sexta-feira, 23 de março de 2012

Agenda do fim-de-semana: Juniores à "caça" de pontos em Touriz

Numa jornada que assinala o fim da época oficial para a nossa equipa de iniciados A, que recebe o Nacional da Madeira em jogo da última jornada da 2ª fase do campeonato nacional e que nada alterará relativamente às posições ocupadas atualmente (Beira-Mar em 3º, madeirenses em 4º), as maiores expetativas concentram-se na deslocação dos juniores a Touriz, jogo que encerrará a primeira volta da fase de subida do campeonato nacional da 2ª divisão e que é determinante para os auri-negros darem continuidade à procura de um dos dois lugares de acesso ao escalão maior da categoria. Vindos de uma derrota caseira frente ao Paços de Ferreira e após um arranque promissor no terreno da Académica, a margem de erro dos aveirenses viu-se reduzida e a vitória no difícil terreno do Tourizense (com quem perdemos 2 vezes na 1ª fase) é o desfecho que será mais procurado.
Nos campeonatos distritais, destaque para mais um dérbi da cidade de Aveiro, desta vez no escalão de iniciados e tendo o palco de Frossos como cenário. Se considerarmos apenas as posições que ambas as equipas ocupam na série dos primeiros do campeonato da 1ª divisão (Taboeira penúltimo, 4 pontos, Beira-Mar 3º, 15 pontos), o favoritismo seria naturalmente endossado para a formação orientada por Hugo Gonçalves e Tiago Pereira. No entanto, nestes jogos, todos sabemos todos que há muitos outros fatores que pesam na prestação dos atletas e no desfecho final do embate, pelo que tudo poderá acontecer, ou não se tratasse de uma partida de futebol. Mesmo assim, confiamos na vitória do Beira-Mar, que manteria a nossa equipa, no máximo, a apenas 3 pontos do líder Avanca, em vésperas de recebermos a sua visita a São João de Loure.
Menos complicada parece ser a tarefa dos juvenis no campeonato distrital da 2ª divisão, prova em que a equipa de Zé Maria Almeida leva já um registo de 7 vitórias consecutivas, que a visita do último classificado (Valecambrense) não deverá interromper.
Nos campeonatos distritais da variante de 7, a jornada marca o final da 1ª volta das provas de infantis (série dos primeiros). Os infantis A têm uma jornada com 2 jogos em casa, nos quais são favoritos. Na série dos primeiros, o adversário é a Oliveirense, que ainda só ganhou uma vez e conta apenas com 5 pontos. Mas atenção, se a sua vitória foi logo na 1ª jornada e alcançada em casa, a turma de Oliveira de Azeméis conta com 2 empates obtidos fora de portas, um no terreno do Paços de Brandão (onde o Beira-Mar perdeu) e outro na Sanjoanense (que é o atual 4º classificado). Um aviso para a nossa equipa não esperar facilidades. Na série G, dos últimos, a vitória do Beira-Mar, por 1-7, obtida na 1ª volta no terreno do Alba, faz crer que os 3 pontos também não fujam agora no campo do Seminário.
Na série dos primeiros dos infantis B, a equipa do Beira-Mar, que ainda só ganhou uma vez, procura em Oliveira Bairro novo triunfo, frente ao último classificado da prova, resultado que certamente dedicaria ao seu treinador João Paulo, a passar por um momento mais complicado em termos pessoais (rápidas melhoras, João!). Já na série dos últimos e apesar de jogar intramuros, a nossa equipa tem uma tarefa muito complicada frente ao líder Avanca, que ainda não perdeu e que reúne elevada dose de favoritismo à partida para este jogo.
Os benjamins A, depois do duelo de líderes na última jornada, na Feira, que deixou as duas equipas em igualdade pontual no 1º lugar da série dos primeiros, têm nova deslocação até ao norte do distrito, defrontando no complexo das Cassufas, em Espinho, a sempre complicada equipa do Anta que, para além dos pergaminhos reconhecidos em matéria de formação, se encontra no 4º lugar a apenas 4 pontos da frente. É um jogo de tripla, mas no qual nós apostamos no 2. De grande dificuldade será também o jogo da série F, dos últimos, com a nossa equipa a reeditar mais um duelo com o bem conhecido Mourisquense que, para além de jogar em casa, dispõe ainda de uma vantagem de 5 pontos para os aveirenses.
E que dizer da visita dos benjamins B a Arouca, onde reside o comandante isolado da série dos primeiros? Pois que se trata de um dos jogos grandes da jornada, já que, se de um lado está o poderoso líder Arouca, do outro se perfila o ataque mais realizador do campeonato (30 golos, em 7 jogos, para a nossa equipa). Os rapazes de Luís Malta terão consciência das imensas dificuldades que irão encontrar, mas motiva-os as boas exibições que realizaram nos últimos jogos e a grande goleada da última jornada. Na série E, dos últimos, a nossa equipa, que segue na cauda da classificação apenas com derrotas, recebe o Eixense, que conta apenas com uma vitória. Esta foi obtida justamente sobre o Beira-Mar, no jogo da 1ª volta, pelo que esta é uma boa oportunidade para os auri-negros alcançarem o primeiro triunfo e devolverem o resultado ao seu adversário.
Nos traquinas A, e com a equipa "B" de folga, a série dos primeiros reserva-nos um jogo, no campo do Seminário, em que a nossa equipa, que recebe a Oliveirense (penúltimo classificado, 1 ponto), é claramente favorita. É uma boa oportunidade para o Beira-Mar (5º lugar atual), em caso de vitória, se poder aproximar pontualmente de algumas equipas que seguem à sua frente.
No torneio da primavera da AF Aveiro, para o escalão de traquinas B, as nossas equipas têm saídas de elevado grau de dificuldade. Na série C, o adversário é mesmo o líder da prova (LAAC) e será muito difícil aos auri-negros conquistarem pontos, já que a formação de Aguada de Cima conta por vitórias todos os jogos disputados até aqui. Igual registo (vitórias nos 4 jogos disputados) tem a nossa equipa que integra a série D, que lidera, mas o nosso opositor (Valonguense) foi a única equipa a quem não conseguimos vencer no torneio de inverno (2 empates). Adivinhando-se dificuldades, espera-se, contudo, mais uma vitória.
Segue o quadro completo de jogos:

Sem comentários: