sábado, 12 de dezembro de 2009

INICIADOS B: Empate com o líder!



SC Beira-Mar, 1 - Anadia FC, 1
(0-1, ao intervalo)

Num jogo que teve duas partes completamente distintas, o SC Beira-Mar recebeu hoje de manhã, no campo de treinos do Estádio Mário Duarte, o Anadia FC,  líder isolado da prova, empatando a uma bola e elevando para 4 o número de partidas consecutivas sem vitória nos jogos em casa. Após uma 1ª parte amorfa, que valeu a saída para o intervalo com uma desvantagem de 0-1 no marcador (ainda que o golo forasteiro tenha sido ferido na sua legalidade), os pupilos de João Amaral transfiguraram-se no período complementar, realizando excelentes segundos 35 minutos e justificando mais do que o empate alcançado.
Os auri-negros apresentaram-se para este encontro com:
Canha (gr); Ruben, Fábio (cap), João Rafael e Filipe; João António, Diogo M. Carvalho e Tiago Ramalho (Sérgio, int); Joel (Sousa, int), Duílio e Jorge (Steven, 64').
Suplentes não utilizados: Leo (gr), Rui, Bruno Reis e Zazu.
A primeira parte foi disputada com muito pouca intensidade, a atitude evidenciada não foi a melhor e o futebol praticado foi de fraca qualidade. Registaram-se duas situações de golo, uma para cada lado, que resultaram de lances semelhantes, em que a bola foi colocada nas costas das defesas contrárias. O primeiro a desperdiçar foi Duílio, aos 10', não aproveitando na totalidade a falha do guarda-redes da Bairrada e atirando, com pouca força, para a baliza deserta, permitindo a intervenção sobre a linha fatal, de um defesa adversário. Em lance semelhante, aos 12', respondeu o Anadia, com um falhanço incrível. O nº 9 forasteiro, Fábio, depois de contornar Canha, sem ninguém na baliza, finaliza para fora. O futebol era jogado aos repelões, nenhuma das equipas conseguiu assentar o jogo e só de bola parada aconteceu o único golo deste 1º tempo, ainda assim com a participação directa da equipa de arbitragem. Primeiro ao assinalar uma falta no nosso meio-campo, sobre o lado direito que, na nossa opinião, não existiu. Na sequência da marcação, a bola é cruzada para o 2º poste, onde foi cabeceada por um jogador do Anadia para o centro, onde surgiu novo cabeceamento para a baliza, com um terceiro jogador, em nítida posição de fora-de-jogo, a perturbar a acção de Canha. A bola entrou junto ao poste direito da baliza e, ainda que o jogador em posição irregular não tenha tocado na bola, interferiu, com a sua presença e movimento, na acção do nosso guarda-redes. O intervalo chegaria com o 0-1 no marcador e sem que mais nada digno de registo tivesse acontecido. Na etapa inicial este foi, seguramente, o pior jogo a que assistimos neste escalão (de parte a parte), com os auri-negros a rubricarem uma actuação irreconhecível e com os bairradinos a chegarem à vantagem sem que, também, nada tenham feito para o justificar.
A 2ª parte foi de excelente qualidade por parte dos aveirenses, que entraram forte no jogo, na procura desenfreada pelo empate, praticando um futebol bem apoiado (que nunca se viu no 1º tempo) e dominaram por completo o Anadia. Curiosamente, foram os visitantes que dispuseram da primeira situação para marcar, logo aos 2'. Foi mais uma bola colocada nas costas da nossa defesa, valendo a intervenção de Canha, que desarmou o isolado nº 10 do Anadia. A partir daqui começaram a suceder-se os lances de perigo junto da baliza dos forasteiros, cujo guarda-redes realizou uma exibição notável, ficando a sua equipa a dever-lhe o resultado alcançado.Aos 3', João António bate um livre para a área, Fábio consegue o domínio da bola e remata de pé direito contra as pernas de um contrário, que desvia a bola para canto. O mesmo Fábio, aos 5', após a marcação de um canto, cabeceia com perigo ao lado. Com o jogo mais vivo, as movimentações a surgirem melhor, aos 8', surge mais uma oportunidade para o empate. Num livre marcado no enfiamento da grande área, do lado direito, João António coloca rasteiro na área para um remate pronto de Fábio, que é defendido por instinto pelo activo guarda-redes do Anadia. Aos 11', após uma boa jogada de Jorge na esquerda, este decide-se por um remate forte, cheio de perigo, sendo o golo mais uma vez negado por uma superior intervenção do guardião, a desviar a bola para canto. Carregava o Beira-Mar, o jogo desenvolvia-se em apenas meio-campo e, aos 13', beneficia de um livre em posição frontal, dentro da meia-lua. João António, chamado à marcação, dispara forte, mas a bola é desviada para canto pelas pernas de um defesa. Tanto domínio tinha de dar os seus frutos e o merecido empate aconteceria aos 17'. A jogada começa em Duílio, na esquerda, que solicita Sousa, no lado contrário. Este, após um compasso de espera e uma boa jogada individual, vai à linha e cruza para o centro da área, onde surge Duílio, de rompante, a fazer o 1-1.

Após o empate, o Beira-Mar continuou na procura do golo da vitória, mas o adversário defendeu-se bem e não permitiu muitas mais oportunidades aos auri-negros para se adiantarem no marcador. O Anadia apenas na parte final do encontro deu sinal de vida e, aos 30', numa jogada de contra-ataque, poderia mesmo ter chegado ao golo. Filipe é batido em velocidade pelo opositor do Anadia, que ultrapassa também Canha e atira para a baliza, valendo a intervenção de Ruben que, vindo de trás, atira a bola para canto e evita a injustiça no resultado. Antes do apito final do árbitro, que realizou um trabalho muito pobre, Steven, em período de compensação, quase ficava na história do jogo quando, após uma boa jogada envolvente da equipa, remata em plena área, sem oposição, com a bola a sair à figura do valoroso guardião de Anadia.
Para os seis jogos que faltam, nesta 1ª fase, é necessária a atitude e o futebol que a equipa mostrou e jogou na 2ª parte. Assim, vamos lá!

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom Jogo Miudos!!
Estão no bom caminho.