domingo, 24 de outubro de 2010

JUNIORES A: Aveirenses deixam escapar vitória perto do final

SC Beira-Mar, 1 - Oliveira Bairro SC, 1
(0-0, ao intervalo)

A equipa de juniores do Beira-Mar perdeu excelente oportunidade de rubricar a sua terceira vitória consecutiva no campeonato nacional da 2ª divisão, ao empatar em casa com o Oliveira do Bairro, num jogo em que não soube guardar a vantagem alcançada à meia-hora da segunda parte, deixando-se empatar a 5 minutos dos 90 regulamentares, no único lance em que os bairradinos chegaram à baliza de Diogo durante o período complementar. A equipa de António Luís não esteve particularmente bem, especialmente durante a primeira parte, mas subiu de produção no segundo tempo, período durante o qual viria a justificar a vitória, que lhe acabaria por fugir ingloriamente.
O técnico aveirense apresentou:
Diogo (gr); Berna (Papy, 76'), Lobo, Renato Gomes e Bryan; Granja, André Aranha, Filipe Vieira e André Vaz (cap); Sílvio (Nélson, int) e Ibrahima (Cassamá, int).
Suplentes não utilizados: Hugo (gr), Mika, Renato Silva e Greno.
O Beira-Mar entrou melhor no jogo, conquistando de imediato dois pontapés de canto consecutivos, que criaram algum apuro para a defesa visitante. No entanto, os vários lances de bola parada e uma diagonal de Ibrahima, aos 7', com um remate de pé direito para uma defesa apertada do guardião contrário, foi o melhor que os auri-negros alcançaram na fase inicial do jogo, pese embora o domínio exercido, diante de um adversário que apresentava as suas linhas muito recuadas e que procurava responder sempre que podia. O primeiro sinal dado pela equipa da Bairrada surgiu aos 11', numa jogada pelo lado esquerdo, com centro para o meio, bola amortecida para a entrada da área e remate pronto do ponta-de-lança, nº 9, que se revelaria um jogador bastante interessante. A bola saiu por cima da baliza defendida por Diogo Lopes.
O Beira-Mar intensificava a pressão, mas foi, curiosamente, o Oliveira do Bairro a dispor de duas boas ocasiões para abrir o marcador. Primeiro, aos 21', numa jogada de contra-ataque rápido, com a bola a ser metida na frente do jogador nº 9 já referido, que se isolou, mas foi desfeiteado pela saída pronta de Diogo, que se arrojou ao relvado e lhe tirou a bola dos pés. Pouco depois, aos 25', foi a vez do nº 11 ver a bola cair à frente do seu pé direito, após uma série de ressaltos na área, mas o seu remate, feito na cara de Diogo Lopes, saiu para as nuvens.
O Beira-Mar responderia, com um lance de algum perigo, apenas aos 31', e através de um remate de fora da área, desferido por Bryan, à figura do guardião de Oliveira do Bairro. A ocasião mais clara de golo, por parte do Beira-Mar, nesta primeira parte, surgiria, aos 32', na sequência de magnífica jogada de combinação pelo flanco esquerdo, com Ibrahima a tocar em Bryan, que ganhou a linha de fundo e cruzou ao primeiro poste, onde surgiu André Vaz a desviar, de primeira, para a baliza, mas a bola passou rente ao poste direito.
O nulo ao intervalo era um resultado que se aceitava, pois se o Beira-Mar tinha dominado o jogo em termos de posse de bola, esse domínio não se tinha materializado, nem em golos, nem em claras oportunidades para marcar, rubricas onde as equipas se tinham equivalido.
Na segunda parte o Beira-Mar esteve melhor e juntou ao domínio territorial, que continuou a manter, uma produção atacante que deu um golo e poderia ter resultado em mais um ou outro. O Oliveira do Bairro defendeu na maior parte do tempo e teve a felicidade de conseguir empatar na única vez que colocou a bola entre os postes da baliza de Diogo.
A equipa de António Luís, com duas alterações operadas ao intervalo, entrou decidida a rapidamente resolver o jogo a seu favor. Logo aos 49', Granja ensaia um remate de longe, para uma defesa apertada do guarda-redes adversário. No minuto seguinte, um centro de Berna, após uma incursão pelo corredor direito, quase trai o guardião dos "falcões" do Cértima, que resolve o problema com uma defesa a soco, em cima da linha de golo. Aos 52' é André Vaz, que falha o remate à meia-volta, no centro da área, perdendo soberana ocasião de abrir o marcador. Aos 54', uma jogada pelo flanco esquerdo do ataque aveirense, poderia ter resultado bem melhor do que o remate fraco e rasteiro de André Aranha, que saiu à figura do "keeper" visitante.
Após o primeiro quarto de hora da segunda parte, a produção atacante do Beira-mar caiu ligeiramente, permitindo à equipa do Oliveira do Bairro respirar um pouco mais e responder timidamente, mas sem nunca criar perigo para as redes de Diogo. Era sempre o Beira-Mar a equipa mais perigosa e, aos 67', um remate em arco de Cassamá, desferido da esquerda, leva de novo o pânico à baliza dos forasteiros. O "nó" estava muito difícil de desatar, mas, finalmente, à passagem da meia-hora da etapa secundária, uma grande abertura de Filipe Vieira, que se assumiu hoje como o "patrão" da equipa, colocou a bola na direita, a cerca de 50 metros, em Nelson, que correu e centrou atrasado, rasteiro, para o remate de primeira, cruzado e também rasteiro, do "capitão" André Vaz, que fez a bola entrar junto à base do poste direito. Estava feito o 1-0 e aberto, pensou-se, o caminho para mais uma vitória. Tanto mais que, aos 82', uma boa jogada de Bryan pelo seu corredor, após passe de Nelson, termina num remate às malhas laterais, perdendo-se a hipótese de chegar ao golo da tranquilidade. No minuto seguinte, Nelson recebe um passe longo, na esquerda, flecte para dentro e remata forte, com muito perigo, mas sem acertar no alvo.
Toda esta avalanche atacante não fazia prever o que aconteceria, aos 85', com o Oliveira do Bairro a chegar ao 1-1, de uma forma inesperada e perante alguma passividade do último reduto aveirense. Um centro largo da direita apanha o médio ofensivo, nº 10, do Oliveira do Bairro, nas costas dos centrais e, de cabeça, sem tirar os pés do chão (!) remata fora do alcance de Diogo. Foi um balde de água fria para os locais, que dispunham já de pouco tempo para emendar este erro.
Mesmo assim, partiram para cima do adversário e só por manifesta falta de sorte não conseguiram chegar à vitória, dispondo de três claras ocasiões para recuperar a vantagem no marcador. Aos 89', uma jogada individual de André Aranha, permiti-lhe ganhar posição privilegiada de remate, que parte para defesa de recurso do guarda-redes, gorando-se ainda, por muito pouco, a hipótese de recarga com êxito de Papy, que teve uma estreia não muito feliz. O longilíneo jogador do Beira-Mar, dois minutos depois, já em período de compensação, falha um golo feito, atirando ao lado do poste, com o guardião fora da baliza, após jogada de Cassamá pelo lado direito. No último minuto de descontos, tempo ainda para Nelson atirar caprichosamente à base do poste direito da baliza do Oliveira do Bairro, após mais uma magnífica abertura de Filipe Vieira. Era azar demais e o jogo acabaria logo ali, para grande desânimo dos jogadores da casa, que fizeram uma segunda parte merecedora de outro resultado.
O Sr. Carlos Oliveira realizou um trabalho regular e, não tendo influência no resultado, pareceu-nos apenas que apitou em demasia.

Sem comentários: