sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Horário de Inverno: Relógios atrasam 60 minutos na madrugada de domingo

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada do próximo domingo, das 2h00 para a 1h00 em Portugal continental e Madeira, e da 1h00 para as 00h00 nos Açores, oficializando a passagem para o horário de Inverno.
Segundo o director do Observatório Astronómico de Lisboa, a hora será mudada do horário oficial de Verão para o de Inverno já no próximo domingo, dia 28 de Outubro, seguindo a legislação da União Europeia. A existência destes horários no espaço europeu é uma decisão da União Europeia como um todo e não uma decisão individual de cada país. Nesse sentido, todos fazem a transição no mesmo dia e à mesma hora.
Tanto em Portugal continental como na Madeira, que partilham exactamente a mesma hora, haverá um atraso de 60 minutos às 2h00 na madrugada de 28 de Outubro. Os Açores farão a mesma transição à 1h00 local para as 00h00.
A decisão de alterar a hora - a passagem para o horário de Inverno acontece sempre no último fim-de-semana de Outubro e a passagem para o horário de Verão no último fim-de-semana de Março - tem raízes históricas que remontam à I Guerra Mundial.

Sem comentários: