domingo, 26 de fevereiro de 2012

INICIADOS A: Quando se quer, tudo se consegue...

SC Beira-Mar, 1 - FC Vizela, 0
(0-0, ao intervalo)

A equipa de iniciados do SC Beira-Mar reagiu bem à pesada derrota sofrida na primeira jornada da 2ª fase do campeonato nacional e alcançou hoje, no estádio Mário Duarte, uma importante vitória face à equipa do Vizela, que mostrou neste jogo muita da  razão de ter sido a vencedora da série A, na 1ª fase, à frente de formações como o Braga e o Vitória de Guimarães. Trata-se, na verdade, de uma excelente equipa, recheada de belos executantes, dos quais destacamos o nº 10, mas que faz da sua organização e excelente circulação de bola as armas principais. A vitória tangencial dos comandados de João Amaral, por 1-0, faz renascer a esperança numa boa 2ª fase, até porque os aurinegros se exibiram, neste jogo, a um nível que ainda não lhes tínhamos visto esta época. O valor das individualidades foi superado pela vontade do coletivo e, quando assim acontece, a qualidade do jogo exibido só pode ser bem melhor. Numa partida que marcou a estreia, em jogos do campeonato nacional, dos atletas de 1º ano Miguel Morgado e Leo, que se exibiram, tal como toda a equipa, em muito bom plano, João Amaral fez alinhar:
João Pedro (gr); Tiago Azenha, Ramon, Ricardo Mango e Miguel Morgado; João Neves (cap), Rui Ladeiro, Nuno Regêncio e André Santos (Lane, 63'); Marcos Franco e Manu (Leo, 55').
Suplentes não utilizados: Diogo (gr), Miguel, Nuno Silva, Nuno Aparício e João Gonçalves.
A equipa do Vizela foi aquela que melhor entrou no jogo, com mais posse de bola e boa circulação da mesma, mas, num retrato fiel que caracterizaria os primeiros 35 minutos, pertenceria ao Beira-Mar a primeira situação de perigo junto de uma das balizas. O lance ocorreu aos 7', com Rui Ladeiro a recolher solto na esquerda e a rematar em arco, cortado ao segundo poste, fazendo a bola passar muito perto do alvo.
À iniciativa de jogo dos visitantes, o Beira-Mar procurava responder com passes de rutura nas costas da defesa, tentando aproveitar os espaços para lançar os seus jogadores mais adiantados. Foi o que aconteceu, aos 12', num passe a rasgar de André Santos que colocou Marcos Franco na cara do guardião do Vizela, com o avançado aurinegro a rematar cruzado, fazendo a bola rasar o poste mais distante. O mesmo jogador teria nos pés, pouco depois, aos 15', nova e flagrante oportunidade para inaugurar o marcador. A jogada começa numa combinação entre Manu e André Santos, que cruza rasteiro, da esquerda, para Marcos Franco aparecer sozinho, ao segundo poste, a atirar para fora, quando todos já comemoravam.
Apenas aos 17' o perigo rondou a baliza defendida pelo guardião João Pedro, mas Ramon resolveu bem, com um corte providencial, uma situação em que o jogador nº 14 do Vizela se preparava, já dentro da área, para alvejar as redes aveirenses. Uma boa oportunidade para os vizelenses, mas ainda assim muito menos flagrante do que a que dispôs André Santos, aos 24', que rouba uma bola no sector recuado do Vizela e parte para a baliza completamente sozinho, atirando para uma boa defesa do guarda-redes contrário e perdendo ocasião de oiro para abrir o marcador. O mesmo sucederia a Marcos Franco, em cima do final do primeiro tempo, quando recebeu, solto na direita, um passe longo do lado contrário, vendo o seu remate ser desviado in-extremis para canto.
O nulo ao intervalo, numa partida que tinha a iniciativa e maior posse de bola dos visitantes, mas com mais e melhores situações para marcar por parte dos da casa, era, de algum modo, lisonjeiro para o Vizela e castigava a ineficácia mostrada pelos aveirenses.
Na segunda parte a tendência do jogo manteve-se, com o Vizela a manter as rédeas da partida, em termos de iniciativa, mas a deparar-se com um Beira-Mar que mostrava um grande sentido de entreajuda entre todos os sectores e que ia anulando, lance após lance, os ataques vizelenses. João Pedro seria chamado à ação na parte inicial do segundo tempo, por volta dos 40', com duas boas intervenções na sequência de pontapés de canto e, aos 48', numa transição rápida, quando susteve muito bem um remate desferido da meia-lua pelo nº 80, que quase o apanhava em contrapé.
E, numa fase em que o Vizela parecia intensificar o seu domínio e o Beira-Mar, ao contrário da primeira parte, não chegava com tanta frequência à zona de perigo, Rui Ladeiro, aos 56', consegue colocar André Santos na cara do guarda-redes visitante, com o "10" aveirense, desta vez, a não perdoar e a enviar a bola para o fundo das redes com um vistoso "chapéu". Pode dizer-se que foi um golo contra a corrente do jogo, mas que compensou, de algum modo, as perdas incríveis do primeiro tempo.
A partir daqui assistiu-se a um tudo por tudo dos minhotos mas, apesar de terem passado por um ou outro calafrio, os aveirenses deram uma boa resposta em termos defensivos e seguraram a preciosa vantagem até ao final.
A arbitragem do Sr. Pedro Meireles, da AF Porto, situou-se em muito bom nível.

Sem comentários: