terça-feira, 15 de março de 2011

Balanço da jornada: Iniciados A sofrem a primeira derrota da época frente ao FC Porto

No jogo grande da jornada, o sonho ainda chegou a ganhar forma mas, no final, a realidade foi bem dura e o FC Porto acabou com a invencibilidade da equipa de iniciados do SC Beira-Mar, impondo-lhe a primeira derrota da época, por 1-4, resultado que engana quem não assistiu à partida, que esteve longe de justificar diferença tão ampla no marcador.
Quem se manteve na senda das vitórias foram as equipas de benjamins B e traquinas A, que ocupam agora, ambas, o 3º lugar dos respectivos campeonatos distritais (série dos primeiros), continuando a perseguição ao lugar mais alto da classificação, onde, no escalão de infantis A, permanece a nossa equipa, apesar do empate na Feira.
Referência, por fim, para as excelentes carreiras que as equipas de benjamins A estão a fazer na série dos últimos, ocupando ambas o 1º lugar das respectivas séries, uma prova inequívoca que (nunca é de mais lembrar e a vitória de sábado, por 2-8, no terreno do Beira-Vouga, foi elucidativa), neste escalão também, o SC Beira-Mar merecia estar entre os melhores do distrito.
Veja agora o quadro completo dos resultados obtidos pelas nossas equipas, num saldo de 6 vitórias, 2 empates e 5 derrotas:

COMENTÁRIO:

JUNIORES: A 2ª fase do campeonato nacional da 2ª divisão começava com um jogo complicado para a equipa de António Luís, que se deslocava ao terreno do Tourizense, a primeira das equipas que se situava acima da "linha de água" referente à descida aos campeonatos distritais e que procuraria, no seu ambiente, a conquista dos 3 pontos que a pusessem mais a salvo da despromoção. O empate, 1-1, manteve este adversário à distância de 4 pontos dos auri-negros, acabando por ser um resultado satisfatório para a nossa equipa.
Não correu tão bem a deslocação a Milheirós, para o campeonato distrital da 1ª divisão, onde a nossa equipa, depois de duas vitórias consecutivas, saiu derrotada por 2-0, tendo sido apanhada na classificação pelo nosso opositor deste jogo, que a fez baixar ao 5º lugar, ainda assim dentro daqueles que são os objectivos para esta fase.
INICIADOS: Ao 24º jogo e depois de 21 vitórias e 2 empates, a equipa sub-15 do SC Beira-Mar foi batida pela primeira vez na época de 2010/2011! O autor da proeza foi o FC Porto, um dos fortes candidatos ao título de campeão nacional da categoria, mas que esteve longe de justificar a diferença que o resultado de 1-4 pode evidenciar.
Derrotada (0-1) foi também a equipa que disputa o campeonato distrital da 1ª divisão, elevando para 5 o número de jogos consecutivos que leva sem vencer. O adversário, contudo, foi um dos candidatos ao título de campeão distrital, pelo que a derrota caseira, por 0-1, com o Fiães, pode considerar-se dentro do capítulo da normalidade, ainda que a equipa de Edmundo Ferreira tivesse mostrado condições para ter feito melhor.
INFANTIS A: Ainda que o empate (1-1) na Feira represente a perda dos primeiros pontos nesta época para a equipa de Ricardo Pinheiro, após 20 vitórias consecutivas (14 na 1ª fase e 6 na 2ª), esse resultado, conjugado com a derrota da Sanjoanense, acabou por fazer aumentar de 3 para 4 pontos a vantagem sobre o 2º classificado. O Feirense viu-se ainda mantido à distância de 5 pontos e só o Taboeira reduziu de 6 para 4 pontos a desvantagem para os auri-negros. Em suma, este empate acabou por ser um bom resultado.
A equipa "B" regressou naturalmente às vitórias e venceu, por 4-1, na recepção ao Valonguense, primeiro passo de uma caminhada que procurará fazer esquecer a derrota da jornada anterior.
INFANTIS B: A derrota caseira frente à Sanjoanense, por 3-5, foi, talvez, o resultado menos aguardado desta jornada. Com efeito, a equipa de Pedro e João Teles vinha a fazer um bom campeonato, superior ao do seu adversário do último sábado, só que o equilíbrio entre a maior parte dos concorrentes é grande e os jogos são, muitas vezes, decididos por pequenos detalhes. Foi uma derrota inesperada e, ainda, injusta, que teve como consequência a descida dos aveirenses ao 6º lugar da classificação.
BENJAMINS A: Mais uma dupla vitória das equipas deste escalão, confirmando o bom momento que atravessam e que o 1º lugar em ambas as séries que disputam bem atesta. A mais significativa foi a conseguida no terreno do Beira-Vouga, por 2-8, quer pela expressão do resultado, quer ainda porque o adversário era um dos co-lideres da série F à partida para esta jornada. Com esta vitória e ainda com a surpreendente derrota do Gafanha, a equipa de João Paulo é agora líder isolado.
No jogo da série G, ainda que o adversário não fosse, em teoria, tão forte, também merece destaque os números da vitória (6-0) na recepção ao Vaguense, que confirmou os auri-negros como comandantes.
BENJAMINS B: A vitória, por 5-3, sobre o Paramos, equipa que também mostrou futebol de muita qualidade, manteve a formação de Paulo Martins no 3º lugar, numa perseguição sem tréguas aos dois lugares da frente, ocupados por equipas que também não desarmam. Feirense (16 pontos), Fermentelos (15 pontos) e Beira-Mar (14 pontos), parecem ganhar vantagem sobre a concorrência e tornar numa luta a 3 a disputa pelo ceptro distrital. As próximas jornadas são aguardadas com muita expectativa...
No outro jogo deste escalão, a equipa "B" do Beira-Mar regressou às vitórias na deslocação a Sever do Vouga, onde bateu, por tangencial 2-3, o Mini Foot, resultado que permitiu aos aveirenses ascender ao 3º lugar da série D.
TRAQUINAS A: Outro dos campeonatos que está ao rubro é o distrital sub-9 da AF Aveiro, com tudo em aberto para 7 equipas, separadas na classificação por apenas 6 pontos, com grande parte da prova ainda para disputar. A vitória na deslocação a Oliveira de Azeméis, por 0-4, confirmou o favoritismo que era atribuído à equipa de Daniel Esteves e manteve os auri-negros na perseguição ao 1º lugar, que está apenas a 3 pontos de distância.
TRAQUINAS B: A deslocação ao terreno do comandante da série C do torneio distrital era tida como sendo de grande dificuldade para os comandados de Sérgio Ferreira e a vitória do Avanca acabou por acontecer com naturalidade, por números (2-0), contudo, bem mais equilibrados do que aqueles verificados nos dois outros jogos anteriores como visitado, onde o nosso adversário goleou os seus opositores.

Sem comentários: