quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Agenda fim-de-semana: Chegou a vez dos mais novos

O próximo fim-de-semana é marcado pelo começo dos campeonatos distritais de escolas, que este ano, para além dos habituais escalões A (sub-11) e B (sub-10), têm a novidade do escalão sub-9 (escolas C), cuja prova se disputa pela 1ª vez. Todas as equipas federadas estarão em acção a partir do próximo sábado, num total de 10 (5 de futebol de 11 e outras tantas de futebol de 7). Com este aumento de actividade na Academia, as opções são maiores e mais variadas. Confira, no quadro abaixo, a agenda completa de jogos:

Clique por favor na imagem para ampliar e ver com mais nitidez. Obrigado.


Análise prévia da jornada

JUNIORES A: Após as duas derrotas sofridas nos últimos 2 jogos, é importante regressar aos resultados positivos, de modo a que os níveis de confiança sejam rapidamente restabelecidos. Sendo o Beira-Mar (2º lugar, 15 pontos), no plano teórico, superior ao Lusitano de Vildemoínhos (10º lugar, 4 pontos), a equipa de António Luís tem, no jogo que vai disputar a Viseu, no próximo sábado, uma boa oportunidade para deixar para trás esta fase menos boa e retomar o caminho do êxito.
JUNIORES B: Jogo de alto risco o da deslocação a Estarreja, que ocupa o 2º lugar da tabela classificativa. Nas três saídas anteriores, esta equipa, formada maioritariamente por atletas juvenis, sofreu três derrotas. Mas, como em tudo na vida, há sempre uma primeira vez. É difícil, mas não devemos deixar de tentar.
JUVENIS: Após 3 semanas de interregno, que já fez esquecer o tropeção com o Repesenses, eis que regressa o campeonato nacional de juvenis, e logo com um Beira-Mar-Feirense. Tida como uma das escolas, que no distrito de Aveiro, melhor trabalha ao nível da formação, a equipa da Feira não deixará de ser um difícil obstáculo para os comandados de Aguinaldo Melo, mas o factor casa e a vantagem actual na classificação são trunfos a nosso favor.
INICIADOS A: Defrontam-se o 1º e o último da classificação, o Beira-Mar só com vitórias e a AD Estação só com derrotas. O favoritismo está, pois, do lado dos auri-negros, mas os jogos ainda não se ganham sem serem jogados. E, para evitar surpresas, é melhor que respeitemos, desde o início, o adversário de sábado. Só se formos sérios é que poderemos regressar da Covilhã com mais uma vitória, confirmando a vantagem que nos é atribuída e ultrapassando os condicionalismos que o campo "pelado" e as ausências de alguns jogadores, habituais titulares, nos podem causar.
INICIADOS B: Após a derrota em Estarreja, regresso a casa para defrontar o GD Mealhada. Será, seguramente, mais um jogo de elevado grau de dificuldade, até porque a equipa da Bairrada segue no 2º lugar, com mais um ponto que os auri-negros. Pese embora a qualidade dos nossos jogadores, e à semelhança do sucedido no domingo passado em Estarreja, a diferença de idades entre a nossa equipa e outras mais velhas, pode pesar contra nós. De uma coisa estamos seguros, a luta vai ser até ao fim...
INFANTIS A: Deslocação à Murtosa, num jogo da 2ª jornada que opõe duas equipas que saíram vitoriosas dos confrontos da jornada inaugural. Ainda é cedo para se ter feito uma avaliação de todas as equipas, mas é de esperar que Edmundo Ferreira e os seus rapazes regressem da outra banda da ria com os 3 pontos conquistados.
INFANTIS B: Depois da vitória magra sobre o Mini-Foot, conquistada num jogo que, em termos exibicionais, encheu o olho a todos os que o presenciaram, mais uma partida de elevado coeficiente de dificuldade. As deslocações a Oliveira de Azeméis impõem sempre muito respeito, mas a equipa de Ricardo Pinheiro respira confiança e pratica um futebol que faz que sejam os adversários a temer a formação auri-negra.
ESCOLAS A: Aí está o jogo há muito aguardado e a importância advém de ser... o 1º do campeonato. Para além do adversário, que é o GD Gafanha, é também fundamental saber ultrapassar os níveis de ansiedade que uma estreia provoca sempre. Coloquem apenas o prazer de jogar em campo, a entrega habitual dos treinos, que o resto virá por acréscimo.
ESCOLAS B: Também os meninos do João Paulo iniciam o campeonato em casa (campo de treinos do Mário Duarte), contra o GD Eixense, e o que se disse para o jogo dos colegas do escalão imediatamente acima, é rigorosamente válido para este.
ESCOLAS C: Pela 1ª vez a AFA organiza um campeonato distrital de sub-9 (escolas C). Esta equipa de Paulo Martins já tem, no entanto, experiência competitiva, pois participou, no ano passado, no torneio distrital de pré-escolas, tendo vencido a série C. É, portanto, uma equipa de pequenos campeões aquela que se desloca a Eixo, na jornada inaugural do novo campeonato. Boa sorte, miúdos!

Sem comentários: