quinta-feira, 31 de março de 2011

Agenda fim-de-semana: Perigo, Fiães!

Na jornada do próximo fim-de-semana, jogada predominantemente fora de portas, as nossas equipas de infantis A e traquinas A têm compromissos muito importantes e difíceis, tendo em vista a discussão pelo primeiro lugar dos respectivos campeonatos distritais. Em ambos os escalões, os jogos têm um denominador comum - o nome do adversário (Fiães), o que, só por si, é sinónimo de alerta e precaução para as dificuldades que irão enfrentar.
Na variante de 11, a deslocação dos iniciados à cidade invicta merece o destaque a que o valor do adversário (FC Porto) obriga, mas os juniores também jogarão na Gafanha uma partida muito importante do ponto de vista dos objectivos perseguidos no campeonato distrital.
São 12 os jogos que compõem a agenda, como poderá conferir no quadro que segue:

Análise prévia da jornada:

JUNIORES A: Após garantida, na última jornada, a permanência no campeonato nacional de 2ª divisão, do ponto de vista estritamente desportivo, os 4 jogos que faltam realizar nesta 2ª fase não trarão nada de novo à equipa de António Luís. E, na próxima jornada, acresce que o adversário que nos visita, o Padroense, está em situação idêntica, pelo que as duas formações, que seguem, aliás, no 1º lugar da classificação, terão porventura na luta por esta posição, a grande motivação para este encontro. Não esquecendo, claro, que ninguém gosta de perder...
JUNIORES B: Pelo contrário, a deslocação curta, até à Gafanha, da equipa que disputa o campeonato distrital de juniores da 1ª divisão é de crucial importância do ponto de vista dos objectivos desportivos. Ambas as formações têm a mesma meta nesta fase da prova, que passa pela fuga à despromoção, situação que estão longe de ver resolvida, com o nosso adversário a situar-se, actualmente, abaixo da "linha de água", com 3 pontos de atraso relativamente aos auri-negros, que, em caso de derrota, cairão novamente para essa situação, de onde saíram há uma semana.
INICIADOS A: A equipa de Alberto Raínho vai de visita até ao terreno do líder FC Porto, que tem já garantido o apuramento para a 3ª fase do campeonato nacional de iniciados. O desequilíbrio de forças é grande, mas no jogo da 1ª volta, pese embora o resultado (1-4 enganador), a partida foi, a largos espaços, perfeitamente equilibrada. E se os "azuis-e-brancos" se apresentassem agora numa atitude de descompressão (o que não é de crer), as nossas hipóteses sempre subiriam mais um pouco. Acreditar, sempre!
INICIADOS B: Tem início a 2ª volta da 2ª fase do campeonato distrital de iniciados da 1ª divisão, pelo que as equipas começarão agora uma série de reencontros, onde os adversários já não constituirão nenhuma surpresa. O jogo da 1ª volta com a Oliveirense, adversário que agora visitamos, deixou-nos boas recordações, pois para além da robusta vitória (4-0) a equipa de Edmundo Ferreira realizou excelente exibição. É um bom ponto de partida para tentar repetir o desempenho então conseguido, ainda que a formação de Oliveira de Azeméis queira aproveitar o ensejo de defrontar uma equipa formada por atletas do mesmo escalão etário (sub-14) para alcançar a sua primeira vitória na prova (tem apenas 2 empates conseguidos).
INFANTIS A: Também no campeonato distrital sub-13 começa a 2ª volta e, a partir de agora, a importância dos jogos resulta acrescida. A equipa do Beira-Mar terminou a 1ª volta no comando da classificação, com 4 pontos de avanço sobre o 2º lugar, e inicia a defesa da liderança na deslocação a Fiães, cujo terreno apresenta, por norma, dificuldades garantidas para quem o visita. A formação do norte do distrito foi copiosamente batida pelos auri-negros no jogo da 1ª volta, por 14-1, resultado que é o mais volumoso até agora verificado na prova, mas os últimos registos que alcançou (não perde há 4 jogos consecutivos) mostram uma melhoria de desempenho com que os comandados de Ricardo Pinheiro terão de contar.
INFANTIS B: A equipa de Pedro e João Teles inicia a 2ª volta com a visita a Estarreja, num jogo em que se apresenta como favorita e que é o ideal para um regresso às vitórias que se deseja, após as 4 derrotas nas últimas 4 jornadas. Com efeito, o nosso adversário é o último classificado, registando apenas 1 ponto nos 9 jogos já efectuados, mas será a qualidade do futebol praticado e não as estatísticas que decidirá o resultado do jogo.
BENJAMINS A: Em defesa da liderança nas respectivas séries, as equipas de João Paulo têm mais uma jornada dupla com jogos de algum grau de dificuldade. Na série F, os auri-negros recebem mesmo o Eixense, 2º classificado, a 2 pontos dos aveirenses, para uma partida em que estará em jogo o 1º lugar. O nosso adversário, após um início de 2ª fase em que registou um empate e uma derrota (precisamente com o Beira-Mar), leva uma série de 6 vitórias consecutivas, que procurará não interromper no campo do Seminário.
Na série G, o Oiã, nosso próximo adversário, não está tão bem classificado (4º lugar, a 9 pontos do Beira-Mar), mas tem a seu favor o factor-casa e o empate que alcançou em Aveiro no jogo da 1ª volta.
Em suma, dois bons desafios para procurar ultrapassar com êxito no próximo sábado.
BENJAMINS B: Para não perder de vista o líder Feirense e, quiçá, poder aproveitar alguma escorregadela dos jovens "fogaceiros", a equipa de Paulo Martins fará tudo o que estiver ao seu alcance para trazer de Válega os 3 pontos em disputa. O nosso adversário apresenta-se para a última jornada da 1ª volta com apenas uma vitória registada, ao contrário dos aveirenses, que entram para este jogo com a sua invencibilidade intacta. Oxalá seja para manter...
Jogo muito interessante, também, aquele que ocorrerá no campo do Seminário a contar para a série D, dos últimos. Efectivamente, estarão frente a frente os 2 primeiros classificados, com o Beira-Mar (2º) a receber o comandante, Oliveirense. Os 4 pontos de diferença na classificação manterão os oliveirenses na frente, qualquer que seja o resultado, mas como têm uma partida a mais disputada, relativamente ao Beira-Mar, uma vitória destes deixaria os auri-negros a um pequeno passo do "assalto" à liderança.
TRAQUINAS A: Jogo grande no campo do Seminário, no próximo sábado, logo pela manhã (09h30)! Com Oliveira do Bairro no comando do campeonato distrital, Fiães e Beira-Mar seguem na perseguição aos bairradinos empatados no 2º lugar, a 3 pontos da liderança. Pois são precisamente estas duas equipas que se irão defrontar entre si, num jogo em que o perdedor poderá ficar já a uma distância do 1º lugar (6 pontos) que, não sendo irrecuperável, será algo desmoralizadora.
TRAQUINAS B: A equipa de Sérgio Ferreira recebe o GD Gafanha no campo do Seminário, onde procurará manter a invencibilidade nos jogos disputados na condição de visitado. A tarefa não é fácil, já que o nosso próximo adversário é o 2º classificado da série C do torneio distrital, mas os nossos pequenos atletas também já mostraram, por diversas vezes, o quão difícil é batê-los no seu ambiente.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Jogo mais decisivo do fim de semana.
Em disputa o primeiro lugar na série.
Juniores: Beira Mar x Padroense

Anónimo II