quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Agenda do fim-de-semana: Juniores e juvenis em busca da reabilitação

Depois dos maus resultados globais da última jornada, particularmente de juniores e juvenis, estas equipas enfrentam saídas à Figueira da Foz e a Castelo Branco onde procurarão o regresso ao trilho dos êxitos e, desse modo, demonstrar que o acontecido no passado fim-de-semana se tratou apenas de um percalço em que, por vezes, o futebol é fértil.
No futebol de 7, particular atenção à deslocação dos infantis B à Mourisca do Vouga, um jogo em que ambas as equipas estarão interessadas em vencer para assim continuarem na luta pelo acesso, na série G, à série dos primeiros.
Com um número recorde, esta época, de 17 jogos agendados, consulte o quadro que segue para se inteirar de toda a informação relacionada com essas partidas:

Análise prévia da jornada:
JUNIORES A: Esbanjados 5 pontos em casa nas 2 últimas jornadas, a equipa de juniores, que já não vence há 3 jogos consecutivos, tem pela frente um difícil desafio na deslocação à Figueira da Foz. É certo que a Naval segue no penúltimo lugar da série C do nacional da 2ª divisão, mas o campeonato já mostrou que qualquer equipa nele participante pode ganhar pontos às mais conceituadas, pelo que todas as cautelas serão poucas na abordagem deste jogo. Depois de uma fase em que mostrou à saciedade ser capaz de praticar um futebol de fino recorte técnico, chegou a altura da equipa aurinegra mostrar que, se necessário for, também sabe vestir o "fato-de-macaco". E, para esta partida, num terreno "pelado" que acrescentará dificuldades adicionais, bem necessário será.
JUNIORES B: Jogo bastante difícil no campeonato distrital da 1ª divisão, com a recepção ao líder da Zona Sul, Estarreja, a chegar num momento em que a formação aurinegra atravessa igualmente uma crise de resultados, muitos deles ditados pela manifesta falta de sorte. De facto, nos 4 últimos jogos disputados, os aveirenses foram derrotados tangencialmente, por 1-0, em 3 deles. Pode ser que agora, a somar ao valor da equipa, se junte uma pontinha de felicidade suficiente para arrancar uma vitória, que seria muito bem-vinda.
JUVENIS A: Reduzida a vantagem para o 3º classificado da série C do campeonato nacional, que é agora apenas de 2 pontos, a formação orientada por Aguinaldo Melo desloca-se a Castelo Branco com uma pressão adicional resultante dos últimos resultados alcançados (2 derrotas nos últimos 3 jogos disputados). O Desportivo local segue na penúltima posição da tabela classificativa, com apenas 5 pontos e tendo apenas apontado 4 golos nas 11 partidas disputadas. Contudo, os albicastrenses não são equipa de sofrer muitos golos e todos estarão ainda recordados da dificuldade da vitória aurinegra, por um tangencial 1-0, no jogo da 1ª volta. O favoritismo dos aveirenses e a vitória que todos desejam só acontecerão se houver muito empenho de todos, muita humildade e respeito pelo adversário.
JUVENIS B: Perdida a liderança da Zona Sul do distrital da 1ª divisão na última jornada, a equipa aurinegra vai procurar igualmente um regresso às vitórias no jogo que disputará em Águeda, onde se apresentam como favoritos. Os anfitriões seguem no último lugar, têm apenas 1 vitória e 1 empate nos 10 jogos disputados e vêm de uma série de 4 pesadas derrotas consecutivas. Contudo, este é um daqueles jogos em que convém lembrar à partida que nunca há, em futebol, vencedores antecipados.
INICIADOS A: Continuando na luta pelo 2º lugar da série D do campeonato nacional, depois da brilhante vitória alcançada na última jornada no terreno da AD Estação, os aurinegros voltam a encontrar um adversário da Covilhã, desta vez o Sporting local. A equipa de Tiago Pereira é favorita, já porque segue muito melhor classificada, como pelo facto de ter vencido o jogo da 1ª volta na cidade serrana. O maior adversário será, quiçá, a barreira psicológica que parecem constituir os jogos que ultimamente as nossas equipas têm disputado no relvado do estádio Mário Duarte. O lema deverá ser: "em casa, mandamos nós!".
INICIADOS B: A derrota sofrida no terreno do líder Mealhada, na última jornada, não deverá ter deixado marcas no estado de espírito dos nossos sub-14, que terão neste fim-de-semana, diante do Mourisquense, adversário que ainda não pontuou na Zona Sul do distrital da 1ª divisão, uma excelente oportunidade para contabilizar mais uma vitória e os correspondentes 3 pontos. Surpresa seria se acontecesse algo diferente disto...
INFANTIS A: Enquanto que na série G a jornada parece ser de total tranquilidade, com os aurinegros a receberem o Severfintas, que segue na última posição e não deverá obstar a uma vitória aveirense, já a partida da série H, entre Mourisquense e Beira-Mar, se apresenta como capaz de proporcionar um maior equilíbrio entre duas equipas que se defrontam em igualdade pontual no 3º lugar, que estará em discussão.
INFANTIS B: Com as equipas aurinegras na luta pelo acesso à série dos primeiros em ambas as séries, mas já com pontos perdidos nas duas, tornam-se de particular importância os jogos desta jornada, sobretudo a deslocação ao terreno do Mourisquense, adversário da série G que segue na 3ª posição com menos 1 ponto que o vic-líder Beira-Mar. Quem vencer ficará em muito melhor posição para atacar, no futuro, aquele objectivo.
Também a não descurar a partida da série F, onde o Beira-Mar, que é líder mas com mais uma partida disputada do que os seus mais directos seguidores, recebe um Eixense que se apresentará com o intuito de causar surpresa e tornar ainda mais confusas as contas de uma série que se apresenta com a discussão em aberto e muito alargada.
BENJAMINS A: Na série G, onde o Beira-Mar é líder, somando por vitórias todos os 6 jogos disputados até agora, o favoritismo vai para os aveirenses na sua deslocação ao terreno do Eixense, que se apresentará, contudo, como um adversário muito difícil, porque joga em casa e porque o 3º lugar que ocupa assim o indica.
Na série H, o jogo é entre equipas do fundo da tabela e que poderá determinar a primeira vitória para Beira-Mar (penúltimo, 1 ponto) ou para o Requeixo (último, 0 pontos). Apostamos na vitória aurinegra, que quem se deslocar ao campo de Bustos, esperamos, vai poder testemunhar.
BENJAMINS B: Claramente apostados em passar à série dos primeiros na série H, é na deslocação ao terreno do GD Gafanha que se concentram as maiores atenções neste escalão. O nosso adversário, nesta série, ainda não pontuou, pelo que, se não se passar nada de estranho, se aguarda uma vitória para as nossas cores, que permitiria igualar o Taboeira (que folga nesta jornada) no cimo da classificação.
Já na série G, apesar do dérbi agendado, este Beira-Mar-Taboeira não apresenta grandes motivos de interesse, tratando-se de 2 equipas que estão na parte baixa da tabela, com o nosso adversário ainda sem pontuar, mas podendo agora fazer uma gestão diferente das equipas, uma vez que folga na outra série. Tudo pode acontecer.
TRAQUINAS A: Partida equilibrada deverá acontecer no jogo da série F, em Estarreja, onde a equipa local (2ª classificada, com 10 pontos) se encontra com o Beira-Mar (3º lugar, 9 pontos), mas com ambas já longe do líder Taboeira. É, pois, um jogo para a discussão do 2º lugar e que se apresenta como de prognóstico difícil.
Já na série G, onde o Beira-Mar é líder incontestado, com 5 pontos de avanço sobre o 2º classificado, os aurinegros são claramente favoritos na recepção ao Águeda, esperando-se mais uma vitória para a nossa equipa, capaz de cimentar o 1º lugar.
TRAQUINAS B: Depois de uma paragem no último fim-de-semana nos compromissos oficiais do torneio de Inverno da AF Aveiro, a formação orientada por João Domingos e Bruno Ribeiro tem uma deslocação difícil ao terreno do Valonguense, formação que nos 3 jogos que disputou já experimentou todo o tipo de resultados: vitória, empate e derrota. Pelo contrário, os aurinegros somam 2 vitórias nos 2 encontros realizados e espera-se que agora façam jus ao velho ditado, "não há 2 sem 3!".

Sem comentários: