quinta-feira, 24 de março de 2011

Agenda fim-de-semana: Juniores B com reduzida margem de erro no campeonato distrital

Numa jornada com 12 jogos (5 em casa e 7 fora), a equipa de juniores do SC Beira-Mar, que disputa o campeonato distrital da 1ª divisão, apresenta-se novamente perante os seus adeptos, mais uma vez com a "obrigação" da conquista dos 3 pontos, frente ao Cesarense, sob pena de comprometer a prossecução dos seus objectivos, pese embora não se ter atingido ainda a metade da prova.
Na variante de 7, serão acompanhados com particular atenção os jogos onde as equipas auri-negras lutam pelos lugares cimeiros dos respectivos campeonatos distritais. Os infantis A terminam a 1ª volta com uma deslocação a Albergaria, onde procurarão, contra o último classificado da prova, fazer a viragem do campeonato na frente da classificação, enquanto que benjamins B e traquinas A enfrentam um adversário comum - o GD Mealhada - com os sub-10 no papel de anfitriões e a equipa de Daniel Esteves a viajar até à "capital" do leitão assado. Ambas as formações procurarão manter-se no ataque à liderança dos seus campeonatos.
Detenha-se, agora, no quadro completo dos jogos do fim-de-semana:

Análise prévia da jornada

JUNIORES A: Depois da estratégica vitória sobre o Oliveira do Bairro, na última jornada, a equipa de António Luís está, matematicamente, à distância de 2 vitórias para garantir a manutenção no campeonato nacional da 2ª divisão. E, com uma conjugação favorável de resultados, até pode acontecer que, já na próxima jornada, esse objectivo seja atingido. Em qualquer dos casos, é importante que se ganhe o jogo de Gouveia, de modo a arrumar, o mais depressa possível, com esta questão. O nosso adversário é o último classificado da prova, posição que já trazia da 1ª fase, mas já mostrou que, por vezes, é capaz de uma surpresa. O Beira-Mar teve essa experiência no jogo em casa, na 1ª fase, sendo derrotado pela equipa serrana e hipotecado, com esse resultado, objectivos mais ambiciosos. Veremos, agora, que Gouveia nos vai sair, se aquele que foi goleado na 1ª jornada da 2ª fase em Oliveira do Bairro, ou o outro que surpreendeu o líder da prova, o Padroense, na última jornada.
JUNIORES B: É com um saldo de 3 derrotas em 4 jogos disputados em casa que a equipa do Beira-Mar vai receber o Cesarense, um jogo que se afigura muito importante para as contas finais do campeonato distrital da 1ª divisão. A vitória é fundamental, até por se tratar de um adversário directo, a quem ultrapassaremos em caso da conquista dos 3 pontos. É que a margem de erro começa, cada vez mais, a apertar-se, seguindo-se a esta partida uma série de 10 jogos em que apenas 4 serão disputados intra-muros.
INICIADOS A: Começa, no próximo domingo, a 2ª volta da 2ª fase do campeonato nacional de iniciados e o Beira-Mar regressa aos jogos em casa, recebendo a única equipa a quem venceu nesta fase da prova. O Varzim, derrotado no seu reduto pelos aveirenses no jogo da 1ª volta, ainda não pontuou em nenhum dos 3 jogos que disputou, pelo que será uma equipa motivada pela procura do primeiro êxito que os comandados de Alberto Rainho irão encontrar.
INICIADOS B: Deslocação longa e difícil para a equipa de Edmundo Ferreira, que viaja até Arouca para defrontar um adversário que tem apenas uma derrota na prova, logo na 1ª jornada do campeonato distrital, tendo a partir daí obtido sempre resultados positivos, que a colocam, neste momento, a apenas 4 pontos do 1º lugar. Acresce ainda que foi o Arouca a única equipa que, até agora, foi capaz de vergar o líder Gafanha ao peso de uma derrota, pelo que são previsíveis muitas dificuldades para os jovens auri-negros neste jogo, onde procurarão, disso não temos a menos dúvida, contrariar o favoritismo do adversário e provocar, quiçá, uma surpresa.
INFANTIS A: Após dois empates cedidos nas duas últimas jornadas, o comandante do campeonato distrital vai procurar regressar às vitórias no jogo que disputará em Albergaria-a-Velha. O Alba é o último classificado da prova, mas vai apresentar-se perante a equipa de Ricardo Pinheiro motivado pela surpreendente vitória (a primeira) obtida na última jornada, em Paços de Brandão. Por isso, ainda que deva assumir o favoritismo para este jogo desde o início, a equipa auri-negra deve desconfiar das facilidades que a classificação pode induzir e encarar a partida com a seriedade e o respeito que todos os adversários merecem.
Ainda que nos custe escrever isto, a verdade é que o jogo que a equipa "B" disputará em Macinhata será apenas para cumprir calendário. Com efeito, o Macinhatense, apesar do brio e dignidade com que se tem apresentado em todos os jogos, tem sido incapaz de esconder as fragilidades da sua equipa, apresentando um saldo de derrotas em todos os 6 jogos já disputados, onde não marcou nenhum golo, tendo sofrido 130! E, não esqueçamos, na 1ª volta o Beira-Mar ganhou por 30-0!
INFANTIS B: Mais um jogo de extrema dificuldade para a equipa de Pedro e João Teles, o último da 1ª volta do campeonato distrital. O jogo de Avanca vem na sequência de uma série de 3 derrotas consecutivas e 4 jogos sem vencer (a última vitória ocorreu em Águeda), mas os jovens auri-negros deverão encarar este jogo não olhando para o passado, mas apenas para o presente. E este poderá trazer-nos a primeira vitória sobre um adversário a quem ainda não ganhámos esta época, mas com o qual disputámos 2 jogos muito equilibrados na 1ª fase (derrota tangencial e empate), tendo estado, em ambos, em vantagem no marcador.
BENJAMINS A: Dos jogos deste escalão para o próximo fim-de-semana, o destaque vai para a recepção ao GD Gafanha, um adversário bem nosso conhecido e com quem temos protagonizado bons jogos durante a presente época. No início da 2ª volta, defrontam-se 1º e 3º classificados da série G, com 4 pontos de vantagem para os auri-negros, que venceram o jogo da 1ª volta e quererão repetir agora o resultado.
O jogo da série F apresenta-se, em teoria, mais acessível, ainda que seja disputado fora de portas. Na verdade, o Requeixo recebe o Beira-Mar na condição de "lanterna vermelha", com apenas 3 pontos conquistados e não parece ter argumentos para contrariar o favoritismo do líder da classificação.
BENJAMINS B: Ainda invictos na prova, os nossos sub-10 deverão manter este estatuto após a recepção à equipa do GD Mealhada, penúltima classificada do campeonato distrital. A equipa de Paulo Martins, vice-líder da classificação, procurará assegurar os 3 pontos em disputa e manter a pressão sobre o Feirense, actual detentor do 1º lugar.
TRAQUINAS A: Também na perspectiva de colocar pressão no líder do campeonato, que tem apenas 3 pontos de vantagem sobre os auri-negros, a equipa de Daniel Esteves desloca-se à Mealhada para enfrentar um adversário que vem de duas derrotas consecutivas, mas que chegou a estar englobado no pelotão de candidatos que lutavam pelos primeiros lugares. Com as posições a tornarem-se agora mais claras e dando como adquirida a dificuldade que os aveirenses encontrarão nesta partida, pensamos que a formação auri-negra tem condições para arrebatar os 3 pontos em disputa.
TRAQUINAS B: Ainda sem ter perdido no seu reduto, a equipa de Sérgio Ferreira vai enfrentar, no Campo do Seminário, um adversário de peso, nada mais nada menos que a equipa do Estarreja, que se encontra apenas a 3 pontos do 1º lugar e ainda só perdeu uma vez no torneio distrital. De uma coisa temos a certeza, este será um daqueles jogos em que, pelas dificuldades que encontrarão, os nossos pequenos atletas poderão evoluir, independentemente do resultado que se vier a verificar.

Sem comentários: