segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

INICIADOS B: A vitória que deu o apuramento

SC Beira-Mar, 1 - AD Sanjoanense, 0
(1-0, ao intervalo)

Numa manhã solarenga mas muito fria, encontraram-se no último domingo, em São João de Loure, as equipas sub-14 do Beira-Mar e da Sanjoanense, em partida que respeitava à 15ª jornada do campeonato distrital de iniciados da 1ª divisão da AF Aveiro. Num jogo que teve duas partes distintas, a primeira claramente dominada pelos aveirenses, mas com uma boa resposta dos forasteiros na etapa complementar, os comandados de Hugo Gonçalves e Tiago Pereira acabaram por vencer tangencialmente com um golo solitário de Guga e, deste modo, carimbar desde logo, a 3 jornadas do final da 1ª fase, o passaporte para a série dos primeiros, que tem o seu início marcado para Fevereiro do próximo ano.
A equipa auri-negra apresentou-se com:
Paulo Pouseiro (gr), João Gonçalo, Leo (cap), Guga e Miguel Morgado; Edu (Diogo António, 64'), Lucas e Xavier (Fábio Marques, int); Evandro (Didi, 58'), Tiago Goulart (Xavi, int) e Ricardo Lima.
Suplentes não utilizados: Henrique (gr), Rafa.
O Beira-Mar teve um início de jogo verdadeiramente demolidor, demonstrando uma superioridade que condenou a Sanjoanense a ter de suportar uma fase de autêntico sufoco. Logo no começo da partida, Evandro, por duas vezes (3' e 6') dispôs de outras tantas flagrantes oportunidades de golo que poderiam ter adiantado a sua equipa no marcador. O primeiro lance começa em Ricardo Lima, muito em foco pelo corredor esquerdo, e termina num cruzamento rasteiro para o primeiro poste, onde Evandro aparece a desviar para a baliza, sendo a bola providencialmente cortada para canto (na sequência deste, Guga, com magnífico golpe de cabeça, esteve também perto de marcar). Pouco depois, após uma boa combinação entre Lima e Morgado, este assiste Evandro, que falha na cara do guarda-redes sanjoanense.
O Beira-Mar praticava, para além do mais, um futebol de qualidade, a que se juntavam as situações de perigo junto da baliza adversária. Aos 10' foi Lucas, através de um remate rasteiro, desferido à entrada da área, a fazer a bola passar muito perto do poste direito. Só aos 18', depois da fase sufocante de domínio aveirense, a Sanjoanense despertou e apareceu, pela primeira vez, com perigo junto à área da equipa da casa, numa jogada de contra-ataque em que a bola é desviada para passar também muito perto do poste direito da baliza auri-negra.
Mas o prémio para a equipa que justificava a vantagem no marcador surgiu, aos 26', na sequência de um canto que resultou de uma defesa do guarda-redes da Sanjoanense, quando negou o 1-0 a Ricardo Lima, que lhe surgiu isolado pela frente. Guga, mais uma vez muito oportuno, aproveitou o ressalto na área para atirar para o fundo das redes e inaugurar, desta forma, o marcador.
O resultado era perfeitamente justo ao intervalo, quiçá escasso para tanto domínio exercido pelos auri-negros e para a diferença da qualidade de jogo entre as duas equipas.
O segundo tempo, contudo, mostrou-nos uma realidade diferente, com uma boa resposta da Sanjoanense, que mostrou também ser um bom colectivo e ter alguns bons valores individuais. Pertenceram-lhe neste período, aliás, as melhores situações de golo que foram registadas. Por duas vezes, aos 37' e 48', o golo do empate esteve à vista, valendo nestas ocasiões a "estrelinha" que, dizem, todos os campeões guardam. No primeiro lance, após uma reposição de bola em jogo pelo guardião sanjoanense, o nº 10 ganha um ressalto e fica isolado, desviando a bola à saída de Pouseiro, mas fazendo-a, felizmente, sair rente ao poste. A outra perdida teve foros de escandalosa, com o jogador nº 3, sem ninguém na baliza, a cabecear por cima da barra, quando todos já gritavam golo.
O Beira-Mar, que na parte inicial do segundo tempo ainda conseguiu equilibrar o jogo, viu o adversário crescer na procura do empate à medida que o tempo avançava e foi em sofrimento que chegou o final da partida, sem que, no entanto, se tivessem registado mais oportunidades para marcar.
Foi, em suma, um agradável jogo de futebol, com duas boas equipas em presença e em que a vitória dos pupilos de Hugo Gonçalves e Tiago Pereira assentou nos excelentes primeiros 35 minutos que realizaram.
Parabéns pela vitória e pelo apuramento!

2 comentários:

Pedro (Guarda-redes ADS) disse...

Grande jogo!!!

Anónimo disse...

A ADS pelo jogo que fez, e pelo grande caracter que mostra como clube de formação, deveria já estar numa situação mais folgada na classificação.
Boa sorte para o resto do campeonato

Pai de atleta do Beira Mar