domingo, 23 de maio de 2010

INICIADOS B: Adversário foi melhor

SC Beira-Mar, 0 - CD Feirense, 3
(0-1, ao intervalo)

Numa manhã de muito calor, nada propícia à prática de um jogo de futebol, disputou-se, no passado sábado, no relvado secundário do Estádio Mário Duarte, mais um jogo do campeonato distrital de iniciados da 1ª divisão, que colocou em confronto dois dos emblemas que, no distrito de Aveiro, muito têm dado ao futebol jovem. A partida, pese embora a temperatura elevada, foi bastante "morna", teve poucos motivos de interesse, não foi bem jogada, mas teve, indiscutivelmente, um vencedor justo. O Feirense, com efeito, foi quase sempre melhor equipa e, sem ter deslumbrado, aproveitou bem as fragilidades encontradas e acabou por levar de vencida uma equipa do Beira-Mar que, devido a um compromisso assumido para um jogo treino com a Naval 1º de Maio da parte da tarde, apresentou uma equipa muito diferente da habitual.
Sob uma arbitragem geralmente bem conduzida, o SC Beira-Mar apresentou-se com:
Canha (gr); Luís (cap) (Yusuf, int), Gui (Samuel, int), Bruno Reis e Filipe; Zazu, Sérgio (Nuno Abreu, int) e Timóteo; Didi (Jorge, 43'), Vítor e Steven (Vieira, int).
Suplentes não utilizados: Leo (gr).
O Feirense entrou muito bem no jogo, encostou o Beira-Mar à sua baliza e poderia ter marcado logo no primeiro minuto, quando, na sequência da marcação de um canto, a bola foi à barra da baliza defendida por Canha. Foi o primeiro aviso, que se repetiu pouco depois, aos 3', com nova oportunidade para os "fogaceiros", aparecendo o seu jogador nº 7, solto na direita, a rematar com muito perigo, mas ao lado. O ascendente da equipa da Feira proporcionaria ainda, aos 5', nova ocasião para inaugurar o marcador, através de um golpe de cabeça do jogador nº 9, após cruzamento da esquerda, que fez sair a bola ao lado.
O Beira-Mar tardou a reagir, mas, aos 11', numa jogada de contra-ataque, Steven escapa-se em velocidade pela esquerda, enquadra-se com a baliza e remata à figura do guardião visitante, dando o primeiro sinal de perigo do lado auri-negro. Mas a verdade é que a equipa da Feira já dera mostras de ser mais perigosa e, portanto, de uma forma natural, aos 14', chegou à vantagem. A jogada do 0-1 inicia-se na direita, com um cruzamento para a área, onde o jogador nº11 (Tiago) recebe, evita o opositor directo e, só com Canha pela frente, atira a contar.
Como que afectados pelo golo, os aveirenses, no minuto seguinte, quase sofriam o segundo, quando Canha calcula mal o ressalto de uma bola, que o sobrevoa e passa muito perto do poste da sua baliza. Steven era dos jogadores mais inconformados do lado do Beira-Mar e, valendo-se da sua velocidade, aos 20', leva novamente o perigo à baliza do Feirense, quando ganha uma bola e remata forte para uma extraordinária defesa do guarda-redes para canto, com a bola a roçar ainda o travessão.
Na segunda parte, a entrada dos visitantes voltou a ser melhor e, logo aos 4', poderiam ter aumentado a vantagem, num lance em que o nº 8 se escapa em velocidade pela direita e dá atrasado para o recém-entrado nº 18 que, completamente sozinho, atira para as mãos de Canha, perdendo soberana ocasião para marcar.
O Beira-Mar, com as linhas mais subidas na procura do empate, começava a dar mais espaços na sua retaguarda, o que se revelaria fatal dada a velocidade patenteada pelos jogadores mais adiantados da equipa da Feira. E foi precisamente numa transição rápida que os visitantes chegaram ao 0-2, novamente por Tiago (nº 11), numa boa execução técnica que culmina com um remate colocado, desferido de fora da área, que não deu hipóteses de defesa a Canha. O 0-3, algo pesado para os aveirenses, surgiria ao cair do pano, novamente num aproveitamento do adiantamento da equipa da casa. O lançamento longo é feito para as costas da defesa, onde surgiu completamente isolado o nº 8 feirense (Dylan), que teve tempo para tudo e desfeiteou, sem dificuldade, o indefeso Canha.
Os números são exagerados, mas a vitória do Feirense foi justa. Contra factos...

Sem comentários: