domingo, 24 de maio de 2009

ESCOLAS A: Vitória com "hat-trick" de Didi!

SC Beira-Mar, 4 - SC Fermentelos, 0
(2-0 ao intervalo)
Com dois golos em cada meio tempo, as escolas A do SC Beira-Mar bateram, com algum à vontade, o SC Fermentelos, num jogo dominado completamente pelos auri-negros durante toda a 1ª parte e que só consentiu mais algum equilíbrio após a obtenção do 3º golo dos aveirenses, na parte inicial do período complementar.
Os beiramarenses apresentaram de início:
Pouseiro (GR); Rodrigo, Bernardo (cap) e Portugal; João Gonçalo, Miguel Morgado e Didi.
Entraram ainda na 1ª parte: Leonardo, Toncha, Joaquim e Alexandre.
O 1º período pertenceu, por completo, aos aveirenses, que dominaram o seu adversário em toda a linha, marcaram 2 golos, criaram mais algumas oportunidades de golo e praticaram bom futebol. A equipa deu mostras de um bom colectivo mas, como este também é feito de indivíduos, foi Didi que começou por dar nas vistas. Primeiro, aos 6', quando protagoniza a primeira grande oportunidade de golo, numa jogada em que surge na frente do guardião verde-e-branco mas não evita a defesa do opositor. Depois, quando aponta o 1-0, aos 8', finalizando, novamente frente ao guarda-redes, um bom lançamento de Portugal (muito bom jogo também). Mais tarde, aos 16', quando faz o 2-0, emendando à boca da baliza um centro/remate, do lado esquerdo, novamente de Portugal (2 assistências para golo).
Este claro ascendente do Beira-Mar permitiu uma 1ª parte descansada para Pouseiro, que só perto do final, aos 22' e aos 23', é incomodado, das duas vezes pelo mesmo jogador do Fermentelos (nº11). No primeiro lance faz uma defesa fácil a uma bola rematada de longe e, no segundo, vê a bola passar ao lado do poste.
Ricardo Pinheiro escalou, para a 2ª parte, a seguinte equipa:
Pouseiro (GR); Rodrigo, Bernardo e Portugal; Leonardo, Miguel Morgado e Didi.
Jogaram também: Henrique (GR), Toncha, Alexandre, João e Joaquim.
O jogo ficou praticamente decidido no recomeço do jogo. Logo aos 3' um bom trabalho de Didi permite a Leonardo, no coração da área, uma ocasião de golo que o "camisa 10" aveirense desperdiça. Ameaçou Leonardo, mas marcou Miguel Morgado, aos 5'. Foi uma jogada de contra-ataque, em que sobressaiu o bom jogo de equipa, o perfeito entendimento entre Didi e Morgado iniciado no nosso meio-campo, com combinações sucessivas e em progressão, com velocidade e onde ficou bem patente que estes miúdos valorizam mais o colectivo do que o lance individual. Coube a Didi assistir e a Miguel fazer o 3-0, sem oposição.
A partir deste golo sentiu-se que o vencedor estava encontrado e, conjugando o "levantar do pé" dos nossos jogadores com o brio dos rapazes de Fermentelos que não queriam sair de S. Bernardo em branco, passou-se a assistir a um jogo mais repartido entre os dois meios campos.
Aos 8' uma primeira tentativa de golo do Fermentelos, com uma boa fugida do avançado contrário pela direita e um remate às malhas laterais. O ângulo de remate era muito apertado e Pouseiro tinha o lance controlado. Aos 12', nova tentativa dos rapazes da pateira, desta vez com um remate à queima, na sequência da marcação de um livre, para uma defesa de recurso de Henrique, que substituíra Pouseiro.
A estes lances respondia o Beira-Mar, também com algum perigo, procurando aumentar a sua vantagem. Aos 15', Didi, após uma arrancada desde o meio-campo, é derrubado na área do Fermentelos, quando o defesa procurava o desarme. Grande penalidade clara que o árbitro deixou passar. O mesmo jogador, aos 21', num lance semelhante, volta a isolar-se e falha o 4º golo frente ao guarda-redes contrário. À terceira foi de vez e Didi fez o seu "hat-trick" e o 4-0 para o Beira-Mar. Estavam decorridos 23' e, quer a assistência de Joaquim, quer a execução do "chapéu" do goleador auri-negro, são magníficas.
A arbitragem, com o erro já descrito e devido ao desnível no marcador, acabou por não ter influência no vencedor da partida.

Sem comentários: