terça-feira, 27 de março de 2012

Balanço da jornada: Juvenis chegam à liderança do distrital da 2ª divisão

No pior registo da temporada, que teve um saldo negativo de 5 vitórias, 1 empate e 10 derrotas, estão incluídos mais dois desaires das nossas equipas de juniores e iniciados nos respetivos campeonatos nacionais, que voltaram a irmanar-se no desfecho que já havia acontecido na ronda anterior. A formação de João Amaral despediu-se da 2ª fase da prova, onde chegou a acalentar fundadas esperanças, com uma derrota caseira diante do Nacional da Madeira, por 2-4, terminando no 3º lugar que já ocupava à partida para este jogo. Por seu turno, os sub-19, numa deslocação a Touriz que era encarada como uma autêntica final, não fizeram melhor e sucumbiram pelo mesmo resultado, comprometendo seriamente, mas ainda não definitivamente, as suas aspirações à subida de divisão.
Motivos para sorrirmos viriam dos campeonatos distritais de juvenis (2ª divisão) e de iniciados (1ª divisão), equipas que registaram vitórias e melhoraram posições na tabela classificativa. A equipa orientada por Zé Maria Almeida, ao vencer (2-0), como se esperava, na receção ao Valecambrense, aproveitou a derrota do anterior líder (Lourosa) e ascendeu, pela primeira vez nesta 2ª fase, ao 1º lugar da série dos primeiros. Também na corrida pelo 1º lugar estão os iniciados, que venceram, por 0-3, no terreno do Taboeira e se colocaram na vice-liderança, a apenas 3 pontos do Avanca, que recebem na próxima jornada.
Na variante de 7 e nos escalões de infantis, registos semelhantes nesta jornada: vitórias nas séries dos primeiros e derrotas nas séries dos últimos. Os infantis A golearam a Oliveirense, no campo do Seminário, por 5-2 e, mantendo o 5º lugar, encurtaram distâncias para algumas equipas que os precedem na tabela classificativa. A equipa "B" perdeu em casa, contra todas as previsões, por 1-2, com o Alba e viu-se ultrapassada pelo Azurva na classificação série G. Menos surpreendente foi a derrota, também caseira, da sua homóloga dos infantis B, por 3-8, já que foi contra o Avanca, líder invicto da série D, dos últimos. Na série dos primeiros, viagem e vitória em Oliveira do Bairro, por 1-3, a segunda da competição e que foi dedicada ao treinador João Paulo, que recupera bem de um problema de saúde.
Os benjamins A tinham uma saída difícil, ao terreno do Anta, e a derrota tangencial, por 1-0, fez com que os auri-negros deixassem a companhia do Feirense, que ficou isolado no comando da série dos primeiros, com 3 pontos de vantagem sobre os aveirenses, que receberam, entretanto, a companhia do Paços de Brandão. Jogo de incerteza no resultado até final e de constantes alternâncias no comando do marcador foi o que protagonizaram Mourisquense e Beira-Mar, que fazia parte da 8ª jornada da série F, dos últimos, e que terminou empatado (5-5), resultado que não castiga nenhuma das equipas, que tão bem se bateram na Mourisca.
Dupla derrota dos benjamins B nesta jornada, com a equipa da série dos primeiros a não conseguir contrariar o favoritismo do líder Arouca, que jogava em casa e que venceu, por 5-2, apesar da boa réplica dos jovens auri-negros, que chegaram a ter a partida empatada a 2 bolas. A equipa "B", por seu lado, não aproveitou o fator-casa e a visita do penúltimo classificado da série E, Eixense, para somar os primeiros pontos. Os visitantes venceram, por 1-4, deixando os aveirenses mais sós no último lugar.
Os traquinas A, com a vitória alcançada em casa frente à Oliveirense (6-2) e embora tenham mantido a sua posição na série dos primeiros (5º lugar), aproximaram-se de alguns dos adversários que os precediam, estando a um escasso ponto da vice-liderança.
Algo inusitado esta época foi a dupla derrota das equipas de traquinas B. Se a derrota sofrida em Aguada de Cima, por 3-0, pela equipa da série C, não é tão surpreendente, pela qualidade que o adversário tem evidenciado até agora (líder só com vitórias), a perda da invencibilidade da equipa da série D no terreno do Valonguense (derrota por 4-2) estava um pouco fora das previsões mais moderadas, mesmo tendo em conta que a equipa de Arrancada do Vouga ainda não perdeu com o Beira-Mar esta época. Apesar de tudo, e nesta série D, a liderança foi ainda mantida.
Segue o quadro completo dos resultados verificados:

Sem comentários: