sábado, 8 de outubro de 2011

JUNIORES B: Jogo decidido em lance irregular

SC Beira-Mar, 0 - AC Cucujães, 1
(0-0, ao intervalo)

Ainda não foi desta que a equipa de juniores do SC Beira-Mar, que disputa o campeonato distrital da 1ª divisão, averbou os primeiros pontos na prova, decorridas que estão 5 jornadas. A derrota tangencial dos auri-negros, por 0-1, é injusta e se o nulo que se verificava ao intervalo ainda se aceitava, o resultado verificado na etapa complementar não correspondeu à melhor prestação dos aveirenses, que se viram derrotados por um golo obtido num lance precedido de clara irregularidade.
António Luís, hoje coadjuvado por Armindo Ferreira, apresentou, neste jogo disputado com o Cucujães no relvado secundário do Estádio Mário Duarte, o seguinte conjunto:
Cirineu (gr e cap); Teixeira, Ricardo Esteves, Miguel Martins e Greno; Paulo Pires (Miguel Campos, 62'), João Ferreira e João Pereira; Sousa (Bruno Filipe, 62'), Tiago Marques e Tiago Azevedo.
A primeira parte não foi muito bem jogada e decorreu sob o signo do equilíbrio, com fases alternadas do jogo em que uma das equipas se superiorizava à outra e se mostrava mais perigosa. Se o primeiro remate do jogo pertenceu a João Ferreira, aos 5' (sem perigo e desferido de muito longe), foi o Cucujães, aos 11', a dispor da primeira situação para golo, através de um remate cruzado desferido no seguimento de uma jogada de contra-ataque e em que o nº 7 visitante fez passar a bola muito perto do poste mais distante.
A toada de parada e resposta a que se assistia, sem que o futebol apresentado fosse de grande qualidade, proporcionava lances de perigo junto a cada uma das balizas. Aos 20', Paulo Pires surge na área em muito boa posição, solicitado por um centro da esquerda de Miguel Martins, mas falha o golpe de cabeça e enjeita possibilidade de abrir o activo. Aos 23', foi o Cucujães a criar perigo para a baliza de Cirineu, mas o nº 8, que aproveitou um ressalto na área e ficou com tudo para fazer o golo, rematou por cima do travessão. Na jogada seguinte e do outro lado, Tiago Azevedo trabalhou bem na esquerda, de onde centrou, aparecendo muito oportuno na área o outro Tiago, o Marques, que cabeceou também por cima da barra.
Tiago Azevedo viria a estar, até final do primeiro tempo, em todos os lances de perigo registados para o lado do Beira-Mar e que poderiam ter dado vantagem à equipa de António Luís. Aos 28', no seguimento de mais um bom trabalho na esquerda, o veloz extremo auri-negro cruzou para a área, onde surgiu, solto ao segundo poste, João Ferreira, que rematou de primeira mas falhou o alvo, fazendo passar caprichosamente a bola em frente à baliza. Aos 33' verificou-se a mais flagrante oportunidade dos primeiros 45', num lance em que Tiago Azevedo ganhou em velocidade, ficou na cara do guardião contrário, mas rematou contra o corpo deste, quando a sua intenção era desviar a bola. Finalmente, aos 38, foi João Ferreira que trabalhou bem na direita, mas o seu passe para a boca do golo, não encontra a melhor correspondência de Tiago Azevedo.
O primeiro tempo não terminaria sem que antes, aos 42', o Cucujães dispusesse também de uma flagrante oportunidade de golo, com um atleta seu a ficar na cara de Cirineu, mas a finalizar defeituosamente, vendo o seu remate sair ao lado.
O início do segundo tempo trouxe imensa emoção, com Greno, logo aos 49', na sequência de um canto de Tiago Marques, a cabecear na cara do guarda-redes mas a falhar o golo, que viria a ser obtido do lado contrário, na jogada de contra-ataque que lhe sucedeu e em que o jogador que assistiu o marcador do 0-1, feito na cara de Cirineu, a partir em posição de claro fora de jogo.
O Beira-Mar reagiu muito bem ao golo e partiu para uma segunda parte em que, pelas situações de golo criadas, viria a justificar perfeitamente outro resultado. João Ferreira, aos 60', perdeu a possibilidade do empate, falhando um golo de baliza aberta, após cruzamento da direita de Tiago Azevedo, que pouco depois, aos 62' e da zona da meia-lua, disparou com perigo por cima do travessão.
A excepção ao domínio do Beira-Mar veio aos 64', num lance de bola parada, em que um jogador do Cucujães, beneficiou de um ressalto para ficar em posição de alvejar a baliza e poder dilatar o marcador. Já com Miguel Campos e Bruno Filipe em campo, este último, aos 70', apareceu ao segundo poste solicitado por mais um cruzamento de Tiago Azevedo da direita, mas falha o golo quando estava sozinho para poder finalizar com êxito. O sinal mais dos aveirenses continuava e, aos 73', na sequência de um livre de Greno, Miguel Campos surge ao segundo poste, também solto, mas vê o seu remate de primeira sair ao lado. O último lance de perigo para o Beira-Mar surgiria aos 79', por um remate de Tiago Marques, desferido de fora da área e que quase surpreendia o guardião contrário.
O Beira-Mar continuou a carregar na ponta final do jogo, mas não voltaria a incomodar verdadeiramente a baliza adversária e foram mesmo os visitantes, aos 85', que dispuseram do último lance de perigo, num bom golpe de cabeça, que saiu por cima da barra, após um livre marcado na direita.
Derrota injusta, num jogo que teve uma arbitragem fraca e com influência no resultado.

Sem comentários: