quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Balanço da jornada: Com juniores em grande, juvenis B, iniciados, B e benjamins B já estão apurados para a série dos primeiros

Numa jornada que teve um saldo positivo de 9 vitórias, 2 empates e 5 derrotas, os maiores encómios vão para a equipa de juniores, que venceu categoricamente, por 4-1, o Penafiel, anterior líder da série B do campeonato nacional da 2ª divisão, aliando ao excelente e algo surpreendente resultado a melhor exibição da temporada, fazendo acreditar que ainda se poderá esperar muito deste grupo no futuro.
Relevo ainda para o apuramento já garantido para a série dos primeiros, nos respectivos campeonatos distritais, das equipas de juvenis B, iniciados B e benjamins B. A equipa de Zé Maria Almeida foi ganhar a Macinhata do Vouga, na última jornada da 1ª fase do distrital de juvenis da 2ª divisão, por 1-3, e confirmou uma qualificação que lhe permitirá, na 2ª fase, lutar pela subida de escalão. Igual feito foi alcançado pelos iniciados B, que venceram a Sanjoanense, em São João de Loure, por tangencial e disputado 1-0, carimbando, a 3 jornadas do final da 1ª fase, o passaporte para a desejada série dos primeiros, onde os nossos sub-14 continuarão a fazer a sua evolução, preparando a equipa auri-negra para a disputa do nacional da categoria na próxima temporada.
No futebol de 7, foram os benjamins B, também a 3 jornadas do final da 1ª fase, os primeiros a garantir o apuramento para a série dos primeiros. Este feito foi assegurado, na série F, após a brilhante vitória no terreno do Mini Foot, por 5-7, e os 11 pontos de avanço sobre o 2º classificado, quando apenas há 9 em disputa, tornam matematicamente certa a presença entre os 10 melhores do distrito de Aveiro.
Aliás, em todos os escalões, o Beira-Mar está bem encaminhado para fazer o pleno na série dos primeiros. Senão vejamos:
Infantis A: Na série G, depois da contundente vitória nesta jornada, na deslocação ao terreno do Alba (0-10), falta apenas garantir uma vitória num dos 2 jogos que restam disputar na 1ª fase. Considerando que os adversários nessas partidas são os últimos classificados, não se afigura muito difícil a qualificação. Na série H, depois da goleada (20-0) na recepção ao Eixense, o 1º lugar foi mantido, ainda que a nossa equipa tenha mais um jogo disputado do que o seu perseguidor e não dependa de si para terminar no topo.
Infantis B: O empate (1-1) obtido no terreno do rival Taboeira, no jogo da série F, serviu os interesses dos auri-negros, que só necessitam de contabilizar mais 2 pontos nas 2 partidas que ainda faltam disputar, desiderato que não se afigura demasiadamente complicado. Na série G, depois da comprometedora derrota caseira frente ao Anadia, por 3-6, o 3º lugar parece ser o lugar em que a equipa aveirense irá terminar, deixando para Fermentelos e Taboeira a luta pelos lugares mais cimeiros.
Benjamins A: As 2 vitórias registadas nesta jornada (12-2 na recepção ao Valonguense, na série G, e 0-8 na deslocação a Requeixo, na série H) mantiveram as equipas do Beira-Mar no comando das respectivas classificações e apenas a 1 ponto de garantir o apuramento. Com efeito, na série G, os auri-negros dispõem de 8 pontos à maior sobre o 2º classificado (Gafanha, com quem têm vantagem no confronto directo), pelo que apenas um empate nos 3 jogos restantes será suficiente para colocar a equipa de Paulo Martins e Jorge Vinagre na corrida ao ceptro de campeão distrital.
Traquinas A: Crucial a vitória sobre o Eixense (3-2, depois de uma recuperação vinda de 0-2), que é seu mais directo adversário na corrida ao apuramento na série F. Agora com 6 pontos de avanço e a 4 jornadas do fim (Beira-Mar e Eixense apenas disputarão mais 3 jogos), falta uma vitória aos comandados de Sérgio Ferreira para completarem um objectivo que haviam traçado no início da temporada.
A este cenário maravilhoso, poder-se-á ainda juntar a boa prova que os traquinas B estão a fazer no torneio distrital de Inverno da AF Aveiro. Com uma deslocação difícil ao terreno do Valonguense, 2º classificado da série C, os meninos orientados pela Carla Santos e pelo David Laranjeira garantiram um empate (3-3) e mantiveram, deste modo, o comando da classificação.
Derrotas naturais perante o Fermentelos dos benjamins B e dos traquinas A, na série G, respectivamente por 2-5, no campo do Seminário e por 4-2, na terra da Pateira. Em jogo do campeonato distrital de juniores da 1ª divisão, num derby sem muito tempero, o Beira-Mar perdeu em casa com o Taboeira, por 1-2, estando estas 2 equipas praticamente condenadas a disputar a série dos últimos na 2ª fase.
Finalmente, no campeonato nacional de juvenis, e apesar da derrota em São João da Madeira por números que não eram esperados à partida (4-1), falta apenas 1 ponto à equipa de Aguinaldo Melo para garantir a presença nesta prova na próxima temporada. A 3 jornadas do fim, contudo, é já matematicamente impossível pensar em chegar à 2ª fase do campeonato.
Segue o quadro completo dos resultados:

Sem comentários: