quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Agenda fim-de-semana: Juvenis no Bessa em defesa do 4º lugar

Pela primeira vez nesta época, a agenda da Academia de Futebol para o fim-de-semana é composta por 12 jogos. Nem mais! Uma dúzia de encontros, a disputar por todas as nossas equipas, desde o escalão dos mais velhos, os juniores, até aos escalões mais novos de pré-escolas. Inicia-se a 2ª fase dos campeonatos distritais de escolas, mas o destaque da jornada vai para a deslocação dos juvenis ao Porto, onde defrontarão o Boavista, num jogo onde se jogará muito daquilo que será o futuro próximo da equipa de Aguinaldo Melo.
Segue o quadro completo dos jogos agendados para os próximos sábado e domingo:


Análise prévia da jornada

JUNIORES A: Disputa-se a última jornada da 1ª fase do campeonato nacional da 2ª divisão e, após as duas últimas jornadas, onde a pressão atingiu os níveis máximos, a equipa de António Luís, já com o apuramento garantido para a 2ª fase, recebe, tranquilamente, o SC Covilhã, onde quase nada está em jogo. É verdade que os aveirenses ainda podem aspirar ao primeiro lugar (o comandante Espinho tem apenas 1 ponto de vantagem), mas estão dependentes de uma escorregadela dos "tigres" da Costa Verde (empate, pelo menos) para o conseguir.
JUNIORES B: Em jogo da 4ª jornada da 2ª fase do campeonato distrital da 1ª divisão, a equipa auri-negra viaja até à Mealhada, onde perdeu na 1ª fase. No entanto, a equipa da Bairrada mostrou-se, ao longo da prova, perfeitamente acessível, pelo que um resultado positivo neste jogo está ao alcance do Beira-Mar.
JUVENIS: Na ponta final da 1ª fase do campeonato nacional (faltam 2 jornadas), a equipa de Aguinaldo Melo continua na luta por um lugar na fase seguinte. Este objectivo parece passar pela disputa do "play-off" destinado aos quartos classificados de cada uma das séries, lugar que os auri-negros disputam, na série B, com a Académica de Coimbra. A missão deste fim-de-semana é muito difícil, com os aveirenses a deslocarem-se ao Estádio do Bessa, para medir forças com o actual 3º classificado - o Boavista. Nada vai ficar decidido nesta jornada, e esta certeza, aliada ao facto de o Beira-Mar só depender de si próprio, pode dar aos aveirenses a tranquilidade necessária para explanarem o seu futebol e alcançarem um resultado positivo no Porto.
INICIADOS A: Faltam 3 jornadas para o final da 1ª fase, 3 jogos que podem fazer história no "palmarés" das equipas auri-negras. Para isso é necessário que o conjunto de Alberto Raínho termine a 1ª fase sem derrotas, objectivo que para ser alcançado passará, necessariamente, por um resultado positivo em Viseu, no jogo que disputará, no próximo domingo, contra o Académico local. Os academistas, que constituem uma boa equipa, têm uma hipótese remota de se classificarem para a fase seguinte, como um dos melhores terceiros classificados na 1ª fase do campeonato nacional, pelo que espera aos aveirenses uma tarefa muito difícil, no Estádio do Fontelo. Mas uma equipa que já leva 19 jogos sem perder, não quererá deixar de fazer história tão perto do final da prova.
INICIADOS B: A equipa de João Amaral volta a encontrar-se com a AA Avanca, adversário bem conhecido da 1ª fase e com o qual travámos 2 jogos que se saldaram por 2 empates. Por isso, a partida do próximo sábado, no relvado secundário do Mário Duarte, deverá pautar-se por muito equilíbrio e onde a vitória poderá sorrir à equipa que cometer menos erros.
INFANTIS A: Depois da boa vitória sobre o Mini Foot na jornada inaugural da 2ª fase do campeonato distrital, a deslocação ao terreno do Estrela Azul não deverá oferecer grandes dificuldades à equipa de Edmundo Ferreira. De facto, a turma de Cacia, conhecida dos auri-negros na 1ª fase da prova, foi goleada pelos aveirenses nos dois jogos então disputados, tendo terminado no último lugar da classificação.
INFANTIS B: No seguimento do jogo electrizante de sábado passado, onde os comandados de Ricardo Pinheiro entraram com o pé direito na 2ª fase do campeonato distrital (série dos primeiros), vencendo o super-candidato Feirense, os auri-negros têm novo compromisso difícil, à 2ª jornada, deslocando-se ao norte do distrito para defrontar a Lusitânia de Lourosa. O nosso próximo adversário classificou-se para esta fase como 2º classificado da série A, atrás do Anta (8 vitórias, 2 empates e 2 derrotas). Curiosamente, estas duas equipas defrontaram-se na 1ª jornada desta 2ª fase, tendo o Lourosa perdido no terreno dos espinhenses, por 3-1. Dado o valor já demonstrado pela equipa do Beira-Mar e pese embora o terreno "pelado" que vão encontrar, apostamos numa vitória dos auri-negros.
ESCOLAS A: Dá-se início, no próximo fim-de-semana, à 2ª fase dos campeonatos distritais de escolas e a equipa do SC Beira-Mar começa com um jogo em casa, defrontando o Azurva, adversário que já conhece da 1ª fase e a quem bateu, claramente, por duas vezes. Favoritismo, pois, para a equipa de João e Pedro Teles.
ESCOLAS B: Também a equipa de João Paulo defronta, na jornada inaugural, uma equipa que fazia parte da sua série na 1ª fase, o SC Alba. A equipa de Albergaria-a-Velha perdeu com os auri-negros os dois jogos anteriormente disputados, mas os resultados foram muito nivelados, pelo que, no jogo do Campo do Seminário, esperando-se uma vitória caseira, não são esperadas facilidades.
ESCOLAS C: A única equipa de escolas do SC Beira-Mar, que vai disputar a série dos primeiros, tem um teste difícil na jornada inaugural, aliás como se esperam todos os jogos desta fase, em que se apura o campeão distrital. A deslocação a Mourisca do Vouga servirá para encontrar o 2º classificado da série que os auri-negros venceram na 1ª fase e, se for verdade que "não há duas sem três", a equipa de Paulo Martins baterá novamente o Mourisquense e trará os 3 pontos para Aveiro.
PRÉ-ESCOLAS "A": Depois de um compromisso muito exigente na 1ª jornada do torneio distrital, onde Jó e os seus meninos alcançaram um empate a duas bolas em Eixo, a turma auri-negra é favorita no próximo jogo, a disputar sábado, no Campo do Seminário. O Valonguense, próximo adversário dos aveirenses, foi copiosamente batido em casa, na abertura do torneio (1-6, frente ao Mourisquense), parecendo não ter argumentos para contrariar o favoritismo dos da casa.
PRÉ-ESCOLAS "B": A nossa segunda equipa de pré-escolas, após a derrota em Bustos na 1ª jornada, jogará também na condição de visitada, defrontando o FC Vaguense, vencedor do Mourisquense no compromisso inicial do torneio. Espera-se que seja um bom jogo para os nossos pequenos atletas menos experientes se divertirem e continuarem a sua aprendizagem dos diversos processos do jogo.

Sem comentários: