domingo, 15 de novembro de 2009

INICIADOS A: Que grande susto!


CF Os Marialvas, 1 - SC Beira-Mar, 2
(0-0, ao intervalo)

A equipa de iniciados do SC Beira-Mar saiu do Complexo Desportivo de Cantanhede com a sua invencibilidade intacta, mas o jogo com o Marialvas, que os aveirenses venceram por tangencial 1-2, esteve bastante complicado para os lados auri-negros. Pela primeira vez na prova, a equipa de Alberto Raínho teve de recuperar de uma desvantagem no marcador e fê-lo durante toda uma 2ª parte onde actuou com menos uma unidade, devido à expulsão de Hugo logo no primeiro lance após o descanso. Valeram dois excelentes golos obtidos por Tiago Gomes e o acreditar de toda uma equipa que, após ter dado um bónus ao adversário, encontrou nesse erro a motivação para dar a volta ao jogo. O resultado é inteiramente justo, mas a diferença de valores entre as duas equipas e que não foi materializada em golos numa 1ª parte de domínio aveirense, não justificava tanto sofrimento e tantas dificuldades para alcançar os 3 pontos.
O SC Beira-Mar apresentou nesta partida:
Hugo (GR); Diogo H. Carvalho (Duílio, 47'), Gui, João Rafael e Ruben Marques; André Silva, Diogo M. Carvalho e Rafa (cap); Ricardo Tavares (André Fernandes (GR), 36'), Henrique (Tiaguinho, int) e Tiago Gomes.
Suplentes não utilizados: Filipe, Bruno Filipe, Pedro Aparício e Zazu.

A 1ª parte foi completamente dominada pelo Beira-Mar, teve períodos bem jogados e oportunidades de golo suficientes para se ter resolvido bem cedo o jogo a nosso favor. O Marialvas nunca incomodou o nosso guarda-redes e limitava-se a despejar bolas no nosso meio-campo.
Logo aos 3', como corolário de uma entrada forte dos auri-negros, Ricardo Tavares faz um remate cruzado, de pé esquerdo, mas a bola passa rente ao poste mais distante. Aos 8' é Henrique que dispõe de uma boa oportunidade para abrir o marcador mas finaliza, em bom estilo mas ao lado, um cruzamento da esquerda de Diogo M. Carvalho, após mais uma boa jogada da equipa. O jogo era de sentido único e aos 15' é Rafa, em posição central, que tenta a sua sorte, mas o disparo do capitão aveirense é desviado para canto por uma muralha de pernas. Na marcação do canto, à maneira curta, o mesmo jogador volta a ganhar posição, após evitar um adversário, mas atira por cima da barra. O nº 10 do Beira-Mar mostrava-se muito rematador e, aos 18', na marcação de um livre directo, em posição frontal, atira à figura do pequeno mas destemido guardião visitado. O tempo passava e "os Marialvas" defendiam-se como podiam, sempre com pontapés para a frente, na expectativa de uma falha defensiva que, na 1ª parte, nunca aconteceu. O perigo rondava sim a baliza dos da casa. Aos 23', mais uma grande oportunidade de golo para o Beira-Mar, com o tento a ser negado pela excelente intervenção do guardião de Cantanhede, a remate bem colocado de Tiago Gomes, que rodopiou e ficou bem enquadrado com a baliza, dentro da grande área adversária. Aos 28', novamente Tiago Gomes a protagonizar uma boa jogada do lado direito, que termina com um centro que faz a bola passar em frente da baliza do Marialvas sem que surgisse um pequeno toque a empurrá-la para o fundo da baliza. O avançado auri-negro, que viria a ser decisivo no desfecho do encontro, teve ainda mais dois remates perigosos antes do final dos primeiros 35'. Aos 29', na marcação de um livre, recebe a bola de Diogo M. Carvalho e dispara para mais uma defesa do guarda-redes contrário. Aos 34', um excelente e intencional remate em arco, de fora da grande área, faz a bola passar muito perto do alvo.
O intervalo chegava e o empate era um castigo demasiadamente pesado para os jovens do Beira-Mar que justificavam plenamente uma vantagem confortável no marcador.
Para a 2ª parte esperava-se mais do mesmo, tamanha tinha sido a diferença verificada entre as duas equipas na etapa inicial. Mas, logo no reatamento, no lance do pontapé de saída dado pelos jogadores do Beira-Mar, aconteceu o lance que condicionou toda a 2ª parte e que se poderia ter revelado fatal para as hostes aveirenses. Logo que o árbitro apita para o reatamento os jogadores aveirenses tocam a bola no sentido da sua baliza, com um avançado da casa a fazer pressão e a provocar a hesitação na defensiva auri-negra que culminou no derrube ao jogador adversário pelo guarda-redes Hugo. Grande penalidade e expulsão aos 5 segundos da 2ª parte (terá direito a Guiness?)! Os Marialvas, que nada tinham feito durante meio tempo, viam cair-lhes do céu a oportunidade (que não desperdiçaram) de ganhar vantagem no marcador e jogar toda a 2ª parte contra 10 elementos. O sacrificado para a entrada do guarda-redes André Fernandes foi o avançado Ricardo Tavares.
Com a dupla desvantagem (1-0 e expulsão) e sobretudo pelas circunstâncias em que isso tinha acontecido, o Beira-Mar perdeu-se como equipa e durante algum tempo não houve discernimento, nem capacidade para ligar o jogo e chegar com perigo à baliza adversária. Lutava-se muito, havia imenso querer, mas de uma forma inconsequente. Foi mesmo o Marialvas que teve oportunidade para ampliar o marcador, aos 18', quando o nº 9 se isola pelo lado direito e remata cruzado bem perto do poste mais distante da baliza agora defendida por André Fernandes. Foi o momento de viragem numa partida em que o Beira-Mar já jogava apenas com 3 defesas, desde os 12' desta 2ª parte. Aos 21', André Silva, desde a sua defesa, lança na frente Tiago Gomes, que aproveita uma falha dos centrais da casa, isola-se e atira para o 1-1, desviando a bola com maestria à saída do guarda-redes. Começava a ver-se um pouco de luz ao fundo do túnel, até porque o Beira-Mar voltava a praticar um futebol com princípio, meio e fim, apesar da inferioridade numérica. E aos 25' dá-se a "cambalhota" no marcador! O árbitro assinala uma falta sobre o lado direito do nosso ataque, no enfiamento da linha limite da grande-área. Encarregado da marcação Tiaguinho, que 2 minutos antes e no mesmo local, tinha feito um cruzamento para a área, optou, desta vez, por servir, rasteiro e atrasado Tiago Gomes que, à entrada da área, desferiu um potente e certeiro remate que só parou no fundo das redes contrárias. Foi preciso um míssil para derrubar a muralha de Cantanhede! Mas o jogo ainda não tinha acabado e, aos 27', valeu a corajosa intervenção de André Fernandes, que negou o empate ao oferecer o "peito às balas", detendo com o corpo o remate de um adversário que lhe surgiu pela frente, numa jogada confusa dentro da nossa área.

Foi o "canto do cisne" dos visitados, até porque o Beira-Mar a partir daí passou a defender sempre no meio campo adversário e poderia mesmo ter aumentado a vantagem, após uma magnífica triangulação entre Tiaguinho, Rafa e Tiago Gomes, com o "herói de Cantanhede" a atirar às malhas laterais.
Ainda não foi desta que conseguiram derrubar a invencibilidade da equipa de iniciados do SC Beira-Mar, mas ficou o aviso para o perigo que podem causar as desconcentrações.
A arbitragem do Sr. Rui Figueiredo da AF Leiria situou-se em bom plano.

Sem comentários: