sábado, 17 de outubro de 2009

INICIADOS B: Mais um passo firme na difícil caminhada

SC Beira-Mar, 2 - Oliveira Bairro SC, 1
(0-0 ao intervalo)
Esta equipa de iniciados do SC Beira-Mar tem os seus objectivos bem definidos desde o princípio da época: a manutenção no campeonato distrital da 1ª divisão, preparando a base da equipa 2010/2011, para uma boa participação no campeonato nacional do próximo ano. A vitória alcançada hoje de manhã, no campo de treinos do Estádio Mário Duarte, sobre o Oliveira do Bairro, é preciosa para subir degraus na classificação e estar entre as equipas que, na 2ª fase, disputarão a série dos primeiros, garantindo, deste modo, o primeiro objectivo, ou seja, a manutenção. Quanto ao segundo objectivo, o da construção da equipa de iniciados do futuro, vão sendo dadas algumas boas indicações e o jogo de hoje faz-nos ter alguma esperança.
Foi uma vitória justa, num jogo em que o Beira-Mar teve domínio territorial na 1ª parte, mas com oportunidades divididas, tendo ficado decidido no período complementar, quando o melhor futebol praticado pelos auri-negros foi recompensado com dois golos, contra um dos oliveirenses, já na ponta final da partida.
João Amaral apresentou a seguinte equipa:
Canha (GR); Yusuf, Gui, Bruno Reis e Filipe; João António (Zazu, int.), Diogo H. Carvalho e Sérgio (cap) (Tiago Ramalho, 64'); Sousa (Renato, int.), Jorge e Joel (Steven, 57').
Suplentes não utilizados: Leo (GR), Luís e Rui.
O Beira-Mar entrou melhor no jogo e conquistou, nos primeiros minutos, dois pontapés de canto. No segundo deles, aos 6', Gui tem uma soberana oportunidade para abrir o marcador, quando o "corner", batido na direita por João António, faz a bola sobrevoar toda a defesa bairradina, com o central auri-negro a falhar a concretização, tendo a baliza completamente desguarnecida.
A 1ª parte jogou-se, na maior parte do tempo, no meio-campo do Oliveira do Bairro, mas também, a maior parte das vezes, longe da baliza. Os "falcões do Cértima" deram o seu primeiro sinal de perigo aos 16', numa falha defensiva beiramarense que provocou superioridade numérica (3 contra 1) não aproveitada pelos rapazes de Oliveira do Bairro. Valeu Filipe, um autêntico "112" nesta partida, a gorar os intentos adversários. Nesta altura do jogo, os visitantes procuravam equilibrar o comando das operações e dispuseram mesmo de uma oportunidade flagrante de golo. Foi aos 23', por intermédio de Leo (nº9), o jogador mais perigoso do Oliveira do Bairro que, numa boa jogada individual, ficou na frente de Canha, valendo a excelente intervenção do guardião aveirense. A maior posse de bola dos da casa proporcionou, apenas, algum desafogo para o nosso último reduto e alguns lances de perigo relativo para as balizas contrárias (21', Sousa, lançado em corrida, na direita, remata para defesa de Gonçalo; 22', Jorge, de pé esquerdo, tenta a sua sorte de fora da área. O remate sai forte mas por cima; 23', Gui cabeceia rente ao poste, na sequência de um canto de Jorge, na esquerda; 30', Sousa escapa-se pelo flanco e assiste Jorge para um remate à figura de Gonçalo).
A 2ª parte trouxe, curiosamente, um maior equilíbrio territorial, mas um futebol mais envolvente e perigoso por parte dos donos da casa. Isto é, a bola dividiu-se mais pelos dois meios campos, mas o futebol era melhor ligado pelos auri-negros, que começaram a aproximar-se das redes contrárias com mais perigo. E, aos 6', Joel abre o activo. Foi uma pequena "traição" que o ex-jogador do Oliveira do Bairro fez à sua antiga equipa. Canha repõe a bola em jogo com um pontapé que cai no círculo central, Sérgio, de cabeça (!!!), lança no espaço vazio e, depois, é a corrida e o engenho de Joel, para ficar na frente de Gonçalo e desviar para o 1-0.
O mesmo Joel poderia ter bisado, aos 12', na sequência da marcação de um livre (falta sobre Renato que valeu o cartâo amarelo (só?) a um jogador bairradino) por Jorge. O seu forte remate, na pequena área, foi detido por um defesa, em cima da linha de golo.
Era o melhor período dos aveirenses, que viram o seu bom futebol ser recompensado, aos 21', com a obtenção do 2-0. Jogada envolvente da equipa, com a bola a circular, desde a linha do meio-campo, por vários jogadores (Yusuf, Zazu, Jorge) e a terminar com um cruzamento de Diogo H. Carvalho, ao 2º poste, aparecendo, de rompante, vindo de trás, o pequeno/grande "capitão" Sérgio, a encostar para o 2º da manhã.Aos 26', já com Steven em campo, o rápido avançado ex-Eixense, perde a oportunidade de fazer o 3º golo, parecendo ser desarmado em falta, quando corria isolado para a baliza.
A este lance respondeu o Oliveira do Bairro, no minuto seguinte, com uma grande oportunidade de golo, novamente por Leo. Valeu Canha, mais uma vez, a desviar o remate do perigoso avançado adversário, que se tinha escapado a Gui e ficado na cara do 96 aveirense.
E já se desmontava a "feira" (decorria o último minuto de compensação), quando surgiu o 2-1. Livre marcado na esquerda, passividade da nossa defesa, que ficou a ver o jogador do Oliveira do Bairro aparecer sozinho, ao 2º poste, e cabecear para o tento de honra.
A arbitragem não agradou a "gregos, nem a troianos", mas nem o Beira-Mar ganhou, nem o Oliveira do Bairro perdeu por causa do árbitro.

1 comentário:

Anónimo disse...

só com muito trabalho por parte do treinador conseguem chegar a estes resultados, parabens João!
Tens muito merito, os resultados não aparecem do céu!
Grande abraço do teu amigo
RP