quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Campeonatos de futebol de 11: Balanço positivo no final da 1ª volta!


Terminada que está a 1ª volta, da 1ª fase, dos diferentes campeonatos (nacionais e distritais), onde competem, oficialmente, as nossas 5 equipas de futebol de 11, é tempo de fazer um primeiro balanço das prestações auri-negras, confrontando os resultados obtidos até agora com os objectivos inicialmente definidos.
Salvaguardando, sempre, que a função da formação não se esgota nos resultados desportivos, poderemos dizer que, em termos globais, o balanço é francamente positivo, não se encontrando ainda nenhuma equipa fora do caminho traçado à partida e havendo casos onde as expectativas têm sido largamente ultrapassadas.
Vejamos, caso a caso:

JUNIORES A: Tendo sido definido, como objectivo inicial, o apuramento para a 2ª fase da prova, a equipa comandada por António Luís encontra-se, no final da 1ª volta do campeonato nacional da 2ª divisão, no limiar dos serviços mínimos. O 4º lugar que ocupa, não a colocando fora da fase seguinte, obrigá-la-ia à disputa de um indesejado "play-off" de apuramento que, muitas vezes, se revela um jogo de sorte e azar. Mas estamos na corrida e nos lugares da frente.
Positivo: A fase inicial da prova (5 vitórias nos 5 primeiros jogos), tendo ocupado, durante semanas, o 1º lugar.
Negativo: A parte final da 1ª volta (4 derrotas e 1 empate nos últimos 6 jogos) e as muitas expulsões já ocorridas, com indisponibilidade dos jogadores em muitos jogos.

JUNIORES B: Para esta equipa, a disputar o campeonato distrital da 1ª divisão, os objectivos definidos passam pela manutenção neste escalão, o maior a nível distrital. Este desiderato tanto pode ser alcançado agora, na 1ª fase (de preferência), como depois, na 2ª fase. Ocupando, no final da 1ª volta, o 7º lugar da classificação, esta equipa, que normalmente é formada com uma base maioritária de atletas juvenis, mantém no horizonte classificar-se entre os 5 primeiros (está a 3 pontos apenas do 4º classificado) e está muito longe de ter atirado a toalha ao chão.
Positivo: A rodagem de todos os atletas inscritos, quer na equipa de juniores, quer na de juvenis, evitando a inactividade dos não convocados para os jogos dos campeonatos nacionais.
Negativo: A derrota com o "lanterna vermelha" da prova, na 1ª jornada, que deu ao GD Mealhada os únicos pontos alcançados na 1ª volta.
JUVENIS: Tem sido a equipa sensação da série B do campeonato nacional. Para uma equipa que regressava, este ano, ao convívio dos "grandes"" deste escalão, a manutenção era o objectivo que mais se ambicionava no início da prova. Com magníficas exibições realizadas, que lhe conferiu uma confiança que tem permitido disputar todos os jogos para ganhar, a equipa de Aguinaldo Melo tem alternado o 2º com o 3º lugares da classificação. Ocupando actualmente o último lugar que dá acesso directo à 2ª fase (3º lugar), a equipa tem praticamente garantida a manutenção (seu 1º objectivo e que só uma "catástrofe" não o permitirá) e pode até subir a fasquia e lutar, jogo após jogo, por voos mais altos, que o valor que tem demonstrado revela não ser uma utopia.
Positivo: Expectativas iniciais largamente superadas, com o 3º lugar na série B, manutenção praticamente alcançada no final da 1ª volta e fortes possibilidades de chegar à 2ª fase.
Negativo: A derrota com o Repesenses por 3-1.
INICIADOS A: Esta equipa tinha claramente como objectivo a passagem à 2ª fase. Quando, no final da 1ª volta, se encontra na liderança da série C, com 8 pontos de vantagem sobre o 2º classificado e 9 sobre o 3º, poderemos dizer que a meta deverá ser alcançada, a menos que algo de "anormal" aconteça. E quando, a meio da prova, a equipa se mantém invicta, contando por vitórias todos os 11 jogos realizados, também poderemos acrescentar que a fasquia imposta foi largamente superada.
Positivo: Uma volta inteira sempre a ganhar e o score alcançado nos 11 jogos: 46 golos marcados e 6 sofridos.
Negativo: As lesões (sobretudo de Pedro Salgado e João António), que impedem os atletas de competir durante largas semanas e fragilizam a equipa e as expulsões (2) já verificadas.

INICIADOS B: Uma prestação perfeitamente equilibrada até aqui: 4 vitórias, 1 empate e 4 derrotas; 12 golos marcados e 12 sofridos. Tal como a equipa de juniores B, também os iniciados B propõem manter-se no campeonato distrital da 1ª divisão. Este objectivo será de imediato alcançado se, no final da 1ª fase, se classificarem nos 5 primeiros. Não o fazendo, terão de o alcançar na 2ª fase (a evitar, se possível). Actualmente, a equipa de João Amaral encontra-se num indesejável 7º lugar, mas apenas a 3 pontos do 2º classificado. Numa prova onde o Anadia se tem destacado pela positiva e o Taboeira pela negativa, todas as outras equipas têm revelado um grande equilíbrio, que faz pensar que tudo se pode decidir em pequenos detalhes. Estamos na corrida e é muito provável que os objectivos sejam alcançados já nesta 1ª fase.
Positivo: A utilização de equipas formadas maioritariamente por atletas de 1º ano; a vitória em Bustos e o empate em Avanca.
Negativo: As derrotas caseiras (2-3) com Mealhada e Oliveirense.

Sem comentários: