quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Agenda do fim-de-semana: Atenções viradas para Viseu

Com os campeonatos de infantis parados e 2 equipas de benjamins de folga, está reduzido a 11 o número de jogos a disputar pelas nossas equipas da Academia no próximo fim-de-semana. O foco das atenções está concentrado em Viseu onde, no próximo sábado, a nossa equipa de juniores disputa mais um jogo de carácter decisivo para as suas aspirações no campeonato nacional da 2ª divisão. Com efeito, Beira--Mar (4º) e Académico Viseu (5º) estão apenas separados por 1 ponto na tabela classificativa da série B e o resultado final pode valer uma vantagem crucial, para qualquer das equipas, na luta pelo apuramento para a fase de subida. O jogo da 1ª volta, que se saldou num empate, lembra o quão equilibrado deverá ser o jogo e as dificuldades em vaticinar um vencedor final. Uma coisa é certa, há muita esperança nas hostes auri-negras num bom resultado.
Também os iniciados, no campeonato nacional, disputam um jogo que pode valer, desde logo, a qualificação para a 2ª fase, objetivo primeiro dos aveirenses. Vice-comandantes da série C, os comandados de João Amaral defrontam o 3º classificado, o GD Gafanha, e um empate nesta partida é sinónimo de apuramento.
Nas restantes partidas da variante de 11, disputa-se a última jornada do campeonato nacional de juvenis e dos campeonatos distritais da 1ª divisão de juniores e iniciados (1ª fase). Os sub-17 terminam a sua temporada oficial com uma deslocação ao Candal, onde a equipa da casa terá ainda uma palavra a dizer na luta pela fuga à descida direta aos campeonatos distritais. Os auri-negros, tranquilos no 7º lugar da série B, mas podendo ainda subir um degrau, vão pois encontrar um adversário fortemente motivado e a quem só a vitória interessa. Não vai ser nada fácil este jogo...
Nos distritais, os juniores terminam a sua participação na 1ª fase com uma deslocação a Avanca, num jogo entre duas equipas que já têm a série dos últimos como destino, enquanto que os iniciados, em Oliveira do Bairro, disputam uma partida que já não os poderá fazer sair da vice-liderança da Zona Sul, diante de um adversário que terá de disputar a série dos últimos na 2ª fase do campeonato.
No campeonato distrital de juvenis da 2ª divisão, a equipa de Zé Maria Almeida, que emendou em Vale de Cambra, com uma vitória, o desaire sofrido em casa com a Oliveirense na jornada inaugural da 2ª fase, vai tentar novo triunfo, que seria o primeiro na condição de visitado nesta fase da prova, diante do Lusitânia de Lourosa, adversário que encabeça a classificação atual.
No futebol de 7, as atenções estão nos traquinas B, que disputam a última jornada do torneio de inverno da AF Aveiro, em casa, diante do Estarreja. Isolados no comando da série C, os meninos de Carla Santos e David Laranjeira partem em posição privilegiada para terminar no 1º lugar e proclamarem-se vencedores deste torneio. Para tanto, bastará vencer o seu adversário, num jogo em que a maior dose de favoritismo é atribuída aos aveirenses.
Nos restantes jogos tudo está já decidido e cumpre-se apenas calendário. Os benjamins têm compromissos fora de portas, os "A" no terreno do Mini Foot, num jogo da série G em que os extremos (1º e último) se defrontam e em que, por esse facto, a surpresa seria os auri-negros não vencerem, e os "B" em Águeda, partida que decidirá quem terminará na cauda da classificação, neste momento ocupada pelos pequenos "galos do botaréu".
Os traquinas A, na série F, deslocam-se a Estarreja na condição de líderes e acabados de carimbar o passaporte para a série dos primeiros, onde defrontarão o 3º classificado que tentará contrariar o favoritismo dos auri-negros. Na série G, ao contrário, os aveirenses terão de conceder a vantagem teórica ao seu adversário, o GD Gafanha, que segue no comando da prova e que garantirá, em caso de vitória, o seu apuramento para a série dos primeiros.
Consulte o quadro completo dos jogos para ter todos os detalhes da agenda:

Sem comentários: