segunda-feira, 23 de novembro de 2009

INICIADOS A: Sempre a ganhar!


SC Beira-Mar, 8 - GD Tourizense, 2
(3-2, ao intervalo)

Com a jornada disputada no dia de ontem, terminou a 1ª volta da 1ª fase do campeonato nacional de iniciados. A vitória do Beira-Mar sobre o Tourizense permitiu à equipa de Alberto Raínho a proeza de ter feito uma volta completa invicta, derrotando todos os adversários que encontrou pela frente. Até agora, este feito é partilhado apenas com a equipa do FC Porto que, tal como os auri-negros, ainda não cedeu pontos na prova.
O jogo que assinala este marco teve duas partes distintas. Na 1ª parte ainda houve alguma emoção, com os visitantes a colocarem-se por duas vezes em vantagem, sempre com o Beira-Mar a correr atrás do prejuízo e a conseguir mesmo virar o resultado e chegar ao intervalo com a vantagem mínima. O futebol praticado neste período foi de má qualidade, num campo com zonas quase impraticáveis, perante um adversário que, revelando já algumas fragilidades defensivas, não aproveitadas pelo mau jogo dos aveirenses, ia compensando com algumas soluções que foi arranjando do meio-campo para a frente. Na 2ª parte a equipa da casa subiu de rendimento, aproveitou a debilidade defensiva da equipa de Touriz, que pareceu ter quebrado por completo em termos físicos e foi construindo um resultado volumoso que, à medida que se ia desenhando, ia também minando o moral das hostes forasteiras.
Continuando ainda com algumas baixas por lesão e doença, a equipa apresentada foi constituída por:
André Fernandes (gr); Ruben Marques, Gui, João Rafael e Filipe (Didi, 58'); André Silva, Diogo M. Carvalho e Rafa (cap); Tiago Gomes (Vítor, 64'), Henrique e Bruno Filipe.
Suplentes não utilizados: Leo (gr), Pedro Salgado e Ricardo Tavares.

O jogo iniciou-se com um lance que poderá ter feito pensar que as coisas iriam ser demasiadamente fáceis. Logo na primeira jogada, Rafa pega na bola, finta todos os adversários que lhe aparecem no corredor direito, entra na área, ganha a linha de fundo e, já muito perto da baliza, solicita com um passe atrasado a entrada de alguém, que não surgiu, para empurrar para o golo. A verdade é que este lance não teve seguimento, a equipa começava a dar sinais de não estar em dia sim e pior ficou quando, aos 6', se viu em desvantagem. Gui, ao perseguir uma bola lançada na direita da nossa defesa, escorrega na lama e deixa o adversário progredir sozinho e servir, na área, a entrada de um colega que remata em arco, fazendo a bola passar por cima da cabeça de André Fernandes e anichar-se nas redes para o 0-1. A equipa abanou e, por alguns minutos, o Tourizense instalou-se no nosso meio-campo e não deixava o Beira-Mar jogar. Aos 10', finalmente, a equipa da casa consegue ligar o seu jogo e servir Tiago Gomes, que foge pelo corredor direito, ganha a linha de fundo e assiste, bem no centro da pequena área, Diogo M. Carvalho que, quase em cima da linha de golo, ainda deve estar para perceber como falhou o empate. Empate que chegaria no minuto e na jogada seguintes, ainda que de uma forma algo fortuita. Na reposição da bola em jogo, pelo guarda-redes de Touriz, Rafa ganha no meio-campo de cabeça e lança a corrida de Tiago Gomes, que consegue furtar-se à vigilância do defesa mais próximo, isolar-se e desviar do guarda-redes adversário, à saída deste, fazendo o 1-1. Sem nunca apresentar um futebol muito bem jogado, o Beira-Mar apresentava-se mais perigoso, mas com alguma resposta da equipa opositora. E foi numa dessas respostas, aos 19', que o Tourizense volta de novo a colocar-se em vantagem. Desta vez é o avançado forasteiro que ganha um lance dividido no meio-campo, consegue isolar-se e atirar cruzado para o 1-2, com a bola a bater no poste da baliza defendida por André Fernandes antes de entrar. Valeu que na resposta, Tiago Gomes, que estava a ser o jogador mais esclarecido da equipa de Aveiro e viria a arrancar uma excelente exibição, coroada com três golos, protagoniza uma grande jogada pelo corredor direito, centra para a área, onde aparece Rafa a amortecer no peito, a evitar um defesa e a rematar colocado ao poste mais distante. Bom golo este do 2-2. Aproveitando a embalagem, aos 22', novamente Tiago Gomes na jogada, lançado no seu corredor por André Silva, consegue isolar-se mais uma vez e picar a bola sobre o guarda-redes, fazendo o 3-2 e a reviravolta no marcador. E não deu mais esta 1ª parte, que valeu apenas por algumas individualidades, não funcionando o colectivo, o que, em futebol, não é bom.

A 2ª parte foi muito melhor, a equipa do Beira-Mar entrou decidida a resolver de vez o resultado do jogo e cedo começaram a surgir as oportunidades de golo. No primeiro minuto, Rafa, de cabeça, atira rente ao poste, após canto de Tiago Gomes e, aos 4', após pontapé livre movimentado pelo mesmo jogador, João Rafael aparece solto ao 2º poste mas atira ao ferro. Naturalmente, chegou o 4-2. Após um canto favorável à nossa equipa, aos 5', Rafa desfere um remate, a bola ressalta e fica perdida na área. André Silva é mais lesto a chegar ao esférico do que o guardião contrário e atira para a baliza deserta.
O Tourizense não conseguia, nesta 2ª parte, sair do seu meio-campo, mas a pressão aveirense esteve algum tempo sem dar mais golos. Oportunidades, muitas: aos 13', André Silva faz um cruzamento da direita, o guarda-redes não segura e Tiago Gomes falha ao 2º poste; aos 17´, é Bruno que falha de cabeça, na grande área, um cruzamento efectuado por Henrique; aos 18', na transformação de um livre, por Rafa, André Silva aparece na cara do guarda-redes, mas finaliza por cima da baliza; aos 19', na conclusão de uma boa jogada em que Rafa assiste Tiago Gomes na esquerda, o remate desferido pelo avançado auri-negro é detido com segurança pelo guardião do Tourizense.


Tanto domínio tinha de dar golos. E eles começaram a aparecer aos 22'. Boa jogada de combinação entre André Silva, Rafa e Tiago Gomes, com este último a rematar de ângulo já um pouco difícil e a fazer o 5-2 e o terceiro da sua conta pessoal. Passados dois minutos, 6-2, com Didi, na primeira vez que tocou na bola, ele que tinha acabado de entrar, a dar o melhor seguimento a um cruzamento rasteiro para o centro da àrea de Ruben e a atirar para a baliza, fazendo a bola sobrevoar o guardião contrário. O Tourizense tinha deixado de existir e as quebras física e anímica eram evidentes. Se a isso somarmos os espaços dados nas costas dos seus defesas, facilmente percebemos este avolumar do resultado. Aos 26', Tiago Gomes mete a bola no espaço dado pela equipa de Touriz, que defendia muito subida no terreno, aparecendo de trás Henrique, que se isola e atira cruzado para o 7-2 à saída do guarda-redes contrário. Aos 28' é Didi que assiste Tiago Gomes que se isola mas acaba por perder a oportunidade, sendo imitado por Diogo M. Carvalho, que falha o golo em lance ocorrido aos 32'. Para finalizar, o lance que deve encher de satisfação o treinador, já que, se o 1º "joker" (Didi) lançado no jogo tinha feito já um golo, o 2º "joker" (Kanito) ganhou uma grande penalidade, aos 33', quando é claramente derrubado dentro da área. Na transformação, João Rafael atirou certeiro e fechou o marcador final em 8-2.
A arbitragem do Sr. Jorge Maia, da AF Santarém, situou-se em muito bom plano.

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns aos iniciados por esta 1ª volta só com vitórias. É um feito assinalável!
Tenho acompanhado o futebol de 11 do Beira. E de momento parece-me que os Juvenis têm melhor colectivo. Mas os melhores jogadores estão nos iniciados, onde se destacam 2 jogadores - André Silva e Rafa (capitão). Também é justo referir os 3 jogadores do ataque, que são acima da média: Henrique, Tiago Gomes e Tavares, que tenho visto que é o único dos 3 que defende.
Vamos ver como vai jogar esta equipa na 2ª volta e depois na fase seguinte! Nestas, será preciso que todos os jogadores possuam maior intensidade física e qualidade técnica.

Anónimo disse...

Parabéns!!!lol :)

Anónimo disse...

Não admira estes resultados, com a qualidade destes jogadores e equipa técnica.
Parabéns a todos.
JP