realçar que é sempre um prazer ver os nossos pequenos auri-negros jogarem.
O facto de os nossos pequenos jogadores assumirem uma conjugação entre a união, o espírito de grupo, a amizade e a alegria, enche de orgulho não só o público, mas também a quem o dirige e orienta. Embora ainda exista muita coisa a rectificar, a evolução e confirmação dos nossos pequenos atletas e do seu trabalho são notórios, são momentos como o que assistimos que nos fazem acreditar que, embora existam momentos menos bons, o grupo mostra estar preparado, não só em termos de táctica e espírito de grupo, mas também em termos de FAIR PLAY.
“ A vida é feita de bons e maus momentos. Apenas é necessário objectividade para os partilhar!”
Pareceu fácil o que foi feito hoje? NÃO, os nossos atletas é que tornaram o jogo de hoje fácil com a sua energia, respeito, táctica e conhecimento, tanto teóricos como práticos, mencionados em cada treino.
É uma equipa que dá gosto ver jogar pelo que já mencionei, foi com satisfação que relatei esta pequena crónica.

A todos que contribuíram para esta primeira volta só com vitórias os meus parabéns, metade do percurso está feito venha a outra metade com o mesmo espírito.
Força Beira…. Sempre Beira…. Todos juntos somos Beira-Mar.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Agenda do fim-de-semana: Regressam os juniores e juvenis recebem líder

A jornada do próximo fim-de-semana, que comporta 11 jogos, assinala o regresso do campeonato nacional de juniores, interrompido durante duas semanas, com a equipa do Beira-Mar a receber o Rio Ave numa partida em que a vitória é o resultado que mais se deseja e interessa. 
Outro grande jogo que terá por palco o Mário Duarte será aquele que vai opor os nossos sub-17 à União de Leiria, actual líder da série C do respectivo campeonato nacional. Com apenas 3 pontos de atraso para o 2º lugar, que dará acesso à fase de apuramento do campeão, aos auri-negros não interessará perder pontos neste jogo, reconhecidamente difícil, muito menos ter uma derrota como desfecho.
Para completar o leque das partidas dos campeonatos nacionais, os iniciados, que ainda não perderam na segunda volta, recebem a Académica talvez na melhor fase da época, o que, não sendo garantia de nada, permite encarar com maior confiança este confronto com o vice-líder da série D, que infligiu à formação auri-negra uma pesada derrota na primeira volta.
Ainda na variante de 11 e no que às provas distritais diz respeito, iniciados e juvenis estão de saída até Oiã e à Carregosa, facto que não sendo só por si alarmante, encerra algumas preocupações. O Oiã era, até à última jornada, a única equipa que tinha batido os comandados de Pedro Teles, que estiveram 7 jogos consecutivos sem perder. Uma boa ocasião para "vingar" o desaire da primeira volta e regressar aos triunfos. Quanto aos juvenis, vão encontrar um Carregosense saído de duas vitórias consecutivas e com vontade de devolver a derrota sofrida na primeira volta diante dos aveirenses, a quem ultrapassaram na classificação na passada jornada.
No futebol de 7 o jogo grande da jornada é, sem dúvida, o Gafanha-Beira-Mar, no escalão de infantis A (grupo 1). Os auri-negros, comandantes isolados da série C, defendem a liderança diante de um adversário que vem imediatamente atrás, com 3 pontos a menos.
Os infantis B (série F) e os benjamins B (série G), também líderes isolados das suas provas, defendem igualmente esse estatuto, no entanto parece-nos que o seu grau de dificuldade não será tão elevado. Os pupilos de Daniel Santos recebem mesmo o último classificado da série, o Macinhatense, que conta por derrotas todas as partidas disputadas. Os benjamins B, que também jogam em São Bernardo, defrontam a Oliveirinha, adversário que segue a meio da tabela e que não deverá ter argumentos capazes para contrariar o favoritismo auri-negro. Também em jogo diante do mesmo adversário e no qual são igualmente favoritos, jogarão os traquinas A, que procuram a sua terceira vitória consecutiva.
Segue o quadro completo com todos os jogos da agenda do fim-de-semana:

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Balanço da jornada: Iniciados A confirmam boa segunda volta

Com um saldo positivo de 7 vitórias, 1 empate e 5 derrotas, a jornada do passado fim-de-semana registou mais uma importante vitória no campeonato nacional da equipa de iniciados, que não perde há 4 jornadas consecutivas e que nas 3 jornadas da segunda volta já somou 7 pontos, contra os 3 que tinha averbado nas correspondentes partidas da primeira. A equipa de Pedro Teles, desta feita, foi a Castelo Branco bater o Desportivo local por 1-3, resultado que lhe permitiu solidificar o 4º lugar da série D e poder olhar, com maior ambição, para os lugares mais à frente.
No outro campeonato nacional em actividade (os juniores voltaram a folgar), os juvenis não foram além de um empate (1-1) no difícil terreno do Anadia, resultado que, ainda assim, permitiu uma ligeira aproximação à Académica, 2º classificado da série C, que tem o União de Leiria cada vez mais líder.
Nos campeonatos distritais de futebol de 11, as nossas equipas não foram felizes, tendo averbado derrotas caseiras, 0-4 frente à Oliveirense (juvenis) e, de forma algo surpreendente, 0-1 diante do Estarreja (iniciados).
No futebol de 7, a liderança e a invencibilidade das nossas equipas de infantis A (grupo 1), infantis B (série F) e benjamins B (série G) foram mantidas com muito brio e esforço, tendo todas elas ultrapassado os difíceis obstáculos que tinham pela frente. Os sub-13 e os sub-12 venceram mesmo de forma tangencial as suas partidas, resultados reveladores das dificuldades que Taboeira (2-1) e Estarreja (3-4) colocaram às formações auri-negras. De uma forma mais convincente foi a vitória dos benjamins B em Vagos, onde venceram por um 1-4 que representou a primeira derrota dos donos do terreno na prova.
Também os benjamins A e traquinas A deram sequência às vitórias da jornada anterior, tornando a ganhar os jogos de sábado passado. Os primeiros receberam e bateram o Estarreja por 4-1, tendo ainda sido mais esclarecedor o triunfo dos traquinas A, que foram ao Bom-Sucesso golear por 1-7.
Emocionante foi a partida que opôs os traquinas B do Beira-Mar à Oliveirense, tendo o jogo, disputado no campo de Jogos de São Bernardo, terminado com uma vitória forasteira (3-4), obtida imerecidamente para lá do tempo regulamentar.
Segue o quadro completo dos resultados da jornada:

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

INFANTIS A "B": Vitória em 2ª parte determinada

SC Vista Alegre, 1 - SC Beira-Mar "B", 3
(1-0, ao intervalo)

Na 5ª jornada, a equipa de Infantis A do Beira-Mar teve uma curta deslocação até ao campo do Vista Alegre. Terceiro classificado e até então melhor defesa da prova, os nossos atletas estavam cientes das dificuldades que iriam encontrar.
O mister Zé Guilherme fez alinhar no primeiro tempo: João (Gr), Filipe, Pipe, Tiago Pinheiro, Gonçalo Nascimento (Cap), Kiko e Gonças. Jogaram ainda: Tomás, Samuel e Hugo Leite.
Início de jogo previsível, com o Beira-Mar a controlar o jogo, a saber ter a bola, mas com muita falta de esclarecimento no último passe.
Com o passar do tempo, começou a surgir alguma ansiedade nos nossos atletas que o Vista Alegre aproveitou para em contra-ataque se adiantar no marcador. O golo mexeu com a equipa e o intervalo chegou na melhor altura.
No segundo tempo alinharam: João (Gr), Filipe, Pipe, Samuel, Gonçalo Nascimento (Cap), Hugo Leite e Gonças. Jogaram ainda: Kiko, Tomás e Tiago Pinheiro.
O primeiro lance da segunda-parte espelha aquilo que se passou ao longo dos 30 min, canto da direita do ataque auri-negro, com o Hugo Leite a colocar a bola na cabeça do Samuel que atira para enorme intervenção do guarda-redes local. De cabeça fresca e determinados, os ataques bem construídos sucediam-se. Apenas a falta de eficácia e a exibição do guarda-redes local iam adiando o empate. O golo acabou por surgir num lance de insistência, onde o Gonçalo Nascimento teve o discernimento para colocar a bola dentro das redes adversárias. Empate mais que merecido mas que sabia a pouco para os nossos atletas que rapidamente trataram de procurar a reviravolta.
A reviravolta surgiu mesmo mas o lance foi anulado pela equipa de arbitragem por suposto fora-de-jogo. A equipa não sentiu o toque e numa jogada absolutamente fabulosa, o Kiko após assistência do Tiago Pinheiro, de primeira e com a bola ainda no ar atira sem hipóteses para o guarda-redes do Vista Alegre. Estava feito o mais difícil, a vantagem obrigava o Vista Alegre a atacar, sair da sua zona de conforto e foi com naturalidade que em contra-ataque o Beira-Mar terminou com a partida através de boa arrancada do Tiago Pinheiro.
Vitória justa para uma segunda-parte de grande determinação onde os nossos atletas mostraram que juntos, somos sempre mais fortes!

INICIADOS B: Auri-negros adormecidos no primeiro tempo

SC Beira-Mar, 0 - CD Estarreja, 1
(0-1, ao intervalo)

Numa manhã com sol mas muito fria, encontraram-se no último domingo, em São Bernardo, as equipas do Beira-Mar e do Estarreja, em partida que respeitava à 10ª jornada do Campeonato da AF Aveiro, Zona Sul, Juniores C S15.
A equipa do Beira-Mar, treinada por Bruno Silva e Paulo Martins, apresentou-se da seguinte maneira:
Álvaro (Gr); Alain (Cap)(Melo,67´); André Pires; Robim; Vieira (Miguel, int); Jorge (Rodrigo Brandão, 48´); Rafael (Palavra, int); Danilo Faustino; Raimundo; Danilo Costa e Tiago Brandão
Suplentes não utilizados: Francisco (Gr); Eduardo e Xavier
A equipa do Beira-Mar entrou em jogo um pouco adormecida, com o Estarreja a saber o que vinha fazer. Tentando jogar no seu meio campo, tapando as linhas de passe do Beira-Mar e procurando aproveitar os erros do adversário com contra-ataques perigosos. Num desses contra-ataques, logo aos 3 minutos, criou uma grande oportunidade com um remate à entrada da área, permitindo ao guarda-redes do Beira-Mar fazer uma grande defesa.
Apesar de ter maior posse de bola, o Beira-Mar nunca conseguiu criar muito perigo junto da área do Estarreja. Aos 13 minutos, o Estarreja chega à vantagem através duma grande penalidade duvidosa. Este golo desorientou os atletas do Beira-Mar durante alguns minutos, o que levou o Estarreja a ter mais duas grandes oportunidades de golo, aos 17´e 18, ainda antes do intervalo. A primeira grande oportunidade de golo do Beira-Mar só apareceu aos 27 minutos, através de livre do lado direito, com um bom cruzamento do Robim para a área onde apareceu o André Pires a cabecear por cima da barra.
O treinador Bruno Silva fez duas alterações ao intervalo, com as entradas de Miguel e Palavra, que vieram dar mais agressividade ao conjunto do Beira-Mar. A equipa do Beira-Mar apareceu melhor no jogo. O jogo passou a ser feito só no meio-campo do Estarreja. A bola começou a circular com mais velocidade e, através dessa boa circulação de bola, o Beira-Mar criou perigo logo aos 40 minutos, com um bom remate à entrada da área do Danilo Costa e também com uma excelente defesa do guarda-redes do Estarreja. O jogo do Beira-Mar começou a ser feito pelos flancos, com boas entradas e bons cruzamentos. O Beira-Mar começou a criar muitos problemas ao Estarreja através de cantos (4 seguidos), que foram sempre bem apontados por Miguel, ao primeiro poste. A última oportunidade do Beira-Mar aconteceu já nos descontos (72´) com um livre bem apontado pelo Robim que levou a bola à trave.
Por tudo o que aconteceu, os atletas do Beira-Mar mereciam pelo menos ter chegado ao empate, e só não o conseguiram por culpa própria. No futebol não se pode dar meia parte ao adversário. 

INICIADOS A: : Vitória com frio, muito empenho e humor no regresso…!

D Castelo Branco, 1 - SC Beira-Mar, 3
(1-0, ao intervalo)

Num jogo que implicou nova viagem longa à muito fria cidade de Castelo Branco, onde se avistavam alguns picos da Serra da Estrela branquinhos de neve, os nossos atletas com muito suor demonstraram que a 2ª volta está a decorrer de modo muito diferente…e… que vale sempre a pena acreditar no nosso valor!
Todos juntos e a remar para o mesmo lado…podemos chegar muito mais longe!
A equipa entrou algo apática no jogo e, aos 6’, numa jogada aparentemente inofensiva do adversário, sofremos golo, num lance já (re)visto noutros campos, e onde podíamos ter feito muito melhor para evitar tão cedo…ter que correr atrás do prejuízo.
A equipa “sentiu” o tento sofrido e nos minutos seguintes, esteve algo insegura, nomeadamente na decisão dos passes e nas trocas de bola, contudo fomos melhorando e a partir dos 15’ começou a surgir a qualidade de jogo colectivo, apresentado nas últimas partidas.
A condução de bola da nossa equipa tornou-se mais objectiva e concentrada, levando o perigo cada vez para mais perto da baliza adversária, tendo aos 23’, Luís Carlos, desperdiçado uma boa oportunidade, quando já dentro da área em boa posição podia ter arriscado a finalização.
Até ao intervalo, foi evidente a melhoria dos auri-negros, que foram para o descanso com um resultado demasiado penalizador.
Regresso conselheiro dos balneários e no primeiro minuto da 2ª parte, em lance de ataque, um corte com o braço dentro da área albicastrense originou um penalty prontamente assinalado e Rui Pedro, com superior execução (guarda-redes para um lado e bola para o outro), empata a partida!
Este golo foi um enorme tónico de força e motivação para os atletas, que tomaram por completo as rédeas da partida, exercendo um claro domínio, pelo que foi de modo natural que, aos 57’, Luís Carlos faz a reviravolta no marcador, concretizando muito bem uma bola que vinha de ressaltado de um adversário.
A equipa da casa, tentando chegar ao empate, apostou numa defesa de apenas 3 atletas, no entanto, conseguimos estar concentrados e ter sempre o controlo do jogo, dando o golpe de misericórdia aos 64’ num lance de puro contra-ataque, muito bem conduzido por Luís Carlos, que assiste na perfeição Ramalho, que fez o 1-3 final.
Resultado inteiramente justo, num jogo sem problemas de arbitragem.
Um agradecimento muito especial a todos os pais que puderam acompanhar e apoiar a equipa, numa vitória dedicada e merecida a toda a família da Academia e em especial a este grupo, que teve um “brinde” no regresso com direito a foto na área de serviço da Mealhada com o humorista Eduardo Madeira!
Os técnicos Pedro e João Teles apresentaram:
Marcelo (gr); Bernardo, Dani, Arsénio, Rui Pedro; Peralta; J. Claro (cap.), Rui Pedro, Ramalho (Daniel Neves, 65’), Afonso (C. Jorge, int); Luís Carlos (Marcelo D., 68’) e Vlad.
Suplentes não utilizados: Ricardo, Paiva, Rui Silva e Stefan.

domingo, 17 de novembro de 2013

INFANTIS A "A": Dérbi decidido no último minuto

SC Beira-Mar "A", 2 - AD Taboeira, 1
(0-1, ao intervalo)

O Beira-Mar esteve muito bem neste primeiro jogo entre candidatos a vencer esta fase. Além de ser um dérbi, defrontaram-se duas boas equipas com as mesmas pretensões e que mostraram nos 60 minutos a emoção do futebol.
O treinador Daniel Santos optou pelos seguintes jogadores na primeira parte: Pedro (GR), Diogo Moura, Tiago Almeida, Rui Tiago (cap), Diogo Rodrigues, Simão e Rui Pedro. O Rafa e o Bruno Santos também jogaram nos primeiros 30 minutos.
O Beira-Mar entrou melhor no jogo, com boas trocas de bola foi encostando o adversário junto da sua área. O Taboeira, bem organizado, mostrou desde cedo que seria uma equipa a jogar no erro do adversário, fechou as suas linhas e tentava explorar o contra-ataque.
O Beira-Mar foi criando algumas boas oportunidades de golo, não conseguindo, no entanto, a boa finalização. E, como se diz na gíria futebolística “quem não marca sofre”, foi o que aconteceu na primeira e única oportunidade de golo criada pelo Taboeira na primeira parte, tendo sido concretizada, chegávamos ao intervalo a perder 0-1.
Apesar de se verem em desvantagem, os auri-negros nunca baixaram os braços e foram à procura do golo do empate que pareceria não querer aparecer.
Para a 2ª metade, o Mister Daniel Santos optou por iniciar com Humberto na baliza, Rafa, Tiago Almeida, Rui Tiago (cap),Tiago Neves, Berna, Diogo Rodrigues. Entraram também o Rui Pedro e o Simão.
O Beira-Mar voltou a aparecer com um bom futebol e com a mesma vontade de vencer. O jogo não mudou muito, com muita luta dos dois lados, notava-se um grande entusiasmo na disputa da bola mas foi sempre evidente que o Beira-Mar dominava o jogo e que procurava a vitória.
Assim, foi com naturalidade que em mais uma das jogadas de ataque apareceu o ambicionado golo do empate.
A equipa da casa continuou na busca do golo que lhe permitisse chegar à desejada vitória e lutou por isso contra um adversário que, apesar de estar bem defensivamente, nunca criou grande perigo junto da nossa baliza.
E foi em cima do último minuto, na conversão de uma grande penalidade, bem assinalada, que fizemos o golo da merecida vitória.
Parabéns às duas equipas que estiveram à altura de mais um dérbi da nossa cidade.
Os marcadores foram:
Rui Tiago (1) e Rui Pedro (1).

BENJAMINS B "B": Para o frio o aquecedor é marca Beira...

FC Vaguense, 1 - SC Beira-Mar "B", 4
(1-1, ao intervalo)

Sob a orientação do treinador Luís Malta o Beira-Mar jogou com:
Peu (1) - GR, Duarte (7), Rodrigo Cardoso (10), Zé (26), Pedro (42), Tomás (69) e Vasco (77) - Cap.. Jogaram ainda  Ricardo Camões (6) e Dinis (22);
Marcadores do Beira-Mar: Tomás (3) e Vasco (1).
Num final de manhã soalheira mas muito fria, assistimos a um bom jogo da parte dos jovens auri-negros, com jogadas bem construídas, constante entreajuda e espírito de grupo, fruto de um trabalho semanal onde há persistência e rectificação do que está menos adequado, enfim… afinar a “máquina”. Quando assim acontece, o sucesso desportivo é um facto. Gostámos muito de ver esta vitória justíssima, onde o orgulho é um dos lemas de pertencer á família Beiramarense. Quero ainda realçar que quando todos estão a remar para o mesmo lado é mais fácil ganhar e os erros individuais passam despercebidos por haver uma equipa solidária. Só assim se conseguem ultrapassar obstáculos e subir mais alguns degraus.
Hoje fez-se jus ao lema: Quem nós somos? Beira-mar, Beira-mar, Beira-mar  e  que vamos fazer pelo Beira?
Ganhar…Ganhar…Ganhar…
Parabéns a todos que contribuíram para esta importante vitória.

TRAQUINAS B: Se contra sete já era difícil...

SC Beira-Mar, 3 - UD Oliveirense, 4
(1-1, ao intervalo)

Contra oito e ao minuto 28 tornou-se impossível.
No dia 17 de novembro realizou-se, no Campo de Jogos de São Bernardo, o 2º jogo do Torneio de Inverno da AF Aveiro. Esperava-se um jogo equilibrado, entre duas equipas que estavam com os mesmos pontos e que queriam chegar à liderança da prova, mas infelizmente tornou-se protagonista quem menos se esperava, o tempo de descontos que o treinador da equipa adversária fez questão de dar na segunda parte. (importante referir, que neste torneio os árbitros são escolhidos pelas equipas visitantes, não são árbitros da AFA)
Neste segundo encontro, alinharam de início, sob a orientação dos nossos treinadores Carla Santos e Bruno Rocha, os seguintes atletas:
Tiago (1) - GR, Gustavo Rocha (19), João Bertino (20) Artur Pereira (10), Guilherme Rodrigues (7) - cap, Manuel Santos (9) e Frederico Cardoso (4).
Jogaram ainda: João Rocha (13) - GR, Mário Silva (11), Francisco Catalão (18), Daniel da Silva (23), Gustavo Nunes (45).
Num jogo em que a primeira parte foi de sentido único, a equipa do Beira-Mar, adiantou-se no marcador num penalti convertido por Artur. Sempre por cima do jogo, a equipa destes pequenos campeões tudo fez para alargar o resultado, mas numa jogada de contra-ataque o árbitro marcou penalti a favor do Oliveirense, chegando este ao empate no jogo. Durante a primeira parte destaque ainda para as bolas aos ferros por parte do Beira-Mar e por um penalti falhado pela equipa auri-negra.
Numa segunda parte de igual superioridade do Beira-mar, a nossa equipa chegou a estar a ganhar por 3-1,deixando-se empatar ao minuto 25 da segunda parte, mas o pior estaria para acontecer. Os minutos de descontos tornaram-se fatais para a equipa da casa. Numa competição onde não há desconto de tempo e quem estava a controlar o tempo era a equipa adversária, assistiu-se a um jogo de quase 30 minutos. Chegando o Oliveirense à vitória ao minuto 28.
No final era visível a revolta contra a “arbitragem” da maioria das pessoas que se deslocaram ao Campo de Jogos de São Bernardo para assistir ao jogo. Os pequenos traquinas denotavam igualmente um sentimento de revolta e tristeza.
Sendo este um torneio organizado pela AF Aveiro, estando os traquinas a competir e a formarem-se como jogadores, talvez estivesse na altura da Associação olhar para este torneio com outros olhos e pensar em colocar árbitros em formação nestes torneios.
Marcadores: Artur Pereira (1), Guilherme Rodrigues (1), Manuel Santos (1)
Parabéns aos Traquinas B pela sua união, exemplo e garra.
“Quem nós somos? Beira-Mar, Beira-Mar, Beira-Mar”

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Agenda do fim-de-semana: Infantis A e benjamins B jogam lideranças

Mais um fim-de-semana com uma agenda carregada, composta por 13 jogos e com o campeonato nacional de juniores a parar pela segunda semana consecutiva.
Nos campeonatos nacionais em actividade, as nossas equipas têm ambas saídas difíceis, deslocando-se a Anadia (juvenis) e a Castelo Branco (iniciados), adversários que espreitam bater os auri-negros para os ultrapassar, ou igualar, na classificação das respectivas provas. Nos restantes jogos da variante de 11, tem início a segunda volta dos campeonatos distritais de juvenis e de iniciados, com as nossas equipas a beneficiarem do factor-casa. No caso dos iniciados, que ocupam o terceiro lugar da Zona Sul e não perdem há 7 jogos consecutivos, espera-se uma vitória no confronto com o Estarreja, adversário que já foi batido no seu terreno na partida da primeira volta. Já os juvenis têm uma tarefa mais complicada, se considerarmos que a Oliveirense é um adversário muito forte e que luta pelos lugares cimeiros.
No futebol de 7, destaque para os jogos de infantis A (grupo 1) e benjamins B (série G), partidas onde as nossas equipas não podem perder sob pena de serem apeadas da liderança que ocupam nos seus escalões. Os sub-13, que contam por vitórias todos os jogos disputados, protagonizam mesmo aquele que se poderá considerar o jogo da jornada, recebendo o Taboeira em São Bernardo, num dérbi onde o nosso rival, que já perdeu um jogo com o Avanca, procurará surpreender os auri-negros. Também os benjamins B terão uma prova de fogo, deslocando-se ao terreno do Vaguense, numa partida que colocará frente a frente duas equipas 100 por cento vitoriosas e que quererão, por igual, isolar-se no topo da classificação.
Sem ter a liderança em risco mas querendo, igualmente, prolongar a série 100 por cento vitoriosa conseguida até aqui, os infantis B (série F) deslocam-se a Estarreja para um jogo onde se apresentam como favoritos mas em que não podem, nem devem facilitar.
Nos restantes escalões, as nossas equipas de benjamins A, traquinas A e traquinas B, saídas de vitórias na última jornada, vão procurar repetir o êxito nos seus jogos com, respectivamente, Estarreja (casa), Bom-Sucesso (fora) e Oliveirense (casa).
Segue o quadro completo com todos encontros previstos:

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Balanço da jornada: Traquinas A estreiam-se a ganhar

Ao fim de 4 jornadas, os traquinas A acabaram com o enguiço e alcançaram a primeira vitória no campeonato distrital, derrotando com uma goleada (8-0) o GD Gafanha. Este foi de resto um bom fim-de-semana para as nossas cores, tendo terminado com um saldo bem positivo de 8 vitórias, 2 empates e 3 derrotas.
No futebol de 7, destaque ainda para a dupla vitória dos benjamins B, com vitórias tangenciais em Estarreja (1-2 na série F) e na recepção ao Gafanha (3-2 na série G). Este último resultado garantiu à formação auri-negra continuar com um registo 100 por cento vitorioso, no que é acompanhada pelas equipas de infantis A (grupo 1) e infantis B (série F), que averbaram vitórias robustas nos seus confrontos com o Alba (2-7 em Albergaria) e Taboeira (7-0 em São Bernardo). Também os benjamins A foram a Oliveira de Azeméis vencer por 0-2, consolidando o terceiro lugar que ocupam na série G. Finalmente uma nota para os traquinas B, que iniciaram da melhor maneira a sua participação no torneio de Inverno da AF Aveiro, indo a Estarreja bater a formação local por esclarecedores 3-7.
No futebol de 11, destaque para a vitória (1-0) sobre o Gafanha dos iniciados no campeonato nacional, resultado que permitiu aos comandados de Pedro Teles subirem ao 4º lugar da série D. Ainda no mesmo escalão mas na prova distrital, os jovens auri-negros prolongaram para 7 jogos a sua série consecutiva sem perder, tendo averbado um empate (1-1) no terreno da Sanjoanense, vice-líder da Zona Sul. Os juvenis, no campeonato nacional, perderam uma boa oportunidade para se aproximarem mais dos lugares da frente ao ceder um empate caseiro (1-1) frente à formação do Repesenses. Ainda menos conseguido foi o resultado no campeonato distrital, com o Beira-Mar a não segurar a vantagem que chegou a ter no marcador e a perder o dérbi com o Taboeira, que foi a Frossos bater os auri-negros por 1-3
Segue o quadro completo dos resultados da jornada:

INFANTIS A "B": Adversário mais esclarecido

SC Beira-Mar "B", 0 - AD Taboeira, 2
(0-0, ao intervalo)

Em mais um jogo do Grupo 2 do campeonato distrital de infantis A, o Beira-Mar recebia o Taboeira num jogo que se antevia equilibrado.
O mister Zé Guilherme fez alinhar na primeira metade: Pedro (Gr), Filipe, Pipe, Tiago Neves, Gonçalo, Bernardo e Gonças (Cap).
Alinharam ainda na primeira parte: Bruno, Daniel, Tomás e Hugo.
Começou mais esclarecido o Taboeira tentando aproveitar a contra-ofensiva para surpreender os auri-negros, no entanto sem nunca ter sido eficaz.
Respondeu o Beira-Mar nos últimos 15 minutos com a criação de bastantes oportunidades com o Bruno e o Daniel em destaque.
A finalização nunca foi a pretendida e com isto fomos com um 0-0 para os balneários.
No segundo tempo alinharam: Pedro (Gr), Filipe, Pipe, Hugo, Tomás, Daniel e Bruno. Jogaram ainda: Gonçalo, Tiago Neves, Bernardo e Gonças (Cap).
A segunda metade foi como um espelho dos últimos 15 minutos, com os nossos atletas a criarem algumas ocasiões de golo mas sem nunca terem o esclarecimento suficiente para introduzir a bola na baliza. Mais esclarecido foi o Taboeira que com a colocação do seu avançado para lá da linha da nossa defensiva, aproveitou para fazer os dois golos (quase tirados a papel químico) com que se fechou a partida.
A exibição esteve longe de ser negativa mas premeia a equipa mais esclarecida na hora da finalização, para a semana tem de haver mais alegria em campo!

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

TRAQUINAS B: Vitória com goleada na estreia

CD Estarreja, 3 - SC Beira-Mar, 7
(1-4, ao intervalo)

No dia 10 de Novembro teve início o torneio de Inverno, organizado pela AF Aveiro, destinado ao escalão de Traquinas B (atletas nascidos em 2006)
A equipa do Beira-Mar deslocou-se a Estarreja, para se estrear logo com 3 pontos nesta competição.
Neste encontro, alinharam de início, sob a orientação dos nossos treinadores Carla Santos e Bruno Rocha, os seguintes atletas:
Tiago (1) - GR, Gustavo Rocha (19), Mário Silva (11), Artur Pereira (10)- cap, Guilherme Rodrigues (7), Manuel Santos (9) e Frederico Cardoso (4).
Jogaram ainda: João Rocha (13) - GR, David Silva (12), João Bertino (20), Daniel da Silva (23), Gustavo Nunes (45).
O jogo começou logo com um golo da equipa adversária, que cedo se adiantou no marcador. No entanto, o Beira-Mar foi respondendo com um “massacre” à baliza adversária, onde o guarda-redes do CD Estarreja tudo fez para atrasar aquilo que estava à vista de todos, a supremacia do Beira-Mar. Num lance onde menos se esperava, a bola entrou na baliza e a justiça começava a ser feita. A nossa equipa lá acertou a pontaria e no final da primeira parte registava-se o resultado de 1-4 favorável ao Beira-Mar.
Na segunda parte, e sempre apoiados pela claque entusiasta de familiares e amigos, a nossa equipa entrou novamente com vontade de ganhar, desenhando jogados colectivas de belo efeito, apesar da resposta do adversário, construiu um resultado robusto e condizente com o que se passou dentro das quatro linhas.
Destaques para os marcadores: Manuel (2), Gustavo Nunes (1), Gui (3) auto golo (1)
Parabéns aos Traquinas B pela sua união, exemplo e garra.
“Quem nós somos? Beira-Mar, Beira-Mar, Beira-Mar”

domingo, 10 de novembro de 2013

JUVENIS A: Infelicidade

SC Beira-Mar, 1 - CF Repesenses, 1
(1-0, ao intervalo)

Um lance infeliz, aos 51', que resultou num autogolo do guardião Diogo Nogueira, esteve na origem do empate cedido esta manhã em casa pela equipa de juvenis do SC Beira-Mar, que não segurou a vantagem dada pelo golo de André Santos, ainda na primeira parte. Num jogo que foi pautado pelo equilíbrio durante grande período da partida, mormente no primeiro tempo, os auri-negros justificariam o triunfo pelo que fizeram sobretudo após perderem a vantagem no marcador, pelo que fica um amargo na boca pelos dois pontos perdidos.
Num relvado sob os efeitos da chuva caída em Aveiro e no estádio Mário Duarte nestes últimos dias, o SC Beira-Mar apresentou-se com:
Diogo (gr); Rafa (Manu, 70'), Ramon, Guga e Ricardo Mango; João Neves (cap), Nuno Regêncio (André Gonçalves, 56') e André Santos; João Gonçalves (Nuno Aparício, 14'), Lane e Rui Ladeiro.
Suplentes não utilizados: João Pedro (gr) e Marcos Franco.
Numa primeira parte não muito bem jogada e em que as equipas se equilibraram, o excelente golo de André Santos, aos 32', obtido através de um remate de fora da área, rasteiro e bem colocado, a culminar uma boa jogada de entendimento no ataque do Beira-Mar, foi uma autêntica pedrada no charco de uns 40 minutos em que não houve grandes ocasiões para marcar.
O segundo tempo foi mais movimentado, dispondo o Beira-Mar, logo nos minutos iniciais (42' e 43'), de duas boas ocasiões para dilatar a vantagem, ambas com o "capitão" João Neves como protagonista.
A estes lances respondeu o Repesenses, também com duas situações de grande perigo, a primeira aos 47', no seguimento da marcação de um livre lateral em que, após uma defesa incompleta de Diogo, a recarga saiu ao lado, e a segunda aos 49', num "balão" de muito longe que quase surpreendia o guardião aveirense, que teve de se aplicar para desviar para canto. E, pouco depois, chegou o empate, de uma forma absolutamente inesperada pela inoperância que o lance parecia ter. Na marcação de um livre, a meio do meio-campo do Beira-Mar, a bola sai directamente para as mãos de Diogo, que a agarra sem dificuldade mas que, inexplicavelmente, a deixa cair para dentro da baliza.
A equipa do Beira-Mar uniu-se em torno desta infelicidade e partiu para uma última meia hora de bom nível e em que justificou plenamente ter chegado a um triunfo que acabou por fugir. É verdade que o Repesenses, aos 54', num cruzamento da esquerda em que falhou a emenda à boca da baliza, ainda ameaçou adiantar-se no marcador, mas até ao final o domínio pertenceu sempre aos comandados de Zé Maria Almeida.
Rafa, aos 63', André Santos, aos 74' e Lane, aos 77', dispuseram de três flagrantes oportunidades pra desempatar a partida, mas a igualdade viria a persistir com algum sabor a injustiça. Esta ainda poderia ter sido maior se, já em período de compensação, Diogo, com uma excelente defesa, não tivesse negado o segundo golo a um jogador do Repesenses que lhe surgiu na cara. Também André Santos, a culminar a partida, esteve na frente do guardião de Repeses, que segurou o empate até final com uma defesa ao remate do "10" auri-negro.
A arbitragem esteve num nível irregular, sobretudo no capítulo disciplinar, ficando ainda dúvidas numa eventual grande penalidade a favor do Beira-Mar, num lance ocorrido aos 62'.

BENJAMINS B "B": Segurar a liderança com sofrimento

SC Beira-Mar "B", 3 - GD Gafanha, 2
(3-0, ao intervalo)

Sob orientação do treinador David Fernandes o Beira- Mar jogou com :
Peu (1) - GR, Duarte (7), Dinis (22), Zé (26), Pedro (42), Tomás (69), Vasco (77) - Cap.. Jogaram ainda Rodrigo Cardoso (10), Tiago (18) e Ricardo Sarabando (45);
Marcadores do Beira-Mar: Vasco (1), Duarte (1) e Dinis (1). 
Assistiu-se neste jogo a mais uma vitória da nossa equipa, construída na primeira parte, período onde se viu um bom jogo da parte dos jovens jogadores auri-negros. O mesmo não se pode dizer do segundo tempo, onde imperou algum  sofrimento para segurar a importante vitória. Pode dizer-se que houve de tudo, jogadas de bom recorte técnico, boas trocas de bola, bons golos e, claro, espírito de união e sacrifício para segurar a vitória. Por vezes também alguma atrapalhação com o desejo de segurar o resultado.
A emoção também faz parte de um belo espectáculo, quando termina bem ficamos todos satisfeitos e orgulhosos por fazermos parte deste grupo, onde o mais importante é fazer tudo para dignificar a cores do Beira-Mar. Parabéns a todos os que participaram.
A todo o grupo dos Benjamins B do Beira-Mar parabéns pelas vitórias alcançadas.
Força Beira…Sempre Beira…. Todos juntos somos Beira- Mar.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Agenda do fim-de-semana: Taboeira (vezes 4) e Gafanha (vezes 3) no caminho

A agenda do próximo fim-de-semana é composta por 13 jogos, tendo a curiosidade de se defrontarem apenas 7 adversários. Isto porque a jornada nos reserva vários confrontos com o mesmo emblema, sendo de destacar as 4 partidas a disputar com o Taboeira (infantis A, 2 equipas de infantis B e juvenis B) e as 3 com o Gafanha (benjamins B, traquinas A e iniciados A). O Estarreja também bisará com os auri-negros, nos escalões de benjamins B e traquinas B, que terá o seu arranque com a disputa da 1ª jornada do torneio de Inverno da AF Aveiro.
Com o campeonato de juniores parado por 2 semanas, as atenções das provas nacionais vão para iniciados e juvenis, que recebem, respectivamente, Gafanha e Repesenses, com ambos os jogos a serem disputados no estádio Mário Duarte. Os sub-15 jogam no sábado, acreditando nós que darão uma boa resposta, no seguimento daquilo que têm vindo a fazer nos últimos jogos. Acresce ainda que, com 2 pontos a separarem as duas formações, em caso de vitória auri-negra os comandados de Pedro Teles ultrapassarão o seu adversário na classificação. Os juvenis, que na última jornada se aproximaram do 2º lugar, dão início à segunda volta da 1ª fase do campeonato nacional, jogando no domingo frente ao Repesenses, uma partida que, não sendo fácil, terá sempre os aveirenses como principais candidatos à vitória.
Nas provas distritais, jogos de grande coeficiente de dificuldade para as nossas equipas de futebol de 11. Os iniciados, que não perdem há 6 jogos consecutivos, deslocam-se a São João da Madeira, actual vice-comandante da Zona Sul e que apenas perdeu um jogo até agora, precisamente com o líder da prova. Os juvenis recebem o Taboeira em Frossos, sendo que o nosso adversário é o actual terceiro classificado, com os mesmos pontos do segundo.
No futebol de 7, as atenções concentram-se nas partidas que infantis A (grupo 1), infantis B (série F) e benjamins B (série G) disputarão e onde defenderão as suas lideranças. Os adversários serão, respectivamente, Alba (fora), Taboeira (casa) e Gafanha (casa), esperando-se que os auri-negros consigam impor, nos três jogos, com maior ou menor dificuldade, o seu estatuto de líder.
Uma referência para os traquinas A, que vão procurar, na recepção ao Gafanha, acabar com a malapata que os persegue e arrancar a primeira vitória na prova.
Segue o quadro completo da jornada:

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

BENJAMINS B "B": Chuva de golos

SC Vista Alegre, 0 - SC Beira-Mar "B", 14
(0-4, ao intervalo)

Na manhã fria e chuvosa de 2 de novembro, no Campo de Jogos da Fábrica da Vista Alegre, decorreu o jogo da 4.ª Jornada do Campeonato Distrital de Benjamins B (Sub 10), que colocou frente a frente o primeiro (SC Beira-Mar) e o último classificado (SC Vista Alegre) da Série G.
Sob a orientação do treinador Luís Malta, jogaram: Peu (1) - GR, Duarte (7), Francisco (9), Rafa (20), Pedro (42), Tomás (69) e Vasco (77) – Cap.; jogaram ainda Fernandes (14) e Dinis (22).
O jogo, tal como se antevia, foi de sentido único. O melhor futebol praticado pelo Beira-Mar, fruto da maior valia individual e coletiva, impôs-se desde o apito inicial do árbitro. Ainda não tinha decorrido o primeiro minuto e o Beira-mar já se adiantava no marcador através do oportuno Tomás que, à boca da baliza, aproveitou uma defesa incompleta do guardião adversário e encostou a bola para o fundo das redes. Apesar de não se assistir a um grande jogo de futebol, o domínio quase absoluto dos auri-negros ia sendo traduzido em novos golos, primeiro por Duarte, e depois por Pedro que por duas vezes ampliou o marcador. A vantagem de 4 golos ao intervalo apenas pecava por escassa.
Na segunda metade do encontro, foi mais do mesmo. A resistência do Vista Alegre ia diminuindo e os golos, alguns de excelente execução, iam surgindo uns atrás dos outros: Dinis com quatro, Pedro e Vasco com dois golos cada, e ainda Tomás e Duarte foram os seus autores. Destaque ainda para o facto de 4 dos golos terem sido obtidos em lances de bola parada (cantos), resultado do bom trabalho que tem sido realizado nos treinos. O guarda-redes Peu foi, durante toda a partida, um mero espetador, limitando-se a assistir, de local privilegiado, ao futebol da equipa.
Destaque para a hospitalidade dos dirigentes, técnicos e adeptos da equipa do Vista Alegre, e ainda para o apoio dos familiares e amigos que nesta manhã pouco convidativa a sair de casa marcaram presença mais uma vez.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Balanço da jornada: Infantis A e infantis B juntam-se a benjamins B na liderança

Foi com um saldo bem positivo que terminou a jornada do passado fim-de-semana, tendo-se registado 8 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. A grande nota de destaque vai para as nossas equipas de infantis A (grupo 1) e infantis B (série F), que somando por vitórias todos os jogos disputados até agora assumiram a liderança das respectivas provas nesta jornada, depois de vencerem folgadamente o Válega (7-0) e mais renhidamente o Alba (2-4), juntando-se assim aos benjamins B (série G), que continuam igualmente invictos e mantiveram o primeiro lugar depois de terem goleado na Vista Alegre por 14 golos sem resposta. Aliás, infantis A e infantis B saíram desta ronda com uma dupla vitória, já que as equipas "B" também venceram, e de uma forma categórica, as suas partidas. Os primeiros foram ao campo do NEGE ganhar por inusitados 0-20 e os segundos receberam e bateram o Alba por 10-2.
Os benjamins A também tiveram motivos para sorrir, saindo vitoriosos do dérbi da cidade de Aveiro ao impor-se ao Taboeira por tangencial 2-1. O nosso rival, em contrapartida, levou a melhor no duelo de traquinas A, ganhando também pela margem mínima de 3-2.
No futebol de 11, nas provas nacionais, registaram-se todos os resultados possíveis. Os juniores foram batidos em casa de uma forma algo inesperada, perdendo com o Vizela por 1-3, resultado que fez baixar os auri-negros ao penúltimo lugar da Zona Norte. Os iniciados, que em teoria tinham o compromisso mais difícil, arrancaram um precioso empate em Anadia (1-1), mostrando diante do terceiro classificado da série D que tem havido uma evolução bem positiva desde o arranque da época. Finalmente, os juvenis, receberam e venceram, sem surpresas, o Núcleo da Guarda, ascendendo com este resultado ao terceiro lugar da série C do campeonato nacional.
Nas provas distritais, os juvenis interromperam uma série negativa de 4 derrotas e foram a Anadia bater os locais por 1-2, enquanto os iniciados somaram o seu sexto jogo consecutivo sem derrota, ainda que não tenham ido além de um empate (4-4) na recepção ao Cesarense.
Confira agora todos os resultados da jornada:

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

INFANTIS A "B": Muitos golos e bom futebol

NEGE, 0 - SC Beira-Mar "B", 20
(0-8, ao intervalo)

Em jogo da 3ª jornada do Grupo 2 de Infantis A, o Beira-Mar teve uma curta deslocação até ao terreno do NEGE.
O mister Zé Guilherme fez alinhar: Humberto (GR), Filipe, Bernardo, Kiko (cap), Gonçalo Nascimento, Tiago Pinheiro e Gonças. Jogaram ainda: Daniel, Hugo Leite, Pipe e Tomás.
Primeira parte com início de rompante para os auri-negros, que aos 13 minutos já venciam por 0-4.
Pelo meio, o NEGE desperdiçou a única oportunidade para marcar ao longo de todo o jogo.
Apesar do início forte e perante as facilidades, o ritmo de jogo caiu, ainda assim os nossos atletas conseguiram igual resposta nos segundos 15min com mais 4 golos.
0-8 ao intervalo.
No segundo-tempo alinharam: Humberto, Filipe, Pipe, Hugo Leite, Tomás, Tiago Pinheiro e Daniel. Jogaram ainda: Gonçalo Nascimento, Kiko, Bernardo e Gonças.
Nesta segunda metade, mais do mesmo, Beira-Mar à procura de dilatar a vantagem e o NEGE a tentar ao máximo minimizar os estragos da ofensiva auri-negra.
A velocidade e o nível de jogo melhoraram significativamente nesta segunda metade, com boas jogadas de envolvimento ofensivo o Beira-Mar foi naturalmente dilatando a vantagem que apenas parou nos 0-20 finais. As contas ficaram fechadas de forma fantástica, uma vez que o Gonças abriu o livro para fechar o resultado com um chapéu exemplarmente executado.
Grande atitude da nossa equipa que apesar de construir um resultado confortável desde cedo não desistiu de ir à procura de mais golos e jogar bom futebol!
Golos: Daniel - 5 golos; Tiago Pinheiro - 4 golos; Gonçalo Nascimento - 3 golos; Kiko -  2 golos; Gonças - 2 golos; Tomás - 1 golo; Filipe André - 1 golo; Hugo -  1golo; Auto golo – 1.

INFANTIS A "A": Vitória folgada

SC Beira-Mar "A", 7 - CCR Válega, 0
(2-0, ao intervalo)

O Beira-Mar realizou hoje o seu terceiro jogo oficial da época, contra o Válega, que até ao momento mostrara estar ao alcance da nossa equipa.
O treinador Daniel Santos optou pelos seguintes jogadores na primeira parte: Pedro (GR) (cap), Rafa, Diogo Moura, Tiago Neves, Rui Tiago, Diogo Rodrigues e Bruno. O Samuel, o Simão e o Tiago Almeida também jogaram nos primeiros 30m.
A entrada com demasiada confiança por parte dos nossos atletas fez com que só nos últimos minutos da primeira parte se materializasse em golos o total domínio do jogo.
O Válega veio com o intuito de sofrer o menor número de golos possível e para isso tentou fechar todos os caminhos para a sua baliza. Foi conseguindo adiar a entrada do primeiro golo, defendendo sempre atrás da linha da bola e abdicando completamente do ataque. O Beira-Mar trocava bem a bola, mas afunilou muito o jogo pelo meio, o que facilitava a vida a quem estava a defender. Criou algumas oportunidades e adivinhava-se que não duraria eternamente o nulo. No entanto, o Válega ainda conseguiu por duas vezes criar perigo na nossa baliza, em perdas de bola em sítios proibidos. Mas nada mais do que isso, o adversário foi completamente dominado e o Beira-Mar só não marcava, ou por falta de sorte, ou por facilitar na zona de finalização. Nos últimos minutos da primeira parte fizemos dois golos, deixando antever uma segunda parte mais fácil.
Para a segunda metade, o Mister Daniel Santos optou por iniciar com João Luís na baliza, Rafa, Tiago Almeida, Simão, Samuel, Diogo Rodrigues e Bruno. Entraram também o Tiago Neves, Rui Tiago e Diogo Moura.
A segunda metade não teve grande história, o Beira-Mar nos primeiros 2 minutos fez dois golos, deixando o Válega completamente desanimado. A partir daqui a equipa forasteira não passou do nosso meio-campo e tentou a todo custo sofrer o menor número de golos possível.
Os nossos atletas mostraram-se demasiado perdulários e nesta segunda metades fizeram apenas 5 golos nas inúmeras oportunidades que construíram.
Os marcadores foram:
Samuel (3), Rafa (2), Rui Tiago (1) e Bruno (1).

domingo, 3 de novembro de 2013

JUNIORES A: Vida difícil

SC Beira-Mar, 1 - FC Vizela, 3
(0-0, ao intervalo)

Falta ainda muito campeonato até se chegar ao momento das grandes decisões, mas a derrota deste sábado, sofrida em casa frente ao Vizela, um adversário que luta pelos mesmos objectivos, deixou a equipa de juniores do SC Beira-Mar numa situação bem mais difícil. O capital de pontos perdido nestas duas últimas jornadas, em jogos frente a equipas do "mesmo" campeonato, pode acarretar danos futuros que só mais tarde se saberá avaliar.
Não teve sorte o Beira-Mar, num jogo que poderia ter caído em termos do vencedor para qualquer dos lados, acabando por ser mais feliz o Vizela, que sai de Aveiro com uma vitória que lhes deve dar muito alento.
No Estádio Mário Duarte, o técnico António Luís apresentou:
Hugo (gr), Bruno Reis, Miguel Campos, Fábio e Filipe Melo; André Silva, Tiago Ramalho (Bruno Filipe, 77'), Bernardo Subtil (Rúben Marques, int) e Pedro Aparício; Lucas (Bento Cortesão, 62') e Diogo Castor.
Suplentes não utilizados: João Paulo (gr), Ricardo Pinto, Gui e João Sachetti.
Sem que se tivesse revelado ainda qualquer tendência em termos da assunção do jogo, aos 4', o Vizela criou muito perigo junto da baliza de Hugo, na sequência de um livre frontal bem ensaiado que conduziu a um remate cruzado que levou a bola a passar muito perto do poste mais distante. Com o Beira-Mar a revelar imensas dificuldades na construção do jogo para levar a bola até à grande área adversária e com o futebol directo também a não frutificar, foram os vizelenses que melhor passaram a estar, fazendo a bola circular mais vezes no meio-campo auri-negro. Ainda assim, verdade seja, lances de perigo não existiram.
O Beira-Mar espevitou à passagem da meia-hora e, aos 31', Diogo Castor, lançado na esquerda, foge ao seu adversário e atrasa para um remate de Pedro Aparício que apanha uma adversário no caminho. Pouco depois, aos 34', na sequência de um canto, é Filipe Melo que proporciona ao guardião vizelense uma soberba defesa, que ainda permitiu uma recarga de cabeça de Miguel que saiu ao lado.
O segundo tempo começou com uma flagrante oportunidade de golo para o Beira-Mar e com o primeiro sinal de que a sorte não estava, nesta partida, com os aveirenses. A saída, após o intervalo, pertenceu ao Vizela, mas Rúben Marques recuperou rapidamente a bola e lançou Diogo Castor, que se isolou pela direita e rematou cruzado, levando a bola a bater caprichosamente no poste mais distante já com o guardião completamente batido.
O jogo abriu, assistiam-se a transições rápidas de uma e outra equipa e sentia-se que o golo poderia cair para qualquer um dos lados. E parecia que, aos 57', seria o Beira-Mar a inaugurar o marcador. Numa boa jogada pela esquerda, Diogo Castor coloca a bola na boca da baliza, fora do alcance do guarda-redes, servindo Rúben Marques, que ainda está para saber como é que a sua finalização não resultou em golo. Com efeito, a sua emenda, efectuada na boca do golo, sem qualquer oposição e de baliza aberta, foi desviada em cima da linha por um defesa que acorreu de trás. Já tínhamos visto este "filme", mais ou menos idêntico, há oito dias na Póvoa de Varzim.
Era uma fase do jogo em que o Beira-Mar estava claramente melhor, e a comprová-lo, aos 63', mais uma flagrante oportunidade desperdiçada, desta vez por Diogo Castor, que rematou em zona frontal, após assistência de Bento Cortesão, por cima do travessão.
Pois, lá vem o chavão, quem não marca sofre. Mas foi o que aconteceu. Aos 66', aproveitando um ressalto de bola, após um primeiro remate desviado por um aveirense, um jogador adversário, em posição duvidosa, fez facilmente o 0-1.
O Beira-Mar procurou reagir, mas em jogada de contra-ataque, passados dois minutos, o Vizela voltou a ameaçar através de um remate cruzado que não passou muito longe da baliza. Não surtiu efeito desta vez, mas resultou aos 79', com o 0-2 a surgir após uma troca de bola à entrada da área do Beira-Mar que foi finalizada com um remate rasteiro e bem colocado que não deu qualquer hipótese de defesa a Hugo.
Parecia decidido o jogo, mas com o Beira-Mar a reduzir para 1-2 logo no minuto seguinte, por Fábio, que fuzilou na pequena área uma bola nascida de um pontapé de canto, os dados voltaram a ficar baralhados. Por pouco tempo, contudo, já que num lance pouco habitual, aos 84', o guardião do Vizela entrou para a história do jogo, quiçá do campeonato, marcando o 1-3 definitivo com um pontapé desferido à saída da sua grande-área que surpreendeu Hugo, traído pelo ressalto de bola à sua frente. Era demasiado para o ânimo auri-negro...
O Sr. Renato Gonçalves, juiz da AF Guarda, realizou um trabalho equilibrado (dúvidas na regularidade do primeiro golo), num jogo em que, nos momentos cruciais, a sorte esteve sempre com os vizelenses, que tiveram o mérito de a procurar.

sábado, 2 de novembro de 2013

BENJAMINS B "A": Confiança apesar da derrota

SC Beira-Mar "A", 0 - AD Taboeira, 7

Sob orientação dos treinadores David Fernandes e André Gonçalo o Beira-Mar jogou com: André ( Gr. ) Zé, Bernardo, Ricardo Camões, Tiago Maia, Rodrigo Cardoso ( Cap.), Afonso Nunes, tendo jogado ainda  Ivan, Ricardo Sarabando e Gonçalo Vinhas.
Comecemos por dizer que estas crónicas são sempre as mais ingratas de narrar, mas também as mais importantes, uma vez que derrotas como esta fazem parte da formação destes atletas e são motivo de maior reflexão entre todos, pois a aposta é na evolução dos jovens jogadores. Temos que lhes dar força e explicar-lhes que em momentos adversos devemos ser mais fortes, pensar no que falhou. Cabe também aos pais ajudar nessa mesma reflexão.
Houve esforço, empenho, orgulho, mas quando o adversário é melhor tudo isto não chega. É preciso sermos ainda mais corajosos, mais fortes, mais atentos e com maior sentido de oportunidade. Mas tudo isto nem sempre é possível, as forças e a dinâmica complicam-se, por vezes, pois a angústia e a vontade de vencer faz desaparecer o discernimento e aquilo que nos treinos lhes ensinam. É claro que ficamos tristes, mas as tristezas e alegrias fazem parte da vida. Para a próxima vai correrá melhor, não podendo os nossos jogadores ser acusados de falta de empenho e de não se terem esforçado por conseguir um melhor resultado, cujos números não são totalmente justos. Mas o futebol é feito de oportunidades, há equipas que as aproveitam e outras que as desperdiçam. No final os golos é que contam.
Para terminar, todos nós pretendemos que os nossos atletas continuem com força e vontade de progredir, não esquecendo que o nosso Beira-Mar merece essa força.
Todos juntos somos Beira-Mar