sábado, 6 de fevereiro de 2010

INICIADOS B: Duas boas equipas em construção!

SC Beira-Mar, 1 - AD Sanjoanense, 1
(0-1, ao intervalo)

SC Beira-Mar e AD Sanjoanense deram esta manhã, no relvado secundário do Estádio Mário Duarte, o pontapé de saída da 2ª fase do campeonato distrital de iniciados da 1ª divisão da AF Aveiro (série dos primeiros). O duelo regional entre o 1º classificado da Zona Norte e o 2º da Zona Sul, na 1ª fase da prova, terminou empatado a um golo, num jogo interessante de seguir, bem disputado e que nos mostrou duas boas equipas em crescimento, dando já garantias de uma sólida base para a construção de conjuntos competitivos para o próximo ano, no campeonato nacional da categoria. O resultado aceita-se, mas se tivesse de haver um vencedor, os 3 pontos teriam de ficar em Aveiro.
O técnico João Amaral apresentou, neste "derby" do distrito de Aveiro, a seguinte equipa:
Leo (gr); Yusuf (Luís, int), Fábio (cap), Bruno Reis (Samuel, int) e Bruno Filipe; Nuno Abreu, Sérgio (Sousa, int) e Tiago Ramalho; Joel (Aurélio, 63'), João Miguel e Jorge.
Suplentes não utilizados: Canha (gr), Steven e Mário.
O jogo começou equilibrado, com posse de bola repartida e, desde logo, se verificou tratar-se de um confronto entre duas boas equipas. O primeiro sinal de perigo foi dado pelo Beira-Mar, aos 4', através de um lance pela esquerda de Jorge, servido muito bem por João Miguel, ganhando em velocidade ao seu marcador directo, para rematar, na passada, às malhas laterais. Decorria o encontro numa toada de muito equilíbrio, com grande entrega de todos os jogadores, quando, aos 8', os visitantes chegam à vantagem, num lance que começa num erro defensivo, em zona perigosa de transição e que provocou vantagem numérica à Sanjoanense, bem aproveitada pelo desequilibrador Gil, que transportou com rapidez a bola, para, à entrada da área, desferir um remate forte, que Leo só conseguiu deter com uma defesa para a frente, onde surgiu Cardoso a fazer a recarga vitoriosa.
Os auri-negros reagiram bem ao 0-1 e, aos 15', poderiam ter chegado à igualdade, no seguimento de uma boa jogada pela direita, que culminou com um cruzamento de Joel, ao qual correspondeu João Miguel, bem dentro da grande área sanjoanense, com um remate que passou por cima da barra do guardião Cláudio. Decorria já uma fase de jogo em que os aveirenses passaram a ter maior ascendente e, aos 27', Jorge protagoniza mais uma iniciativa pelo lado esquerdo, onde Daniel mostrava grandes dificuldades para travar o 75 aveirense, e cruza para uma recepção de Sérgio que, de costas para a baliza, oferece o remate frontal a Tiago Ramalho, que atira à figura do "gigante" Cláudio, que se revelou um guarda-redes com "mãos-de-ferro", transmitindo enorme segurança a toda a sua defensiva. A desvantagem ao intervalo era, de algum modo, injusta para os donos do terreno, sendo o empate o resultado que melhor retrataria o filme do jogo até então.
A equipa de João Amaral entrou muito bem na 2ª parte, disposta a dar a volta à situação e cedo tomou conta das operações. Logo no primeiro minuto, Jorge aproveita um livre sobre a esquerda, para colocar a bola na área, onde se gerou uma confusão que proporcionou dois remates (Joel e Fábio), rechaçados pela muralha da defesa sanjoanense. Aos 9', também de bola parada, Jorge volta a fazer "chuveirinho" para a área, a bola é cortada para a linha limite da zona de rigor, onde Tiago Ramalho, em boa posição, desfere um remate, que mais uma vez o guardião contrário deteve com segurança. Esta insistência haveria de dar os seus frutos e, aos 12', o Beira-Mar chega ao merecido empate. João Miguel faz um passe a rasgar para Jorge, agora na direita, e o extremo aveirense, em progressão, faz um centro que é interceptado com a mão por um defesa visitante. O árbitro não teve dúvidas em assinalar a marca de grande penalidade, que Jorge, chamado a marcar, transformou no 1-1 com um remate bem colocado, indefensável para o, até aí, intransponível Cláudio.
A Sanjoanense também procurou reagir ao golo sofrido, mas foram os anfitriões, aos 16', que perderam uma flagrante oportunidade para se colocar em vantagem. Após uma triangulação perfeita entre Joel, João Miguel e Jorge, este aparece na cara de Cláudio e remata para uma defesa de recurso, com o pé, do guardião de São João da Madeira. A emoção subia, estava-se numa fase do jogo onde se sentia que o golo poderia acontecer em qualquer das balizas. Aos 30', foi o esquerdino Gil, após uma boa jogada em que tirou vários adversários do caminho, que teve a oportunidade para desempatar, mas, na cara de Leo, perdeu o duelo com o corajoso guardião auri-negro, que lhe negou o golo com uma saída destemida, onde ofereceu o corpo ao remate do nº 11 visitante. No minuto seguinte, respondia o Beira-Mar, com uma arrancada soberba do recém entrado Aurélio, pela direita, ganhando em velocidade ao seu marcador, para, da linha de fundo, dar atrasado para a finalização deficiente de Sousa, que falha o remate (e o golo) por duas vezes.
O final do encontro chegaria pouco depois e as equipas em presença estão de parabéns pelo espectáculo proporcionado. Boa arbitragem.

Sem comentários: