domingo, 1 de abril de 2012

INICIADOS B: E o primeiro lugar ali tão perto...

SC Beira-Mar, 0 - AA Avanca, 0
(0-0, ao intervalo)

A equipa de iniciados do SC Beira-Mar falhou o "assalto" à liderança do campeonato distrital da 1ª divisão ao empatar a zero com o líder Avanca, que manteve, à saída do jogo de São João de Loure, os 3 pontos que trazia de vantagem sobre os auri-negros. Foi a "cereja" que faltou para "enfeitar" mais uma bela exibição dos comandados de Hugo Gonçalves e Tiago Pereira, que não se intimidaram com o poderio do adversário, dominando a primeira metade do encontro e repartindo as possibilidades de chegar ao triunfo que ambas as formações tiveram na etapa complementar.
Os aveirenses alinharam com:
Paulo Pouseiro (gr), João Gonçalo, Leo (cap), Guga e Miguel Morgado; Edu, Diogo António (Pedro Xavier, 50') e Fábio Marques (Didi, int); Evandro (Xavi, 58'), Tiago Goulart e Ricardo Lima.
Suplentes não utilizados: Henrique (gr), Lucas, João Ferreira e Amaral.
Os primeiros 35 minutos do jogo foram de domínio do Beira-Mar, que poderia ter inaugurado o marcador antes de se ter esgotado o segundo minuto da partida, na sequência de um canto batido por Lima que permitiu, na confusão gerada na pequena área, um remate que esbarrou na floresta de pernas adversárias.
O Avanca não fazia jus ao seu estatuto de líder e limitava-se a ver o Beira-Mar fazer uma circulação de bola que já é a imagem de marca desta equipa. Aos 15', Ricardo Lima, na execução de um livre frontal, voltou a levar muito perigo à área adversária, fazendo a bola passar muito perto do alvo e o mesmo jogador, aos 30', após mais um bom trabalho, rematou de pronto mas à figura do guarda-redes contrário.
As redes à guarda de Pouseiro só por uma vez pressentiram o perigo, já no culminar do primeiro tempo, aos 33', quando o perigoso Óscar surgiu solto a cabecear ao lado, não dando o melhor seguimento a um livre marcado do lado direito.
O nulo registado ao intervalo era, sem dúvida, mais penalizador para a nossa equipa, que se tinha mostrado superior a um Avanca que, apesar de recheada de bons executantes, ainda não tinha justificado a liderança do campeonato.
O segundo tempo foi diferente, o Avanca cresceu, equilibrou as operações e, quiçá, em alguns momentos, chegou mesmo a superiorizar-se. Ambas as equipas procuraram a vitória e qualquer uma delas teve ocasiões flagrantes para o conseguir. A primeira aconteceu para o Avanca, aos 43', surgindo Óscar na cara de Pouseiro, após uma falha no eixo defensivo aveirense, valendo o facto de o artilheiro "azul-e-branco" ter tirado mal as medidas ao "chapéu".
O Beira-Mar, que agora sentia maiores dificuldades para ligar o seu jogo, só aos 62' deu um ar da sua graça, na sequência de um livre apontado por Edu, vendo-se a bola a passar em frente da baliza sem aparecer ninguém para finalizar. Pouseiro, aos 64', teve de se aplicar e defender para canto um remate de Rui Miguel (nº 50) que surgiu solto na direita, voltando a estar ligado à inviolabilidade das nossas redes quando, aos 68', negou o golo a Rodrigo, fazendo uma defesa arrojada com os pés, evitando que o recém entrado jogador avancanense, que estava completamente isolado, desse a vitória à sua equipa.
Mas foi o Beira-Mar a terminar o jogo em cima do adversário e Didi, quando se esgotava o tempo regulamentar, falha incrivelmente o cabeceamento ao segundo poste, após canto na esquerda de Ricardo Lima, e perde uma das mais flagrantes oportunidades de todo o jogo. A esgotar-se o tempo de compensação, foram ainda os aveirenses que, novamente, quase chegavam ao golo, outra vez na sequência de mais um canto, valendo o guardião do Avanca para segurar o empate com alguma dificuldade.
Com uma arbitragem segura, Beira-Mar e Avanca proporcionaram um bom espetáculo e deram garantias que vai haver luta acesa até final pelos lugares da frente. Parabéns a todos os participantes.

Sem comentários: