sábado, 24 de outubro de 2009

INFANTIS A: Era importante começar a ganhar

SC Beira-Mar, 4 - SC Alba, 2
(3-1, ao intervalo)
A equipa de infantis A do SC Beira-Mar estreou-se com uma vitória sobre o Alba, no arranque do campeonato distrital da AFA. Foi um resultado importante para a equipa de Edmundo Ferreira, já que é sempre bom começar com uma vitória. A partida jogou-se com alguma lentidão, com uma melhor 1ª parte do Beira-Mar e uma boa resposta do Alba na 2ª, mas é de crer que, com o avançar do campeonato, o conjunto venha a melhorar. A vitória auri-negra foi justa e merecem destaque os dois golões de Bruno (remates de fora da área) e as defesas do guarda-redes Diogo que, numa fase crucial do jogo, negou, por duas vezes na mesma jogada, o golo do empate ao Alba, quando o marcador assinalava 3-2.
No relvado secundário do Estádio Mário Duarte, o SC Beira-Mar entrou, na 1ª parte, com:
Diogo (GR, cap.); Regêncio e Tiago; Bruno, Rafa e Ladeiro; Aurélio.
Jogaram também: Mano e Miguel.
O Alba entrou algo receoso no jogo e o Beira-Mar cedo tomou conta das operações, ainda que o futebol praticado pecasse por alguma lentidão e o domínio se verificasse longe da zona de finalização. O primeiro sinal de perigo acontece aos 7', após a marcação de um canto, à maneira curta, com um cabeceamento de Tiago ao lado.
Cerca do quarto de hora de jogo, o Alba começa a equilibrar o confronto e davam nas vistas o seu nº10 (muito bom tecnicamente e que era o organizador do jogo) e o nº 8, que aliava um bom porte físico ao remate fácil e forte do seu pé esquerdo. Como consequência, aos 16', numa perda de bola a meio-campo, o Alba desenvolve uma boa jogada, aparecendo o nº 7 de Albergaria, isolado frente a Diogo, a inaugurar o marcador. Era injusto, mas premiava a eficácia adversária.
Reagiu bem o Beira-Mar e, passados dois minutos apenas, Aurélio faz o 1-1, com um bom remate de pé esquerdo (a bola ainda bate no poste mais distante), no seguimento de um lançamento de linha lateral.
Seguiu-se a melhor fase de jogo dos auri-negros, materializada em mais dois golos e duas flagrantes oportunidades perdidas. Os golos são para ficar no álbum de recordações de Bruno já que foram dois portentos de execução. Aos 21', o 2-1, na sequência de uma boa troca de bola com Aurélio, na esquerda, com o nº20 a decidir-se por um remate forte, em arco, de fora da área, sem hipóteses para o guardião contrário. O 3-1 acontece aos 26', numa transição rápida do ataque aveirense, com a bola a chegar a Bruno, novamente na esquerda, e de novo, com o pé direito e de fora da área, remata, agora mais em jeito, fazendo um "chapéu" com as medidas certas ao indefeso guarda-redes do Alba. Antes, aos 27', já Aurélio tinha perdido oportunidade flagrante, quando, em situação que se haveria de repetir aos 29', falha o golo isolado, na cara do guarda-redes.
O Beira-Mar regressou do balneário com a seguinte equipa inicial:
Diogo (GR, cap.); Marco Dias e Mano; Miguel, Rafa e Bruno; Luís Miguel.
Jogaram ainda: João Gonçalo, Tiago, Ladeiro, Regêncio e Aurélio.
A 2ª parte inicia-se com um jogo mais repartido pelos 2 meios-campos e situações de apuro em ambas as balizas. O Beira-Mar cria perigo, aos 3', numa boa jogada de Luís Miguel e Bruno, que o guarda-redes do Alba neutraliza. Na resposta, os visitantes criam uma situação também perigosa, com um remate de fora da área, do nº10, à barra da baliza de Diogo. Aos 6', é Mano que, em boa posição, perde uma oportunidade para ampliar o marcador, mas o seu remate saiu fraco.
Até que, aos 13', numa jogada de contra-ataque, pela esquerda do ataque do Alba, o jogador que conduzia a bola fez um cruzamento/remate à baliza de Diogo, acabando a bola, disputado por dois antagonistas, na boca da baliza, por anichar-se nas redes locais. Com o 3-2 no marcador, a incerteza no desfecho final aumentou e, ainda que esta 2ª parte tivesse mostrado um jogo equilibrado, sentia-se que o Alba poderia chegar ao empate. Pelo valor da sua equipa e pelos sortilégios de que um jogo de futebol é fértil. E assim poderia ter acontecido, aos 19', na sequência de um pontapé de canto, com um cabeceamento muito perigoso a passar ao lado da baliza de Diogo. Reagiu o Beira-Mar e, em dois lances separados por apenas um minuto, poderia ter sentenciado o jogo. Aos 23', é a muita parcimónia mostrada, quer por Luís Miguel, quer por Ladeiro , que faz perder a oportunidade. Aos 24', após uma boa jogada de Ladeiro, é o guardião do Alba que nega, com uma extraordinária defesa, o golo a Miguel.
Caminhava-se para o final do jogo e os forasteiros faziam um último esforço no sentido de chegar ao empate. E ele só não aconteceu porque Diogo, aos 27', disse presente e negou, por duas vezes na mesma jogada, com arrojadas e felinas defesas, o 3-3. E foi contra a corrente desta fase do jogo, que Aurélio fechou a contagem e fez o 4-2.
Entrámos com o pé direito, num jogo bem arbitrado.

Sem comentários: