terça-feira, 22 de maio de 2012

JUNIORES B: Lance individual decidiu o jogo

GD Eixense, 0 - SC Beira-Mar, 1
(0-0, ao intervalo)

Numa partida que era de suprema importância para o nosso adversário, que luta pela fuga à despromoção, a equipa de juniores do SC Beira-Mar deslocou-se a Eixo no passado sábado, tendo saído do complexo desportivo do Monte com uma tangencial vitória, por 0-1, que a mantém na corrida pelo 1º lugar da série dos últimos do campeonato distrital da 1ª divisão.
Apresentando uma formação que tinha por base a sua equipa de juvenis da presente temporada (7 sub-17 no "onze" inicial), os aurinegros chegaram à vitória apenas na 2ª parte, fruto de um lance individual protagonizado pelo "central" Manuel Martins, depois de terem passado por alguns calafrios na etapa inicial, onde Hugo e alguma fortuna foram os principais responsáveis pelo nulo que se registava ao intervalo.
O professor António Luís fez alinhar: Hugo (gr); Pedro Salgado (Diogo H. Carvalho, 32'), Gui, Manuel Martins e Bruno Filipe; Balacó, André Silva, Nanu e Pedro Aparício; João Pereira (Paulo Pires, 60') e Junior Bangura (Henrique, int).
Suplente não utilizado: José Vítor (gr)
Ainda que tenha sido o Beira-Mar a equipa que teve a melhor entrada no jogo, com uns excelentes minutos iniciais que quase possibilitavam a Junior, logo aos 2', ter aberto o marcador, o primeiro tempo acabou por mostrar um melhor Eixense, que cedo equilibrou as operações e passou mesmo a mandar na partida. A primeira grande oportunidade de golo para os da casa surgiria aos 20', valendo a intervenção de Balacó, sobre a linha de golo, já com Hugo batido, para evitar o primeiro. Na recarga, de uma forma incrível, o jogador do Eixense voltou a desperdiçar, rematando muito por alto.
Com grandes dificuldades na adaptação à relva alta, que dificultava uma circulação rápida da bola, os aveirenses viram o seu adversário, aos 24', voltar a estar muito perto de marcar, valendo desta feita a excelente intervenção de Hugo, que negou o golo a um jogador da casa isolado por passe longo.
Antes do intervalo, aos 34', o guardião aurinegro voltou a ter uma brilhante intervenção, defendendo superiormente um remate desferido em posição frontal pelo jogador nº 10 que levava o selo de golo.
O nulo registado ao intervalo era, por tudo aquilo aqui descrito, algo lisonjeiro para a formação de António Luís.
O segundo tempo foi diferente, mostrou um melhor Beira-Mar, resultado de uma melhor adaptação ao terreno de jogo e a algumas alterações produzidas no xadrez aurinegro. Deste modo, o entrado Henrique dispôs, aos 53', de uma grande oportunidade de golo, depois de aproveitar uma perda de bola em setor recuado para se isolar, rematando, no entanto, sem a direção desejada.
O Eixense já não conseguia chegar com perigo à grande área aveirense, mas quando, aos 75', o Beira-Mar, por lesão de Diogo Carvalho, passou a jogar com 10 unidades (as substituições tinham sido já esgotadas), pensou-se que esse poderia ser um fator decisivo na parte final do encontro. Puro engano, o Beira-Mar continuou a mostrar-se mais perigoso e, aos 80', Balacó, em jogada de contra-ataque e após iniciativa individual, fica perto de marcar, mas vê o seu remate parar nas mãos do guarda-redes.
E foi já com o jogo a caminhar para o seu final, e também através de mais uma iniciativa individual, que o Beira-Mar chegou ao 0-1 que viria a determinar o vencedor da partida. Manuel Martins sentiu que era o seu momento, pegou na bola à saída do nosso meio-campo, foi por ali fora, evitando todos os adversários que lhe surgiram no caminho, para, na cara do guarda-redes e de ângulo já um pouco fechado, rematar para o fundo das redes. Grande jogada e grande golo!
Não houve tempo para mais, estava feito o resultado final e se a vitória do Beira-Mar se pode aceitar pelo que fez na 2ª parte, o empate também seria um resultado justo, considerando as oportunidades desperdiçadas pelo Eixense na etapa inicial.
Arbitragem polémica, não tendo agradado a nenhuma das partes.

Sem comentários: