sábado, 17 de agosto de 2013

JUNIORES A: Beira-Mar e Varzim repartem pontos na estreia

SC Beira-Mar, 1 - Varzim SC, 1
(1-1, ao intervalo)

A equipa de juniores do SC Beira-Mar assinalou com um empate o seu regresso ao campeonato nacional da 1ª divisão que hoje se iniciou, tendo a divisão de pontos entre auri-negros e varzinistas resultado de um empate a uma bola numa jornada inaugural disputada no estádio Mário Duarte. Assinale-se a estreia com um golo de Diogo Palma (ex-Marítimo Olhanense), que envergou pela primeira vez a camisola auri-negra. O desfecho pode considerar-se justo, ainda que ambas as equipas possam reclamar para si oportunidades para terem vencido a partida.
A primeira parte foi extremamente equilibrada, típica de início de época, com as equipas a demonstrarem algumas insuficiências em termos de construção do jogo, tendo os golos acontecido, de forma algo fortuita, ainda numa fase inicial. Adiantou-se o Varzim, aos 5', num lance pelo corredor direito que culminou num cruzamento que sobrevoou Hugo, com a bola a bater na barra e a sobrar para o oportuno nª 9, que se limitou a empurrar a bola para o fundo das redes. Também num lance inesperado viria o Beira-Mar a repor a igualdade, quando o estreante Diogo Palma, aos 19', aproveitou um deslize do guardião poveiro, que deixou passar um atraso de um colega e ofereceu de bandeja o empate ao avançado aveirense.
Numa fase do jogo sem grandes emoções, registo apenas para um livre lateral em que Diogo Castor, em boa posição, viu o seu remate ser desviado providencialmente para canto por um defesa varzinista. Apenas na parte final da etapa inicial a partida ganhou alguma emoção, com a equipa visitante a dispor de 3 boas oportunidades para regressar aos balneários em vantagem. Aos 42', por 2 vezes, o golo esteve iminente, primeiro com a bola a ser retirada em cima da linha já com Hugo fora dos postes, e depois com uma recarga que só o travessão da baliza aveirenses impediu que se convertesse em golo. No minuto seguinte foi um cruzamento da direita a terminar num remate falhado na boca da baliza.
A segunda parte mostrou um jogo mais aberto, primeiro com o Varzim a assumir as despesas mas sem nunca ter criado verdadeiras situações de perigo e depois com o Beira-Mar a equilibrar e a passar a posição dominante, tendo ficado na retina os lances em que os pupilos de António Luís poderiam ter selado a vitória no jogo. Balseiro, aos 69', após livre de Castor na direita, cabeceou à vontade na boca do golo, mas a bola foi caprichosamente devolvida pelo poste. Mais tarde, aos 82', num momento que seria certamente decisivo, os auri-negros voltam a estar, por duas vezes no mesmo lance, muito perto de se adiantarem no marcador, mas o guardião varzinista redimiu-se do erro do primeiro tempo e negou, com duas defesas por instinto, o golo a Balseiro e a Pedro Aparício na insistência.
Com uma arbitragem exemplar do Sr. Tiago Antunes, da AF Coimbra, o SC Beira-Mar apresentou:
Hugo (gr); Bruno Reis, Gui (Lucas, int), Miguel Campos e Filipe Melo (André Rosa, 48'); Tiago Ramalho, André Silva, Bernardo Subtil e Pedro Aparício (cap); Diogo Palma (Balseiro, int) e Diogo Castor.
Suplentes não utilizados: João Paulo (gr), Fábio, Ricardo Pinto e Alexandre.

Sem comentários: