terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Balanço da jornada: As honras vão para os juvenis

Numa jornada em que, pela primeira vez nesta época, o saldo foi negativo (7 vitórias, 2 empates e 8 derrotas), nem assim deixaram de se verificar resultados que nos enchem de satisfação pela importância que tiveram relativamente aos objectivos fixados para algumas equipas e que agora ficaram mais perto.
Foi o caso da vitória dos juvenis sobre o Leixões, por 2-1, que colocou a equipa orientada por Aguinaldo Melo novamente com 8 pontos de vantagem sobre o Gondomar, o que, a 4 jornadas do final do campeonato nacional, é praticamente uma garantia da manutenção assegurada. O 4º lugar está apenas a 6 pontos mas, realisticamente, esse é um objectivo muito difícil de atingir, só a matemática nos pode fazer ainda sonhar.
Também os juvenis B, após a sua concludente vitória (7-1) sobre o Bom-Sucesso e quando falta apenas uma jornada para o final da 1ª fase do campeonato distrital da 2ª divisão, asseguraram já o apuramento para a série dos primeiros, cumprindo o primeiro objectivo traçado para esta época. Com efeito, os comandados de Zé Maria Almeida, líderes da série E, serão sempre, aconteça o que acontecer na última jornada, apurados pelo 1º lugar na série ou, na pior das hipóteses, como um dos 4 melhores segundos classificados.
Os infantis alcançaram, de igual modo, resultados que os colocam bem perto do apuramento para a série dos primeiros em ambos os escalões. Os infantis A disputaram mesmo um jogo que foi uma autêntica final tendo em vista esse objectivo. Com o Avanca também como candidato na série G, as duas equipas disputaram, no Campo do Seminário, uma renhida partida que se saldou por um empate a 2 bolas, mas com sabor a vitória para os auri-negros que, desta forma, mantiveram os 3 pontos de avanço sobre o seu adversário, relativamente ao qual também têm vantagem em caso de igualdade pontual. Nos 3 jogos que faltam, são necessárias apenas mais 2 vitórias para cumprir a meta estabelecida. No outro jogo, na série H, vitória normal, por 1-10, no terreno do Valonguense.
Quanto aos infantis B, também com 3 jogos por disputar, a vitória na série F , por 8-0, sobre o Águeda, foi mais uma etapa cumprida rumo ao apuramento. Com 4 pontos de vantagem sobre o seu adversário mais directo (Taboeira), esse objectivo até poderá ser alcançado já na próxima jornada, quando as duas equipas aveirenses se defrontarem entre si e caso a vitória sorria aos pupilos de João Paulo. Nesta jornada, e em encontro da série G, foi o nosso rival que levou a melhor ao vencer, em Frossos, por desequilibrados 7-1.
Quem também poderá garantir, já na próxima jornada, a passagem para a série dos primeiros são os benjamins B que, na série F, venceram o Beira-Vouga, por 6-0, e apenas necessitam de mais 1 vitória nos 3 jogos que têm para disputar para cumprir com esse objectivo. Já a equipa da série G, batida nesta jornada pelo Mourisquense (12-0), terá como objectivo deixar o último posto da tabela.
Surpreendentes, pela negativa, foram os resultados das equipas de benjamins A, que não conseguiram vencer nenhum dos seus 2 jogos. Na série G o espanto é ainda maior, uma vez que a nossa equipa foi derrotada em Cacia, pelo Estrela Azul, por 7-0 (!!!) e porque se tratou da primeira derrota na prova cedida pelos auri-negros. Favorito no jogo que disputava em casa com o Fermentelos, o Beira-Mar, na série H, também não foi além de um empate (3-3) frente ao seu adversário, completando uma jornada pouco feliz neste escalão.
Nos traquinas A, a nossa equipa, na série F, cumpriu com a sua condição de líder e foi a Avanca golear a equipa local, mantendo os 3 pontos de avanço sobre o Eixense, único adversário que lhe poderá fazer frente na qualificação para a série dos primeiros. Já na série G, a nossa equipa perdeu uma excelente oportunidade para deixar a cauda da classificação e foi tangencialmente batida, por 2-3, diante do Valonguense.
Os traquinas B mantiveram a liderança da série C do torneio de inverno ao baterem o Eixense, em casa, por desnivelados 11-0.
Resultados negativos para as nossas equipas de juniores e iniciados, que foram batidas em toda a linha, quer nos campeonatos distritais, quer nos distritais. Os sub-19 foram a Touriz perder com a equipa local por 1-0, resultado que fez cair a equipa de António Luís para a segunda metade da tabela classificativa da série B do nacional da 2ª divisão. No distrital da mesma categoria, os auri-negros sofreram pesada derrota na deslocação ao terreno do Cucujães (6-0).
Também dupla derrota nos iniciados, 2-1 em Repeses para o campeonato nacional, 3-0 frente ao Taboeira, em partida do distrital da 1ª divisão da AF Aveiro. Aguardam-se melhores dias...
Consulte agora o quadro completo dos resultados da jornada:

Sem comentários: