sábado, 16 de maio de 2009

INICIADOS B : Tiago e...Tiaguinho!

SC Beira-Mar, 4 - Oliveira Bairro SC, 0
(2-0 ao intervalo)
A equipa de Iniciados B do SC Beira-Mar, dando seguimento à boa série de resultados que tem vindo a registar, alcançou esta manhã, no Campo de Treinos do Estádio Mário Duarte, a terceira vitória consecutiva na 2ªFase do Campeonato Distrital da AFA, série dos primeiros. A equipa auri-negra bateu, por esclarecedores 4-0, o Oliveira do Bairro, num jogo em que foi bem clara a supremacia da equipa de Aveiro.
A equipa treinada por Bruno Almeida e Jorge Raínho apresentou-se com:
André; Diogo Carvalho, João Rafael, Manuel e João António; Miguel, Rafa (Zazu, 57'), Pedro Aparício (cap.) (Pité, 55') e Renato (Tiaguinho, 27'); Tiago e Bruno (Vítor, ao intervalo).
Suplentes não utilizados: Hugo (GR), Henrique e Timóteo.
O jogo teve uma 1ª parte que poderá ser dividida em três períodos distintos. Um período inicial de cerca de dez minutos, com uma entrada forte, dominadora e de futebol apoiado da equipa aveirense, com a bola a circular entre os diferentes sectores, mudanças de flanco e solicitações constantes aos homens mais adiantados, que hoje foram Bruno e Tiago. Neste período, a primeira sensação de perigo foi dada por Rafa, que na transformação de um livre directo obrigou o guarda-redes Flávio a uma defesa apertada sobre a linha de golo. E logo a seguir veio o 1-0, numa jogada de Tiago, em velocidade, pela direita. O rápido avançado auri-negro ganhou a linha de fundo e através de um cruzamento/remate muito tenso para a pequena área, viu o infeliz "capitão" Bernardo, da equipa bairradina, introduzir a bola na própria baliza. Esta vantagem poderia ter sido aumentada pouco depois, aos 7', quando Tiago, novamente em jogada rápida e individual, preferiu o remate , quando poderia ter assistido para finalização fácil. Aos 8' é Diogo Carvalho que isola muito bem Tiago que, no um-contra-zero, remata ao lado apenas com Flávio pela frente.
A este período inicial seguiu-se um segundo, em que o Oliveira de Bairro conseguiu sacudir a pressão e, em termos de posse de bola e de domínio territorial, conseguiu equilibrar o jogo, quiçá ter um pequeno ascendente. É neste período que se regista a melhor oportunidade de golo dos pequenos "falcões do Cértima", quando o nº9 ganha em velocidade e, frente a André, permite uma boa saída e defesa do nosso guardião.
O terço final da 1ª parte, de que se regista, aos 23', uma magnífica assistência de Pedro Aparício para Tiago (outra vez!), falhar o "chapéu" frente ao guarda-redes, volta a ser de intenso domínio do Beira-Mar. Até ao intervalo foi uma sucessão de oportunidades de golo para as nossas cores. Aos 28´Tiaguinho, que entrara a substituir Renato, remata fraco, dentro da grande área, após brilhante jogada e assistência de Rafa, pela direita. Aos 32' é falhada, muito perto da baliza, primeiro por Aparício e depois por Tiago, uma inacreditável oportunidade de golo. E só aos 34' se conseguiu dar mais alguma "côr" ao marcador, com o 2-0. Manuel persegue uma bola que ressalta para a linha de fundo, após a marcação de um livre e cruza muito bem, com o pé direito, para a finalização, de "raiva", de Tiago. A 1ª parte só acabou 1' para lá dos 35, após mais uma flagrante oportunidade falhada pelos beiramarenses. Rafa aponta um livre, sobre a esquerda, ao 2º poste, onde aparece Miguel, de cabeça, a solicitar Manuel, no coração da área, que também de cabeça atira à barra. Combinação de irmãos que quase resultava...
A 2ª parte trouxe um jogo de um só sentido, o da baliza do Oliveira do Bairro que, curiosamente, até foi a equipa que primeiro criou algum perigo, logo aos 2', através de um remate perigoso que André defendeu para canto. Este lance não teve continuidade e o Beira-Mar realizou uns segundos 35' muito bons, continuando a mostrar o bom futebol que já exibira durante a maior parte do 1º período, adivinhando-se o avolumar do resultado. As oportunidades iam surgindo, primeiro por Vítor, que se isola, lançado por Manuel e falha o "chapéu", aos 3', depois por Tiago, aos 6', que atira contra o guarda-redes após Tiaguinho o ter isolado e finalmente, aos 10', quando Aparício imita o colega e atira ao lado. Foi um período de grande domínio em que o jogo poderia ter "acabado". Continuámos à procura do golo da tranquilidade e este haveria de surgir aos 20', por Tiago, que ganhou na pressão alta, ladeou o guardião bairradino e atirou para a baliza deserta, fazendo o 3-0.
A partir daqui, sentiu-se que o jogo estava praticamente resolvido, perante um adversário que, embora tivesse alguns bons elementos, nunca nos incomodou como equipa nesta 2ª parte. E houve ainda tempo para chegar ao 4-0, na transformação de uma grande penalidade a castigar derrube sobre Pité. Estavam decorridos 28' e Tiaguinho, com um remate forte e seco, a meia-altura, com o seu habilidoso pé esquerdo, tornou infrutífera a estirada de Vítor, que entrara ao intervalo a substituir o lesionado Flávio.
Até final o resultado ainda poderia ter sido dilatado já que Pité, por duas vezes, aos 34' e aos 35+1 viu ser-lhe negado o golo que merecia pelo que fez durante os 15' que esteve em campo. Primeiro é o guardião que nega o golo com uma defesa com os pés e, depois, é um defensor que desvia o remate sobre a linha de golo, com Vítor já batido.
Vitória clara do SC Beira-Mar, por números que elucidam a nossa superioridade e que faz aumentar para quatro a série de jogos consecutivos que a equipa leva sem perder. De realçar ainda, porque é justo, a boa solidez defensiva que a equipa voltou a mostrar, terminando mais uma partida sem sofrer golos.
Boa arbitragem, num jogo sem problemas.

1 comentário:

vitor oliveira disse...

Depois de ler este relato tão bem concebido, não é preciso dizer mais nada para não correr o risco de estragar.Parabens equipa de iniciadoa,técnicos e dirigente em especial Muito bom trabalho, que dingnifica o clube e tras esperança a estes jovens de um futuro melhor.(Srs.Politicos deixem-se de coisas e ajudem estes miudos a elevar bem alto as cores de Aveiro...)