domingo, 28 de outubro de 2012

INICIADOS B: Bom jogo entre equipas com futuro

SC Beira-Mar, 3 - AD Sanjoanense, 0
(1-0, ao intervalo)

Beira-Mar e Sanjoanense apresentaram-se, em São João de Loure, com as suas formações sub-14 para mais um jogo do campeonato distrital de iniciados da 1ª divisão, partida que revelou duas equipas de qualidade, com bons princípios de jogo e a quem se augura um futuro de muitos sucessos.
A vitória foi aurinegra, por 3-0, e não sofre contestação, ainda que os números do resultado pequem, talvez, por algum exagero e não demonstrem o equilíbrio que, em muitas fases do jogo, foi a nota dominante.
Os aveirenses alinharam com:
Bozi (gr); João Bernardo, João Claro (cap), Stefan e Gui (Andrade, int); Rui Pedro, Junior (Aleks, int), Ruben (Brandão, 63') e Ramalho; Vlad (Afonso, 68') e Azevedo.
Suplentes não utilizados: Valinho (gr), Peralta e Daniel.
O Beira-Mar teve uma boa entrada no jogo e, logo aos 3', após boa jogada e cruzamento da direita de Vlad, Azevedo tem uma perdida escandalosa à boca da baliza, rematando, sem oposição, para fora. A insistência dos comandados de Pedro Teles teve continuidade e, pouco depois, aos 5', o golo voltou a rondar a baliza contrária. Desta feita foi Ruben que, à entrada da área, recebeu uma bola e disparou forte, fazendo-a esbarrar no travessão, com o guardião contrário a segui-la apenas com os olhos. A sorte não era, decididamente, aurinegra.
Bozi foi chamado a intervir pela primeira vez por volta do quarto de hora do jogo, saindo com muito a propósito a uma bola metida em profundidade nas costas da defesa aveirense, matando à nascença qualquer veleidade do avançado contrário.
Mas a melhor fase inicial do Beira-Mar ainda não havia terminado e o golo acabou mesmo por acontecer, aos 17'. Vlad, que fez um excelente jogo, recuperou a bola à entrada da área, evitou um adversário, progrediu e disparou forte e colocado, fazendo a bola entrar junto ao ângulo superior direito da baliza.
A Sanjoanense viria a reagir ao 1-0 e, depois de, aos 20', um livre apontado de longa distância ter feito a bola esbarrar na parte superior da barra, mas com Bozi a controlar, o guardião aveirense teria uma intervenção soberba, aos 22', negando o golo do empate a um jogador da Sanjoanense que lhe surgiu na cara.
Até ao intervalo, nota para para um excelente contra-ataque por banda do Beira-Mar, iniciado em Rui Pedro e culminado com um remate de Ramalho, à entrada da área. que pecou na direcção. Esta bonita jogada teve lugar aos 27'.
A segunda parte teve um início electrizante e, logo no primeiro minuto, a sorte bafejou, desta vez, a equipa da casa. Com efeito, no seguimento de uma jogada pelo flanco direito do ataque da Sanjoanense, a bola é metida para a boca da baliza para uma finalização sem oposição, aparentemente fácil, mas que terminou no ferro da barra da baliza do já batido Bozi.
A esta soberana ocasião respondeu o Beira-Mar pouco depois, aos 38', com Vlad a isolar Aleks, que hipoteca a possibilidade de um golo fácil com uma má recepção.
Mas a Sanjoanense tinha entrado neste segundo tempo com a clara intenção de chegar ao empate e, aos 49', esteve novamente perto de o conseguir. Voltou a valer Bozi, com mais uma oportuna e decidida intervenção, levando a melhor a um adversário que lhe surgiu isolado após uma jogada de contra-ataque rápido.
Esta toada de parada e resposta teve seguimento, aos 51', quando Azevedo se antecipa a toda a defesa contrária e faz um "chapéu" ao guarda-redes de São João da Madeira que leva a bola a embater na barra, perdendo-se a oportunidade para "matar" o jogo.
Foi apenas adiar a decisão, que aconteceu aos 60' quando, numa jogada de insistência de Ruben, Aleks é isolado para fazer o 2-0, através de um "chapéu" que, desta vez, teve as medidas certas.
Os jovens sanjoanenses sentiram o toque e não mais importunaram a baliza do Beira-Mar que, aos 69', teve Aleks perto de bisar e de fazer o terceiro tento no seguimento da marcação de um pontapé de canto. Mas o 3-0 aconteceria mesmo, em cima do tempo regulamentar, com o recém-entrado Afonso a fechar a contagem através de um cruzamento-remate da direita que surpreendeu o guardião forasteiro e resultou num golo de belo efeito.
A arbitragem não teve qualquer tipo de problemas num jogo disputado com extrema correcção e respeito mútuo.

Sem comentários: