domingo, 9 de outubro de 2011

INICIADOS B: Vencedor com "estrelinha"

SC Beira-Mar, 0 - AD Taboeira, 1
(0-0, ao intervalo)

A equipa de iniciados da AD Taboeira manteve a invencibilidade no campeonato distrital da 1ª divisão da AF Aveiro e a inviolabilidade das suas balizas, ao impor, no relvado secundário do estádio Mário Duarte, uma derrota pela margem mínima (0-1) à sua congénere do SC Beira-Mar. Tudo isto graças aos ferros da sua baliza, à falta de sorte e de eficácia do ataque auri-negro e à boa exibição do guardião Miguel, que pode chamar para si uma boa quota-parte da responsabilidade pelo resultado. Aconteceu, em suma, futebol, acabando por averbar os 3 pontos a equipa que teve a sorte do jogo pelo seu lado.
Hugo Gonçalves e Tiago Pereira fizeram alinhar:
Pouseiro (gr); João Gonçalo, João Ferreira (Jorge, 55'), Leo (cap) e Portugal; Edu, Ricardo Lima e Miguel Morgado (Diogo, int); Xavi, Fábio Marques (Didi, int) e Tiago Goulart (Evandro, int).
Suplentes não utilizados: Marcelo (gr) e Guga.
A primeira parte foi de domínio absoluto da equipa do Beira-Mar, que não permitiu ao Taboeira, durante este período de tempo, um único remate à baliza do descansado Pouseiro. A entrada dos auri-negros foi muito forte e, logo aos 7', a equipa da casa viu a primeira bola ir ao encontro do poste da baliza de Miguel, numa jogada iniciada em Ricardo Lima, continuada por Portugal, que fez um centro bem medido ao segundo poste, onde surgiu Fábio Marques, à vontade, a cabecear contra o ferro e a desperdiçar a primeira e flagrante oportunidade do jogo. Pouco depois, aos 9', é Xavi que surge isolado, mas o atento Miguel antecipa-se e nega-lhe os intentos.
Seguiu-se uma fase de jogo em que as oportunidades rarearam, mas em que a bola esteve sempre mais perto da baliza do Taboeira. A segunda bola no ferro aconteceu aos 29', na sequência de um livre apontado por Ricardo Lima, em que surge na área Tiago Goulart a cabecear novamente ao poste, havendo ainda lugar a uma recarga que foi às malhas laterais.
Com as substituições produzidas ao intervalo, a equipa do Taboeira melhorou na segunda parte e conseguiu, em 2 minutos, o que não havia feito em 35, ou seja, um remate. O jogo passou a ser mais repartido em termos de posse de bola, mas sem que houvesse registo de grandes situações de perigo. A primeira aconteceria para o Beira-Mar, aos 51', com Diogo a rematar da zona da meia-lua, aproveitando uma segunda bola que sobrou da marcação de um pontapé de canto, proporcionando ao guarda-redes Miguel a defesa da manhã.
Não marcou o Beira-Mar, fê-lo o Taboeira, no minuto seguinte, aproveitando também um pontapé de canto e uma bola perdida na área para fazer o decisivo 0-1. A partir daqui o Beira-Mar foi à procura do empate, mas deparou quase sempre com uma defesa muito bem organizada e um guarda-redes seguro. Mas, aos 62', a história do jogo poderia ter sido escrita de outra maneira, não fosse Ricardo Lima, com a baliza completamente à mercê, rematar incrivelmente ao lado, desperdiçando a mais flagrante ocasião do encontro. Na jogada seguinte, Diogo dispõe da derradeira oportunidade para empatar a partida, mas o seu remate cruzado sai também a rasar o poste direito da baliza do Taboeira.
Para a história fica o resultado, mas também deixo o registo de um jogo em que o Beira-Mar foi superior ao Taboeira, sobretudo durante a primeira parte, e em que a vitória pendeu para a equipa que, tendo também o seu valor, foi a mais feliz neste dia.
Boa arbitragem.

Sem comentários: