quinta-feira, 1 de novembro de 2012

JUNIORES B: Desperdício de golos não impede vitória aurinegra

SC Beira-Mar, 1 - Oliveira Bairro SC, 0
(1-0, ao intervalo)

A equipa do SC Beira-Mar isolou-se na vice-liderança da Zona Sul do campeonato distrital de juniores da 1ª divisão depois da vitória tangencial, por 1-0, esta manhã obtida em Frossos, diante do Oliveira do Bairro. Um golo solitário do antigo jogador da equipa bairradina, André Rosa, obtido ainda não se tinha esgotado o primeiro quarto de hora, conferiu à equipa de António Luís os 3 pontos em disputa num jogo que estava atrasado desde a 1ª jornada.
A história do jogo é a crónica exaustiva de perto de uma vintena de ocasiões de perigo e flagrantes oportunidades de golo desperdiçadas pelos aveirenses, que transformaram uma goleada potencial numa magra vitória, que dá uma falsa ideia de equilíbrio, que nunca existiu entre as duas equipas, para quem não presenciou o jogo.
Sob forte chuva e uma boa arbitragem do Sr. Rui Patrício, juíz da AF Aveiro, o Beira-Mar apresentou:
José Vítor (gr); Rúben Marques, João Rui, Gui e André Rosa (Rui Santana, 67'); Bernardo Subtil, Pedro Aparício (cap), Bruno Lopes e Ricardo Tavares; Henrique e Tiago Azevedo (Francisco, 81').
Suplente não utilizado: João Paulo (gr).
O jogo começou bem para o Beira-Mar e depois de Ricardo Tavares ter dado início, logo aos 3', ao festival de golos perdidos que seria a imagem de marca do jogo, André Rosa, aos 12', materializou no 1-0 o caudal ofensivo imposto pelos aveirenses desde o início, desviando ao primeiro poste uma bola proveniente de um pontapé de canto marcado por Bernardo Subtil do lado esquerdo.
Parecia tudo bem encaminhado para uma vitória tranquila, ideia reforçada pouco depois, aos 15', quando Tiago Azevedo, na boca da baliza, rematou à barra um cruzamento rasteiro de Ricardo Tavares, que havia ganho a bola na direita. Tudo parecia fácil, o futebol fluido do Beira-Mar gerava uma sucessão de oportunidades de golo que, pensava-se, mais cedo ou mais tarde acabariam em golo. André Rosa, por duas vezes (17' e 21'), na sequência da marcação de pontapés de canto poderia ter bisado e Tiago Azevedo, pelo meio, é isolado por Henrique mas, conseguindo desviar do guarda-redes, desviou também da baliza.
Aos 24' é Henrique a falhar à boca da baliza, após boa jogada de Bruno pela esquerda e, aos 28', Tiago Azevedo imita o colega a passe de Ricardo Tavares, vendo um defesa desviar praticamente em cima da linha de golo.
O tranquilo guardião José Vítor foi chamado a intervir pela primeira vez aos 29', desviando para canto, com um bom golpe de rins, um traiçoeiro cruzamento da direita. Antes do intervalo, Tiago Azevedo teve ainda tempo para mais duas grandes perdidas, aos 32', isolado na cara do guarda-redes por Pedro Aparício e, aos 44', após uma magnífica jogada colectiva que termina com uma cabeceamento ao lado.
A segunda parte foi mais do mesmo, intenso domínio dos aveirenses, quer em posse de bola, quer em termos territoriais e muitas outras oportunidades de golo criadas que acabaram sempre num gritante desperdício. Logo aos 49', após uma boa iniciativa de Pedro Aparício, Tiago Azevedo volta a mostrar que este não era o seu dia e vê o seu forte remate, desferido da meia-lua, passar muito perto do poste. No minuto seguinte foi Henrique, solto na direita, a rematar cruzado, junto ao poste mais distante.
Este era um daqueles jogos em que parecia poder estar-se o dia inteiro a tentar o golo que a bola não iria entrar. A confirmação para esta malapata dos aurinegros voltaria a chegar, aos 54', com Tiago Azevedo a falhar ao segundo poste, desta vez de uma forma incrível, um cruzamento da direita De Rúben. Mais gritante ainda, se possível fosse, a perdida de Ricardo Tavares, aos 72', quando falhou o golo a um metro (!!!) da baliza. O mesmo jogador, no minuto seguinte, numa boa tabela com Rúben, isola o defesa direito aveirense, que atira para a baliza mas vê um defesa contrário evitar o golo sobre a linha com o guarda-redes já batido.
Até o juvenil Francisco, recém-entrado na partida, entraria neste festival de golos perdidos, perdendo duas flagrantes ocasiões à boca da baliza (82' e 90') com Bernardo Subtil, aos 85', a tentar também a sua sorte com um forte remate desferido à entrada da área, mas que o guarda-redes do Oliveira do Bairro defendeu para canto.
Neste festival de golos perdidos, deve relevar-se como positivos, a vitória alcançada, a conquista dos 3 pontos, a subida à vice-liderança e, sobretudo, a boa qualidade do futebol exibido, que apenas pecou na finalização. Há dias assim!

Sem comentários: