segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

INICIADOS B: Derrota em período de compensação

Oliveira Bairro SC, 3 - SC Beira-Mar, 2
(1-1, ao intervalo)

Em jogo da 2ª jornada, da 2ª fase, do campeonato distrital de iniciados da 1ª divisão (série dos primeiros), a equipa do SC Beira-Mar foi batida, em Oliveira do Bairro, por tangencial 3-2. Numa partida que foi equilibrada na maior parte do tempo, disputada sob um frio polar, ao final da tarde, início da noite, do passado sábado, o balde de água gelada caiu sobre os aveirenses com a obtenção do 3º golo dos bairradinos, que surgiu já em período de compensação dado pelo árbitro. Esta derrota castigou, em demasia, os rapazes de João Amaral, que voltaram a realizar uma boa prestação.
O destaque do encontro vai para Leonardo (Leo), o nº 9 da casa, autor dos 3 golos que derrotaram os auri-negros, possuidor de uma boa técnica individual e de grande velocidade, características que os aveirenses nunca souberam contrariar.
O SC Beira-Mar apresentou, na Academia do Falcão, a seguinte equipa:
Canha (gr); Luís (cap) (Nuno Abreu, int), Fábio, João Rafael e Filipe; Diogo H. Carvalho, Tiago Ramalho (Jonnhy, 61') e Joel; Sousa, João Miguel (Steven, 53') e Jorge.
Suplentes não utilizados: Leo (gr), Rui, Sérgio e Bruno Reis.
A 1ª parte foi caracterizada por grande equilíbrio, com o jogo repartido pelos dois meios-campos, mas raramente com os guarda-redes a serem postos à prova. A grande oportunidade de golo desperdiçada nos primeiros 35', pertenceu ao Beira-Mar e surgiu logo aos 3' de jogo. João Miguel, lutador nato, ganhou na "raça" uma bola a meio-campo e partiu, isolado, em direcção às redes contrárias, mas adiantou em demasia a bola e perdeu o duelo com o guardião contrário. A equipa da casa desferiu o seu primeiro remate, aos 8', por André Rosa (a par de Leo, os jogadores mais em foco no Oliveira do Bairro), mas o pontapé de fora da área do nº 19 bairradino sobrevoou o travessão da baliza de Canha. Aos 11', este mesmo jogador esteve na origem de mais uma jogada de perigo, iniciada no flanco esquerdo, donde fez um passe atrasado para o remate frontal do nº 6 da casa, que passou também por cima da barra, causando enorme calafrio nos apaniguados da equipa de Aveiro. Estas duas ameaças foram o aviso para o primeiro golo, que haveria de chegar, aos 18', através de Leo, que fez o 1-0 à boca da baliza, emendando, em antecipação a Canha, um cruzamento efectuado do lado esquerdo. Não durou muito esta vantagem, já que, no minuto seguinte, o Beira-Mar repunha a igualdade, apontando o 1-1, por Sousa, que aproveitou um ressalto de bola, na grande área, após a marcação de um pontapé de canto, por Jorge, na direita, para fuzilar as redes visitadas. Este equilíbrio manter-se-ia até ao intervalo, antes do qual cada equipa dispôs de uma oportunidade para desempatar. Primeiro o Oliveira do Bairro, aos 26', através de um cabeceamento muito perigoso que Canha desviou para canto, passando a bola muito rente ao poste. Depois o Beira-Mar, aos 28', numa recarga de Joel, a uma bola devolvida pelo guarda-redes, após livre de Jorge, com um defesa da casa a substituir o seu guardião e a evitar o golo.
No 2º tempo o Oliveira do Bairro, mais forte fisicamente, teve ligeiro ascendente, com os comandados de João Amaral a darem boa réplica, equilibrando a contenda durante alguns trechos do periodo complementar. Foi, aliás, com uma nota de equilíbrio, que se desenrolou a parte inicial da segunda metade. Aos 3', após uma boa jogada pelo lado esquerdo, Jorge faz um cruzamento, para João Miguel, à boca da baliza, por pouco não chegar ao golo. Respondeu o Oliveira do Bairro, aos 6', no seguimento de um livre, que proporciona defesa apertada a Canha. O guardião aveirense voltaria a estar em evidência, aos 8', negando o segundo golo a Leo, que ganhou em velocidade a toda a defensiva auri-negra, mas não conseguiu ultrapassar Canha. Seguiu-se um período onde a equipa da casa se superiorizou um pouco e, como resultado deste ascendente, voltaria à liderança no marcador, ainda que o lance do 2-1, aos 19', tenha resultado de uma perda de bola em acção ofensiva dos auri-negros, bem aproveitada pelos oliveirenses para lançarem a velocidade de Leo, que fez um vistoso "chapéu" à saída do desamparado Canha. Reagiu bem o Beira-Mar e, à passagem da meia-hora, restabeleceria nova igualdade, com o 2-2 a surgir novamente de um lance de bola parada. Jorge, no seguimento de mais um pontapé livre, descaído para o lado esquerdo, coloca a bola nas costas da defensiva bairradina, surgindo de rompante João Rafael a empurrar para o fundo das malhas. Pensou-se que este seria o desfecho o encontro, o mais justo por tudo aquilo que se viu em campo, mas Leo não esteve muito de acordo com este vaticínio e, quando já decorriam dois minutos de compensação, o nº 9 dos "falcões" do Cértima gelou os ânimos aveirenses. O lance do 3-2 final é, em tudo, semelhante ao do seu golo anterior, voltando o excelente jogador adversário a fazer jus à sua velocidade e técnica individual, isolando-se de novo, mas agora a desviar a bola, rasteira, à saída extemporânea do guardião Canha.
Resta à equipa de João Amaral, que voltou a deixar boas indicações, continuar o seu trabalho, crescer cada vez mais, porque, da mesma forma que perderam este jogo, outros haverá onde a vitória lhes há-de sorrir.
Boa arbitragem.

Sem comentários: