sábado, 28 de novembro de 2009

ESCOLAS B: Jogo decidido no... 1º minuto!


SC Beira-Mar, 8 - Estrela Azul, 0
(3-0, ao intervalo)

Em jogo da 5ª jornada, da série E, do campeonato distrital de Escolas B, o Beira-Mar não teve grandes dificuldades em levar de vencida o seu opositor desta manhã chuvosa de sábado, batendo, no Campo do Seminário, o Estrela Azul por concludentes 8-0. Numa partida que foi, por parte dos aveirenses, melhor jogada na 2ª do que na 1ª parte, se dúvidas houvesse quanto ao vencedor final, elas ficaram desfeitas logo no primeiro minuto de jogo com a obtenção de 2 golos de rajada por parte dos auri-negros.
João Paulo fez alinhar para este encontro:
Álvaro (gr); Diogo Silva (cap) e Rui Ribeiro: Rafa, João Vieira e Miguel Vaz; João Morais.
Participaram também, ao longo da 1ª parte: Souto, Guilherme, Samuel e Gustavo Cardoso.
Ainda não se tinha esgotado o primeiro minuto de jogo e já o Beira-Mar vencia por 2-0. Como é que isto foi possível? Pois com um primeiro golo obtido por João Vieira, de livre directo, aos 25 segundos de jogo e o segundo logo à saída da bola ao centro, com João Morais a facturar. Estas facilidades viriam a ser confirmadas aos 5', quando Rafa, na cara do guarda-redes, elevou para 3-0. Parecia tudo encaminhado para uma goleada histórica mas, nesta primeira parte, não mais os meninos de João Paulo voltariam a festejar um golo. O futebol a partir daqui foi de muita luta, muita vontade, muito querer, mas de pouca construção e, consequentemente, de poucas ocasiões para marcar. Só muito perto do final da 1ª parte, Samuel, por duas vezes, aos 21' e 25', rematou com perigo para as balizas do Estrela Azul, com o primeiro remate a rasar o poste e o segundo a barra. Quanto à simpática equipa do Estrela Azul, embora revelando as suas fragilidades, lutava com as armas que tinha e mostrava ter um ou dois elementos tecnicamente acima da média.

Para a 2ª parte o Beira-Mar apresentou:
Álvaro (gr); João Vieira e Diogo Silva; Rafa, Samuel e Miguel Vaz; João Morais.
Jogaram ainda: Souto, Guilherme, Gustavo Cardoso, João Figueira e Rui Ribeiro.
O futebol jogado pelos auri-negros, no período complementar, foi de melhor qualidade, ainda que, curiosamente, as primeiras situações de perigo desta 2ª parte tenham pertencido à equipa de Cacia. Logo no primeiro minuto, um cruzamento vindo da direita do ataque do Estrela Azul é agarrado, com alguma dificuldade mas em segurança, por Álvaro, perante a ameaça de um avançado contrário. Depois, aos 4', um livre batido na esquerda com muito perigo, leva a bola a rasar o poste mais distante da baliza do nº 1 aveirense.
Mas, passados estes dois lances, foi reposta a normalidade. Aos 5', Samuel ameaçou, falhando uma boa oportunidade para fazer o 4-0, que aconteceu logo no minuto seguinte por João Morais. O caudal ofensivo da equipa de João Paulo viria a aumentar e, aos 10', numa jogada de insistência e perante a pressão exercida pelos jogadores auri-negros, um defensor do Estrela Azul, em lance infeliz, introduz a bola na sua baliza, colocando o marcador em 5-0. Na jogada seguinte, com 11' de jogo decorridos, surge o 6-0, por Miguel Vaz, numa recarga a um remate inicial do Souto. A equipa rodava por todos os seus elementos, entradas e saídas constantes, facultando minutos de jogo a todos os convocados para este jogo e apenas aos 20' o marcador voltaria a funcionar. Foi após a marcação de um canto e o autor do 7-0 foi Rui Ribeiro que, se tinha dado nas vistas na 1ª parte a defender, surgiu nesta ponta final do jogo, mostrando dotes de goleador. Foi todo dele, aliás, o golo do 8-0 final, fabricado a partir da sua defesa, numa arrancada plena de força, que deixou para trás todos os seus opositores, culminando com um remate subtil que evitou a intervenção do guarda-redes, que lhe saiu, por último, ao caminho.
Com mais esta vitória, as escolas B do SC Beira-Mar continuam no topo da tabela e contam por vitórias todos os jogos disputados.
A arbitragem não teve problemas e situou-se em bom plano.

Sem comentários: