segunda-feira, 26 de setembro de 2011

INICIADOS A: Goleada e subida ao 3º lugar

SC Beira-Mar, 5 - Anadia FC, 0
(2-0, ao intervalo)

Com o estádio Mário Duarte como cenário, os iniciados do SC Beira-Mar golearam a equipa do Anadia por categóricos 5-0, em jogo da 4ª jornada do campeonato nacional da categoria. Com esta vitória, em que o resultado foi melhor do que a exibição, a equipa de João Amaral subiu ao 3º lugar da classificação da série C, a 1 ponto dos líderes Taboeira e Oliveirense. A vitória não sofre qualquer contestação, mas a exibição, sobretudo na primeira parte, ficou aquém das expectativas, valendo as individualidades para resolverem um jogo em que o colectivo voltou a não funcionar em pleno. O Anadia foi um digno vencido e deveria ter sido compensado com a obtenção de um golo, que esteve ao seu alcance por mais do que uma vez.
Sob uma arbitragem sem grandes problemas do juiz da AF Porto, Sr. Rui Oliveira, a equipa do SC Beira-Mar apresentou:
João Pedro (gr); Miguel (Jorge, int), Nuno Silva (Marcos Dias, 65'), Ramon e Ricardo Mango; João Neves (cap), Nuno Regêncio e Rui Ladeiro (André Santos, int); Gi, Lane (Marcos Franco, int) e Manu (Ivan Ribeiro, 65').
Suplente não utilizado: Henrique (gr).
Apesar da melhor entrada do Beira-Mar no jogo, com João Neves, aos 7', a proporcionar ao guardião do Anadia vistosa defesa para canto e Nuno Regêncio, aos 12', a chegar ao 1-0, na sequência de um remate na marcação de um livre directo em posição frontal, a primeira parte dos auri-negros não foi muito bem conseguida, revelando a equipa alguma inexplicável intranquilidade.
E foi deste modo que, depois de estar em vantagem, os aveirenses abanaram um pouco, tendo a equipa visitante, aos 17', podido empatar, num lance desaproveitado pelo jogador nº 9, que rematou ao lado, na cara de João Pedro. Na jogada seguinte, nova oportunidade para os bairradinos, na sequência de boa jogada pela esquerda em que João Pedro negou o golo com uma grande defesa.
Só aos 25', finalmente, se voltou a ver uma jogada do Beira-Mar com princípio, meio e fim, com a bola a circular da esquerda até à direita, onde Gi, solto de marcação, rematou às malhas laterais. E foi "à bomba" que, aos 27', Nuno Regêncio bisou na partida, chegando ao 2-0 com um pontapé do meio da rua que surpreendeu o guardião visitante. O que o colectivo não resolvia chegou por via individual.
A primeira parte terminou com o Anadia a não desistir da luta, mas a pertencer ao Beira-Mar a última oportunidade de golo, com Lane, na sequência de um pontapé de canto marcado por Rui Ladeiro, a ganhar de cabeça mas a rematar ao lado.
Na segunda parte as coisas não melhoraram muito, o jogo continuou muito partido e, à maior iniciativa do Beira-Mar, procurava o Anadia responder com as suas armas, que eram também individuais e fruto da valia técnica de alguns dos seus jogadores, nomeadamente os números 8 e 9.
Tudo ficaria decidido, em definitivo, aos 50', com a obtenção do 3-0, por André Santos. O criativo médio auri-negro proporcionou, primeiro, uma grande defesa para canto ao guardião bairradino, através de um remate em posição frontal, para, na sequência do "corner" e depois de Regêncio também poder ter marcado, fazer na insistência o golo tranquilizador.
O Beira-Mar passou a carregar mais, mas sempre com o Anadia na espreita da sua oportunidade, que quase chegou, aos 58', valendo João Pedro para negar o golo ao nº 8 azul e branco, que lhe surgiu na frente depois de se desfazer de vários opositores em magnífica jogada individual, em que veio ao de cima toda a sua criatividade e excelente valia técnica. De criativo para criativo, respondeu o Beira-Mar, aos 61', por André Santos, que enjeitou excelente ocasião para ampliar o marcador, permitindo a defesa ao guarda-redes contrário, depois de se ter desenvencilhado de vários adversários e ficar na cara do golo.
Mas o 4-0 surgiu pouco depois, aos 65', com André Santos a bisar, aproveitando, na confusão gerada ao segundo poste, uma bola perdida após a marcação de um canto na esquerda.
Agora o Beira-Mar dava mostras  de melhoria e, aos 69', Jorge, numa mudança de velocidade pela direita, ganha ao seu opositor e remata, de ângulo apertado, para o fundo das redes contrárias, fixando o resultado final num expressivo 5-0.
O Anadia, em período de compensação, poderia ter chegado ao merecido tento de honra, na sequência de um livre apontado da esquerda e em que a bola passa perigosamente em frente da baliza defendida por João Pedro e foi desviada por um defesa auri-negro.
Estamos certos que esta equipa do Beira-Mar tem grande potencial para melhorar, o que não deixa de ser uma boa notícia, já que consegue golear os seus adversários mesmo não jogando em toda a sua plenitude. Força campeões!

Sem comentários: