segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

BENJAMINS B "A": A festa não ficou estragada com a primeira derrota

GD Gafanha, 4 - SC Beira-Mar "A", 0
(1-0, ao intervalo)

A deslocação ao complexo do Gafanha antevia um jogo dificil, mas ninguém esperava este resultado final. Para o jogo de encerramento desta 1ª fase, a equipa orientada pelos treinadores Paulo Martins e Jorge Vinagre vinha tentar juntar, ao 1º lugar alcançado nesta fase, a invencibilidade que a outra equipa dos Benjamins B já tinha conseguido na semana anterior.
Para este embate, os jogadores que iniciaram o encontro foram:
João Luis (cap e gr), Tiago Almeida , Renato, Pedro Reis, Rui Tiago, Luis Nunes e Samuel.
Foram ainda utilizados o Alex, Bruno Santos, Tiago Neves, Couceiro e Simão.
O jogo começou com ascendente do Beira -Mar, que teve a iniciativa do jogo e que mostrou vontade de marcar rapidamente. O Gafanha mostrou que a sua estratégia era defender o melhor possivel e apostar na velocidade do contra ataque. Os primeiros minutos foram de sufoco para a eqipa da casa, que só com muita garra e alguma dureza pelo meio foi conseguindo aguentar o nulo. Os minutos foram passando e a agressividade dos jogadores do Gafanha começou a surtir efeito nos nossos atletas, que começaram a desoriemtar-se. O árbito deixou jogar, prejudicando a nossa equipa, tendo mesmo o nosso ponta de lança de ser substituido, situação que já se tinha passado em Aveiro no jogo da 1ª volta. O jogo nesta fase teve alguns lances de perigo nas duas balizas, valendo as boas intervenções dos guarda-redes para manterem as balizas invioladas. Num livre a meio do campo, um jogador da casa conseguiu, sem o árbito se aperceber, avançar uns bons metros para a frente e, com os nossos atletas desatentos, não fazendo barreira, marcar o primeiro golo da partida. Até ao final da 1º parte assistiu-se, mais uma vez, a uma avalanche de jogadas na baliza adversária, mas sem efeitos práticos.Abusou-se muito das jogadas individuais, o que favorecia sempre a equipa que defendia.
Para a 2ª metade, o treinador apostou, para o reinício da partida, no seguinte 7:
João Luis (cap e gr), Renato, Tiago Neves, Pedro Reis, Rui Tiago, Samuel e Alex.
Como habitualmente, todos os outros atletas também jogaram, ou seja o Simão, o Couceiro, o Bruno Santos, o Tiago Almeida e o Luis Nunes.
O Beira-Mar voltou a entrar bem no jogo e mostrou que queria dar a volta ao resultado, apostando claramente o adversário em defender a vantagem que trazia da 1ª metade. Nos primeiros minutos, o Gafanha não conseguia sair do seu meio campo, havendo, muita vezes, 12 jogadores dentro da sua área. Tudo se tentou para marcar, mas estávamos naquele dia em que a bola não queria entrar.
O tempo passava e o desespero apoderava-se dos nosso atletas, todos queriam tentar ajudar a marcar. O Gafanha defendeu-se como pôde e conseguiu, com muita garra, manter a sua baliza inviolável. Houve aqui um lance muito duvidoso, pareceu que o guarda-redes defendeu uma das muitas bolas já dentro da baliza, mas como o árbito não viu...
Como é habitual, quem não marca sofre e, no primeiro ataque (contra-ataque), o Gafanha apanhou toda a equipa em contra-pé e fez o 2-0. A partir daqui o Beira-Mar nunca mais conseguiu organizar o seu jogo e, apesar de continuar ao ataque, foi o Gafanha que marcou por mais 2 vezes.
As vitórias são sempre o maior estímulo de uma competição, mas, quando temos uma derrota, temos de aproveitar para reflectir, ver o que está menos bem para melhorar nos próximos jogos.  Aproxima-se a segunda fase da competição, onde se vão encontrar mais equipas com esta dinâmica e nós temos de estar preparados. Os nossos jogadores têm as competências, mas têm que conseguir reagir às adversidades com a cabeça fria.
No fim do encontro realizou-se o almoço-convívio desta equipa, onde se juntaram, entre atletas, famílias, treinadores e directores da academia do Beira-Mar, mais de 80 pessoas, sendo elas que todos os dias ajudam esta equipa, contribuindo para elevar o nome do nosso clube.
A 2 ª fase segue dentro de momentos...

Sem comentários: