quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Agenda fim-de-semana: Jornada de (algumas) decisões!

Em sentido contrário às baixas temperaturas que vamos sentindo por estes dias e que se prevêem manter-se durante o próximo fim-de-semana, o "mercúrio" nos termómetros das emoções vai subir bem alto em alguns dos jogos da próxima jornada. Em destaque, o encontro decisivo para Beira-Mar e Taboeira no escalão de infantis A, tendo em vista a qualificação para a série dos primeiros do campeonato distrital da AF Aveiro, e os jogos que disputarão juniores e juvenis, de elevada importância para as contas do apuramento para a 2ª fase dos respectivos campeonatos nacionais.
A agenda completa do fim-de-semana desportivo da Academia de Futebol, composta por 8 jogos, pode ser conferida no quadro que segue:


Análise prévia da jornada

JUNIORES A: A 4 jornadas do final da 1ª fase e com um calendário que dita duas saídas consecutivas ao terreno de dois dos concorrentes directos do SC Beira-Mar (Paços de Ferreira e Oliveira do Bairro), a recepção ao Lusitano de Vildemoínhos do próximo sábado é um jogo em que a equipa de António Luís não poderá minimamente vacilar e os 3 pontos em disputa são o único objectivo admissível. Claramente superiores ao seu adversário (a classificação não engana), os auri-negros não se poderão esquecer, contudo, da derrota que lhes foi imposta pelos viseenses na 1ª volta e ter bem presentes os ensinamentos desse jogo de má memória.
JUNIORES B: Início da 2ª fase do campeonato distrital da 1ª divisão, onde a equipa do Beira-Mar, integrando a série dos últimos, terá como objectivo a manutenção neste escalão máximo, desiderato que falhou, por uma "unha negra", na 1ª fase. O adversário já é conhecido e se a classificação da 1ª fase significasse alguma coisa, o Avanca não teria muitas hipóteses na sua visita a Aveiro. Será, seguramente, um jogo adequado a uma boa entrada nesta derradeira fase da prova.
JUVENIS: A atravessar o pior momento da presente época, em termos de resultados, a equipa de Aguinaldo Melo joga cartada importante na sua difícil deslocação a Santa Maria da Feira, onde mora o actual 3º classificado da série B. Caídos para o 5º lugar nas 2 últimas jornadas, onde perderam 5 pontos, uma vitória dos auri-negros no terreno de um rival directo cairia como sopa no mel, e equilibraria mais as contas do difícil apuramento para a 2ª fase do campeonato nacional. Vamos a eles!
INICIADOS A: Com a garantia da qualificação para a 2ª fase da prova, obtida no último jogo com o Taboeira, as 5 jornadas restantes desta 1ª fase configuram, pelo menos, 3 objectivos ainda possíveis: 1- preparar a equipa para os jogos difíceis e muito competitivos da fase seguinte; 2- assegurar o 1º lugar da série C (falta 1 vitória e 1 empate); 3- terminar a 1ª fase sem derrotas. Para que tudo isto aconteça, será necessário ultrapassar, desde já, o São Romão, próximo adversário dos auri-negros e que, no jogo da 1ª volta, mostrou muito bom futebol no Estádio Mário Duarte. Pese embora a valia do opositor e o previsível frio que irá encontrar em Seia, a equipa de Alberto Raínho já deu mostras de saber ultrapassar (quase) todas as dificuldades e é a vitória no jogo que leva no pensamento.
INFANTIS A: Já todos sabemos que, às vezes, uma maratona pode ser decidida ao sprint, mas não deixa de ser muito ingrato para quem corta a meta em 2º lugar (que é muito honroso), perder uma corrida tão longa, na qual se empenhou imenso esforço e dedicação, nos metros finais. Esta imagem do atletismo serve-nos para ilustrar o que está em jogo no próximo sábado, quando se defrontarem no relvado secundário do Mário Duarte, Beira-Mar e Taboeira, dominadores absolutos da prova e que chegam a esta última jornada empatados em pontos. Só pode passar um (o que se lamenta) e será uma pena que uma destas equipas fique privada de participar na competitiva série dos primeiros. Aos auri-negros só a vitória interessa, já que em caso de igualdade os critérios de desempate jogam a favor da equipa adversária. Tudo é possível, é preciso acreditar, mas aconteça o que acontecer, ninguém pode tirar o mérito ao bom campeonato realizado pela equipa de Edmundo Ferreira. Num jogo de emoções fortes, espera-se a vitória do "fair-play"!
INFANTIS B: Mais descansados jogam os comandados de Ricardo Pinheiro, que procurarão, na recepção ao Avanca, terminar a 1ª fase da prova apenas com vitórias. Num jogo onde os extremos se tocam (Beira-Mar só com vitórias e Avanca só com derrotas), não é necessário ser um especialista para vaticinar qual o desfecho deste jogo.
ESCOLAS A: Já com a qualificação para a série dos primeiros fora do seu horizonte, resta à equipa de João e Pedro Teles, na sua deslocação ao terreno do Azurva, aproveitar o jogo para que os seus atletas continuem a crescer como futebolistas, para melhorar a qualidade do seu jogo e, sobretudo, para se divertirem muito. Força meninos!
ESCOLAS C: Espera-se também um jogo descansado para os meninos de Paulo Martins, a disputar com o Bom-Sucesso, no Campo do Seminário. Os pequenos auri-negros já asseguraram o 1º lugar da sua série, e esta partida, na qual acreditamos fortemente na vitória do Beira-Mar, poderá ser um bom treino em competição para a 2ª fase, que começa dentro de três semanas.

Sem comentários: