sexta-feira, 14 de maio de 2010

Agenda fim-de-semana: Infantis B em "alerta laranja" com a visita do Anadia


Com o fim da participação nos respectivos campeonatos nacionais das equipas de juniores, juvenis e iniciados, restam, para terminar a época, as provas distritais, reduzindo-se, por esse facto, o número de jogos da agenda do fim-de-semana. Na próxima jornada serão 8 as formações auri-negras em competição (infantis A folgam), com especial destaque para a recepção da equipa de infantis B ao Anadia, num jogo de extrema importância para os objectivos dos aveirenses, que terão pela frente um adversário de elevado grau de dificuldade. Também a equipa de juniores disputará, em Fiães, uma partida de elevada importância para as decisões finais no campeonato distrital da 1ª divisão.
Consulte o quadro completo de jogos agendados:


Análise prévia da jornada

JUNIORES B: A 3 jornadas do final do campeonato distrital, encontra-se bastante renhida a luta pela permanência no escalão maior da categoria. Serão 5, em princípio, o número de equipas a despromover. Com Esmoriz e Ovarense já condenados e Eixense e Avanca com hipóteses ínfimas, a última vaga para a descida aos "infernos" da 2ª divisão será digladiada entre 5 equipas: Águeda e Beira-Mar (26 pontos), São João de Ver (25), Mealhada (23) e Fiães (22). Os auri-negros deslocam-se precisamente a Fiães, para um jogo que colocará frente a frente duas equipas com os mesmos objectivos. Uma vitória aveirense garantiria, desde logo, a manutenção, mas uma derrota deixaria as contas muito complicadas, sendo o empate o mal menor.
INICIADOS B: Curiosamente, também a equipa de iniciados se deslocará ao reduto do Fiães, mas este jogo não terá a mesma carga emocional do que o de juniores. Tratando-se da série dos primeiros, a equipa de João Amaral está há muito a salvo das despromoções, pese embora o último lugar que ocupa na tabela classificativa. O Fiães, até há pouco na luta pela subida, está agora longe desse objectivo, mas não deixará de ser o favorito para um jogo em que os aveirenses procurarão pontuar.
INFANTIS B: Sem desprimor para todas as restantes equipas, será este o jogo mais importante da jornada. Isolada no comando desde a última jornada, a equipa de Ricardo Pinheiro tem, na recepção ao Anadia, um duro teste à sua condição de líder e de candidato ao ceptro distrital. Com efeito, a equipa bairradina foi a única que, até agora, em jogos oficiais, bateu os auri-negros (2-1 na 1ª volta, em Anadia) e, estando a 5 pontos do Beira-Mar, sabe que uma derrota os afastará, em definitivo, de qualquer veleidade quanto ao 1º lugar. Uma vitória, pelo contrário, deixaria o campeonato "ingovernável" quanto ao desfecho final, com 4 equipas a poderem chegar ao título. Com 6 jogos para o fim, a equipa auri-negra terá, na motivação de depender apenas de si própria, o principal argumento para se impor aos visitantes e dar, deste modo, mais um passo importante rumo ao seu grande objectivo.
ESCOLAS A: Com os resultados verificados na última jornada, a nossa equipa isolou-se no comando da série F, com 3 pontos de avanço sobre o Eixense e tem praticamente garantida a vitória nesta 2ª fase. Para que isso aconteça, nos 2 jogos que tem para disputar, terá de vencer um e empatar outro, partindo do princípio que o seu adversário directo ganha os seus jogos por números que lhe dêem vantagem no "goal-average". A deslocação a Cacia não se afigura muito difícil (na 1ª volta o Estrela Azul foi batido por 17-0) e nem o tipo de terreno que os comandados dos irmãos Teles irão encontrar (pelado) deverá ser obstáculo suficiente para impedir o regresso a Aveiro com os 3 pontos na bagagem.
ESCOLAS B: Mais perto da vitória na série E está a equipa de João Paulo, que ficará garantida em caso de vitória sobre o Beira-Vouga, na deslocação a Frossos. O jogo, no entanto, é de grau de dificuldade mais elevado, recordando-se que, na 1ª volta, no Campo do Seminário, a vitória registada teve números algo nivelados (3-1 para os auri-negros).
ESCOLAS C: Ainda que, durante boa parte da 1ª volta, a equipa de Paulo Martins tenha andado na luta pela liderança do campeonato distrital, actualmente encontra-se já a 7 pontos desse objectivo, num tranquilo e honroso 4º lugar. O próximo jogo, no Campo do Seminário, afigura-se como bastante importante e decisivo na luta pelo último lugar no pódio, o 3º lugar, ao qual o Beira-Mar ascenderá, em caso de vitória, por troca com o seu adversário no jogo de sábado (Anta). A equipa de Espinho tem feito um excelente campeonato, mas está perfeitamente ao alcance da equipa aveirense, que já os bateu no jogo da 1ª volta (2-3).
PRÉ-ESCOLAS "A": Com o líder Mourisquense a não ceder, parece já ser muito difícil atingir o 1º lugar na série C do torneio distrital, mas o próximo jogo a disputar com o Bom-Sucesso, que nos visita, terá o aliciante de verificar até que ponto o empate cedido na 1ª volta foi um acidente de percurso.
PRÉ-ESCOLAS "B": Jogo onde os extremos se tocam: último (Beira-Mar), contra primeiro (Oliveira do Bairro). Os bairradinos contam por vitórias todos os 12 jogos já disputados e, pese embora a grande evolução verificada na nossa equipa "B" desde o início do torneio, os auri-negros não deverão evitar mais um desaire frente aos jovens "falcões" do Cértima.

Sem comentários: