domingo, 9 de outubro de 2011

INICIADOS A: Bolas paradas decisivas numa boa vitória

Académico de Viseu FC, 1 - SC Beira-Mar, 3
(0-2, ao intervalo)

A equipa do SC Beira-Mar isolou-se no comando da série C do campeonato nacional de iniciados depois de bater o Académico de Viseu, no seu terreno, por claros 1-3. Foi uma excelente exibição da formação auri-negra diante de um adversário que, intra-muros, ainda não havia conhecido o amargo sabor da derrota.
A equipa aveirense entrou forte no jogo, muito personalizada, com garra e conhecendo perfeitamente o que tinham de fazer em campo. Cedo tomou o comando da partida e passou a jogar no meio campo adversário, não sendo, pois, de estranhar, que os lances de perigo tivessem começado a surgir. O primeiro, por Jorge, que, já dentro da área, perdeu tempo e a oportunidade de rematar com êxito e, depois, num canto directo de Rui Ladeiro que quase surpreendeu o guardião da casa, que foi obrigado a aplicar-se para desviar de novo pela linha de fundo. Estavam decorridos 9', e foi na sequência deste novo canto que Jorge subiu mais alto que todos e, de cabeça, fez o 0-1.
A equipa auri-negra, em vantagem, manteve a toada atacante, enquanto que o Académico se deparava com um bem preenchido espaço aveirense, onde não conseguia penetrar, optando por um futebol directo que o último sector da equipa do Beira-Mar facilmente controlava. Com naturalidade apareceu o 0-2, aos 17', também no seguimento de novo pontapé de canto, desta feita batido por André e concluído por Nuno Regêncio.
O Beira-Mar continuou a dominar as operações e a vantagem ainda poderia ter sido mais dilatada, primeiro por Manu, que, depois de um belo trabalho individual, rematou em jeito e fez a bola tirar ainda alguma tinta ao poste e, depois, em duas ocasiões, por Jorge. No primeiro lance, o extremo aveirense rematou de longe e fez a bola rasar o poste esquerdo e, no segundo, já dentro da área, acertou mesmo com estrondo no ferro direito da baliza viseense.
No segundo tempo, por mérito também da equipa da casa, que entrou mais acutilante (não tinha muito mais a perder), o domínio aveirense não foi tão acentuado, mas, ainda assim, os auri-negros não deixaram nunca de controlar o jogo. O primeiro lance de perigo nos segundos 35 minutos pertenceria aos academistas, quando, na marcação de um canto ao segundo poste, um jogador da casa faz um cabeceamento que sobrevoa João Pedro, valendo Rui Ladeiro, em cima da linha de golo, para evitar o pior. O Beira-Mar respondeu, primeiro com um lance de Marcos, que cruzou da esquerda para um cabeceamento de Jorge, que saiu muito ao lado e, depois, por André, que tentou de pé direito, também sem êxito.
Até que, aos 58', num lance rápido de contra-ataque, Jorge passa por todos os adversários e é claramente derrubado dentro da área, com a correspondente grande penalidade a ser prontamente assinalada pelo árbitro e eficazmente transformada no 0-3 pelo mesmo jogador.
O Académico de Viseu não baixou os braços e veria a sua persistência ser recompensada, no minuto seguinte, com a obtenção do seu tento de honra, o que não deixa de constituir um justo prémio. O lance do 1-3 resultou de uma falha de marcação à entrada da nossa área, bem aproveitada por Hugo, que rematou colocado e sem hipóteses para João Pedro.
Até final, registo apenas para mais um lance de contra-ataque do Beira-Mar, concluído com um remate de Marcos às malhas laterais. Depois, foi apenas a gestão do tempo e da vantagem, bem conseguidos pela formação de João Amaral e Bruno Silva, que tentou sempre, através de uma boa posse de bola, manter o jogo afastado da baliza de João Pedro.
Vitória justa da melhor equipa em campo e que foi muito valorizada pela excelente réplica academista, num jogo que mostrou ainda uma excelente união em todo o grupo auri-negro. Quando existe união, sacrifício e colectivo, a equipa fica mais forte. Parabéns a todos pela vitória!
O Beira-Mar apresentou no Fontelo, em Viseu, a seguinte formação:
João Pedro (gr); Gi, Ramon, Nuno Silva e Ricardo Mango; Nuno Regêncio (cap), Rui Ladeiro e André Santos (João Neves, 50'); Manú, Jorge (Lane, 65') e Marcos Franco.
Suplentes não utilizados: Henrique (gr), Bruno Matos, Ivan Ribeiro e Rafa.

Sem comentários: