quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Agenda fim-de-semana: Apuramento dos juvenis tem de passar pelo Luso

A jornada do próximo fim-de-semana é decisiva para o futuro próximo da equipa de juvenis, que tem feito uma época notável e continua na corrida pelo apuramento para a 2ª fase do campeonato nacional, chegados que estamos à última jornada da fase inicial da prova. No entanto, a equipa de Aguinaldo Melo está dependente do que se passar no Centro de Treinos do Luso, palco do Académica - Boavista, que os “estudantes” não poderão vencer.
Para além da partida decisiva que os nossos sub-17 disputarão com o Sporting da Covilhã, no Estádio Mário Duarte, estão ainda agendados outros jogos de grande interesse, num total de 11 (2ª fase do campeonato nacional de juniores só terá início a 27 de Março), cujo quadro completo pode consultar a seguir:

Análise prévia da jornada

JUNIORES B: Começa a ser urgente amealhar pontos que nos ponham a salvo dos lugares de despromoção à 2ª divisão distrital que, em princípio, tocará aos 4, ou mesmo 5, últimos classificados. O interregno entre a 1ª e 2ª fase do campeonato nacional é uma boa oportunidade para o fazer, começando já no próximo sábado, em casa, contra o São João de Ver, que é o actual líder da prova.
JUVENIS: Após uma longa maratona onde a equipa de Aguinaldo Melo se colocou, quase sempre, na luta pelos primeiros lugares, seria uma pena, para este grupo de atletas e treinador, que se perdesse no último jogo a possibilidade de continuar a lutar, ainda que nos jogos do “play-off”, pela passagem à 2ª fase do campeonato nacional. É necessário, antes de tudo, vencer o Sporting da Covilhã (a quem goleámos, na Serra, por 0-8) e, depois, esperar que cheguem boas notícias do Luso, onde vamos ser todos um pouco boavisteiros, no jogo que os “axadrezados” disputarão com a Académica, que não poderá vencer.
INICIADOS A: A 2 jornadas do final da 1ª fase e alcançados que estão os principais objectivos, resta à equipa de Alberto Raínho agarrar a motivação, que advém de poder terminar a competição sem nenhuma derrota, para levar de vencida a equipa do Marialvas, que visita os auri-negros no 4º lugar da série C. Não são esperadas facilidades (o jogo da 1ª volta, em Cantanhede, foi disso exemplo), mas o bom momento que os aveirenses atravessam deverá ser suficiente para ultrapassar mais este obstáculo.
INICIADOS B: No campeonato distrital os aveirenses deslocam-se até ao norte, para defrontar o Espinho, numa partida muito difícil, mas onde os comandados de João Amaral procurarão dar continuidade aos bons jogos que têm feito. Até agora, decorridas que estão 3 jornadas da 2ª fase, “os tigres da Costa Verde” fizeram um jogo em casa e ganharam, enquanto os aveirenses foram visitantes derrotados no único jogo que fizeram fora de portas. Esperemos que não se mantenha esta tendência.
INFANTIS A: À 3ª jornada da 2ª fase do campeonato distrital, defrontam-se, no Campo do Seminário, as duas equipas que contam por vitórias os 2 jogos já disputados. Beira-Mar e Taboeira (equipa B) são as duas equipas mais fortes desta série e quem vencer no sábado assumirá, desde logo, o comando isolado.
INFANTIS B: Também com duas vitórias nos 2 jogos até agora disputados, a equipa de Ricardo Pinheiro volta à condição de visitado, recebendo o Paços de Brandão, equipa que tem uma vitória e uma derrota, esta cedida, precisamente, na condição de visitante. Os jogos nesta série dos primeiros têm-se revelado muito difíceis (as duas vitórias tangenciais são disso testemunho) mas, não se esperando facilidades, os aveirenses partem como favoritos, tendo em consideração o excelente futebol que são capazes de desenvolver.
ESCOLAS A: Bom jogo em perspectiva, aquele que a equipa dos irmãos Teles vai disputar no terreno do Eixense, equipa que fazia parte da mesma série dos auri-negros, na primeira fase da prova, e que, inclusivamente, se classificou à sua frente, terminando no 3º lugar, contra o 4º dos aveirenses. Com uma vitória para cada lado na fase inicial do campeonato distrital, este jogo será uma espécie de tira-teimas, adivinhando-se um jogo de resultado muito nivelado.
ESCOLAS B: Outro Eixense-Beira-Mar que esta jornada nos reserva e, tal como nas escolas A, também estas duas equipas são velhas conhecidas da 1ª fase. Neste escalão, no entanto, os auri-negros terminaram bem à frente do seu adversário, ainda que também tenham perdido na sua primeira deslocação ao campo do Monte. Não é, pois, um ambiente muito propício a vitórias beiramarenses, mas a equipa de João Paulo terá argumentos para poder contrariar estas estatísticas.
ESCOLAS C: Depois de uma entrada fulgurante na jornada inaugural da série dos primeiros, com uma goleada sobre o Mourisquense, o Beira-Mar joga, desta vez, na condição de visitado, recebendo o Cucujães, equipa que vem de uma derrota caseira, bastante pesada. Se a manhã de sábado for de acerto por parte dos pupilos de Paulo Martins, os auri-negros deverão somar a segunda vitória nesta 2ª fase do campeonato distrital.
PRÉ-ESCOLAS “A”: Vinda de uma goleada sobre o Valonguense, obtida na última jornada, a equipa “A” dos sub-8 auri-negros tem um compromisso teoricamente mais difícil, deslocando-se a Válega para defrontar a equipa local, que soma 1 vitória e 1 derrota nas jornadas anteriores. Tudo é possível, mas nós acreditamos na 2ª vitória consecutiva dos aveirenses.
PRÉ-ESCOLAS “B”: Com duas derrotas nas duas jornadas já disputadas, a equipa “B” desloca-se a Oiã para defrontar a equipa com quem reparte a cauda da classificação da série D. É uma boa oportunidade para qualquer das equipas lutar pela conquista dos primeiros pontos.

1 comentário:

Treinador João Rocha disse...

Parabens pela excelente organização. Votos de sucesso. Desde que morei em aveiro que me considero também do Beira-Mar. Abraços