domingo, 9 de setembro de 2012

INICIADOS A: Vitória fugiu a ambos

GD Gafanha, 0 - SC Beira-Mar, 0
(0-0, ao intervalo)

Num jogo aguardado com muita expectativa, Gafanha e Beira-Mar viram as suas equipas de iniciados a ter de se contentar com uma divisão final de pontos, consequência do nulo registado na partida disputada esta manhã no Complexo Desportivo da Gafanha da Nazaré.
Depois de uns 15 minutos iniciais pautados pelo equilíbrio e em que se sentiu algum respeito mútuo e receio de arriscar, a primeira parte viria a mostrar, depois, um Gafanha mais ousado, mais perigoso e que poderia ter chegado à vantagem em duas soberanas oportunidades. Aos 16', uma perda de bola na zona central, em fase de transição dos aurinegros, provoca uma resposta rápida da equipa da casa, que só não resulta em golo porque Morgado o evita em cima da linha da baliza, com Paulo Pouseiro completamente ultrapassado pelo remate cruzado. O guardião aveirense, 2 minutos mais tarde, com uma soberba intervenção, volta a negar o golo à formação "azul", numa jogada em que a equipa do Beira-Mar volta a estar descompensada e permite que o avançado da casa surja isolado em zona de finalização.
O Beira-Mar, privilegiando a organização defensiva, não descurava a possibilidade de chegar à baliza de Marco Pais e, aos 27', uma jogada de Xavi pela esquerda só pecou na assistência defeituosa para Evandro, que surgia na zona central para finalizar.
Os segundos 35 minutos foram diferentes, o Beira-Mar assumiu mais o jogo e teve um maior controlo da posse da bola. Ainda assim, pertenceria ao Gafanha a primeira ocasião para desfazer o nulo, quando, aos 42', na sequência de um pontapé de canto, um pontapé de ressalto é salvo novamente em cima da linha de golo por um defesa aurinegro. Na resposta, Didi, em jogada pela direita, remata com perigo mas ligeiramente ao lado.
Aos 48', novamente o Beira-Mar a causar perigo, através de um cabeceamento de Leo, que ganhou nas alturas uma bola endossada por Lima, em canto da direita. Mas seria novamente do Gafanha, aos 56', a grande oportunidade para chegar ao golo. Numa transição rápida, que resultou de mais uma perda de bola em zona e fase proibitivas do jogo, o jogador do Gafanha rematou cruzado ao poste direito da baliza defendida pelo irrepreensível Paulo Pouseiro.
Alguma sorte para o Beira-Mar que, no entanto, estava melhor nesta fase do jogo e poderia, aos 67'', em jogada de contra-ataque, ter provocado mais perigo, falhando apenas o último passe.
O jogo aproximava-se do seu final, mas ainda houve tempo para ver o esquerdino Bernardo rematar de longe, com muito perigo, com Paulo Pouseiro a ver a bola roçar o travessão pela parte superior. Seria, contudo, do Beira-Mar, a última grande oportunidade para colorir o marcador. Jogava-se o último minuto de compensação dos 2 dados pelo juiz da partida, que apitou sempre a favor dos da casa nos lances divididos ou mais duvidosos, quando Guga ficou com a bola à mercê na pequena área, mas viu o seu remate, desferido na cara de Marco Pais, ser defendido pelo guardião da casa. Convenhamos, contudo, que, sendo saboroso, não seria justo nem retrataria o filme do jogo, que terminou com um nulo que tem de aceitar.
Tiago Pereira, técnico aveirense, apresentou a seguinte equipa:
Paulo Pouseiro (gr); Amaral, Leo (cap), Guga e Miguel Morgado; Edu, Ricardo Lima e Pedro Xavier (Fábio Marques, 27'); Didi (Tiago Goulart, 48'), Evandro (Sérgio, 66') e Xavi.
Suplentes não utilizados: Henrique (gr), João Gonçalo, Portugal e João Pedro.

Sem comentários: