sábado, 13 de março de 2010

INFANTIS A: Manhã de contrastes

SC Beira-Mar, 7 - SM Murtoense, 3
(4-0, ao intervalo)

Numa manhã que começou fria, mas com muito sol, foi também de alguns contrastes o jogo que opôs as equipas de infantis A do Beira-Mar e do Murtoense, em partida da 5ª jornada, da 2ª fase, do campeonato distrital da categoria. Em confronto dois conjuntos de valor muito desnivelado, colocando de um lado uma equipa (Beira-Mar) a quem se "exigia" a vitória (e por números que não deixassem dúvidas) e do outro, o Murtoense, à qual nada se pedia, para além da participação no espectáculo, que muito dignificou. Foi ainda contrastante o nível exibicional da turma auri-negra, com uma 1ª parte onde mandou completamente no jogo, obtendo 4 golos sem resposta, para vir a decair no período complementar, permitindo à equipa da Murtosa atacar mais vezes, resultando desse facto a obtenção de 3 golos (!), contra igual número obtido pelos aveirenses.
Edmundo Ferreira apresentou, no Campo do Seminário, neste dia de Inverno/Primavera, a seguinte equipa:
Diogo (gr); Regêncio e Nuno (cap); Miguel, Manu e Ladeiro; Rafa.
Jogaram ainda: Luís Miguel, Francisco, Bruno e Marcos Dias.
O Beira-Mar entrou dominante e chegou ao 1-0 logo aos 2' de jogo, numa transição rápida, com abertura na direita, onde surgiu Miguel, livre de adversários, a rematar cruzado para o fundo das redes, inaugurando o marcador. Seguiu-se um período relativamente longo de jejum de golos, com os aveirenses a dominarem em absoluto o rumo dos acontecimentos, mas a falharem, algumas vezes, na qualidade do passe e na finalização. Aos 9', após um lançamento longo, na esquerda, Ladeiro desperdiça na cara do guarda-redes, atirando a bola contra o seu corpo. Aos 12', na sequência de uma excelente jogada, com boa circulação de bola, Rafa dispara à entrada da área e proporciona ao guardião visitante difícil defesa para canto. Ladeiro, aos 13', não consegue, de novo, vencer o duelo com o guarda-redes da Murtosa, permitindo-lhe a defesa, quando era o último adversário a ultrapassar. O Murtoense só aos 14' deu algum sinal em termos ofensivos, na marcação de um livre que Diogo defendeu com algum aperto. Viria, a seguir, o período mais fértil do ponto de vista auri-negro, com a obtenção de mais 3 golos até ao intervalo, materializando, assim, a superioridade evidenciada. O 2-0 acontece aos 16', na sequência de um pontapé de canto apontado por Nuno, na esquerda do ataque aveirense, aparecendo Manu a rematar de cabeça ao poste, para Miguel, na recarga, fazer facilmente o bis. Passados dois minutos, Luís Miguel, com um remate dentro da área, eleva para 3-0 e o mesmo jogador, aos 25', volta a fazer o gosto ao pé, através de um remate, descaído para o lado direito, que surpreendeu o guarda-redes, que não pôde evitar o 4-0. Até ao intervalo, registo para uma oportunidade para cada uma das equipas, com Diogo, aos 26', a evitar o golo do Murtoense por duas vezes, com duas excelentes defesas e, no minuto seguinte, Luís Migue, isolado, após uma boa jogada, a desperdiçar a possibilidade de "hat-trick", atirando contra o guarda-redes forasteiro.
Para o 2º tempo, o Beira-Mar apresentou-se com:
Bernardo (gr); Marcos Dias e Nuno; Bruno, Francisco e Ladeiro; Luís Miguel.
Também jogaram: Regêncio, Rafa, Miguel e Manu.
A 2ª parte não foi tão intensa, o jogo perdeu também qualidade e o Murtoense aproveitou para se aproximar mais vezes da baliza defendida nesta 2ª parte por Bernardo, que, apesar de ter sido batido por três vezes, não teve responsabilidade nos golos (todos de recarga) e realizou boa actuação. Ainda assim, os auri-negros aumentariam para 5-0, logo na primeira jogada do período complementar (10 segundos de jogo) numa boa jogada de Luís Miguel pela direita, com cruzamento mortífero para uma entrada vitoriosa de Ladeiro, que, em antecipação, atirou para o fundo da baliza. Bruno, aos 2' (cabeceamento ao 2º poste, por cima da barra, após canto de Nuno) e aos 8' (jogada de contra-ataque, assistido na direita também por Nuno), tem duas soberanas oportunidades para aumentar o pecúlio da sua equipa, mas seria o Murtoense a aproveitar alguma apatia dos auri-negros para marcar 2 golos, aos 16' e aos 18', aproveitando, nos dois lances, segundas bolas. No 5-1 foi Bernardo que defendeu o primeiro remate, enquanto que no 5-2 foi o poste a devolver a bola. Feridos no seu orgulho, os aveirenses carregaram um pouco no acelerador, ameaçando, primeiro por Manu, aos 19', que desperdiçou o golo à boca da baliza, para depois, aos 22', chegarem ao 6-2. Foi um lance iniciado em Nuno, na direita, que solicita, com um cruzamento, Luís Miquel, que, à boca da baliza, encosta para o golo. Nuno, muito activo nesta fase do encontro, aos 23', rematou do meio da rua à barra, num lance que foi o ensaio para o 7-2, obtido aos 25', com um portentoso remate desferido de muito longe. Golo de bandeira! O Murtoense fixaria o resultado final, aos 26', obtendo o 7-3 em mais um lance em que Bernardo nega o golo por duas vezes, antes da recarga vitoriosa do avançado da Murtosa, à qual nada podia fazer. Rafa, no minuto seguinte, com um remate colocado, ainda proporciona a defesa da manhã ao guarda-redes do Murtoense.

Sem comentários: