quinta-feira, 20 de maio de 2010

Agenda fim-de-semana: Juniores "B" podem garantir objectivo em Eixo

Com a época 2009/2010 a aproximar-se do seu final, apenas 7 jogos compõem a agenda do próximo fim-de-semana no que à Academia de Futebol diz respeito. Infantis A e Pré-Escolas disputarão os seus últimos jogos oficiais, numa jornada em que, no entanto, haverá equipas com jogos muito importantes e onde se jogará boa parte dos objectivos desta época. É o caso da equipa de juniores, no campeonato distrital da 1ª divisão, que se deslocará a Eixo, onde, em caso de vitória, garantirá a permanência no escalão máximo da AFA. Também os infantis B jogarão a sua liderança no campeonato distrital, na sua deslocação a Anta, onde o único resultado que interessa é a vitória.
Consulte o quadro completo de jogos:


Análise prévia da jornada

JUNIORES B: A deslocação ao terreno do Eixense, equipa já despromovida ao segundo escalão distrital, terá o aliciante, do ponto de vista auri-negro, de se jogar o objectivo da época, ou seja, garantir a permanência na 1ª divisão da AFA. Com duas jornadas para disputar, essa meta será atingida em caso de vitória em Eixo, independentemente do que vier a acontecer nos outros jogos. Pensamos que assim será, pois deixar a decisão para a última jornada poderá não augurar nada de bom e "ressuscitar" os fantasmas do último jogo da 1ª fase, que nos atirou para a série dos últimos.
INICIADOS B: Um bom "derby" regional em perspectiva, o jogo que oporá Beira-Mar e Feirense, no campo de treinos do Estádio Mário Duarte, na manhã do próximo sábado. Na 1ª volta, os aveirenses surpreenderam os "fogaceiros", mas a equipa da Feira, nos últimos jogos do campeonato distrital, tem feito melhores resultados do que os auri-negros. Pensamos que será mais um jogo de muito equilíbrio, entre duas equipas que deverão apresentar maioritariamente atletas de primeiro ano, aquilatando-se, deste modo, as armas que os dois rivais possuirão para disputar o campeonato nacional do próximo ano.
INFANTIS A: A equipa de Edmundo Ferreira terminará a sua participação oficial nesta época, recebendo o Alba, num jogo que deverá valer a 12ª vitória em 12 jogos disputados na 2ª fase do campeonato distrital, onde terminará no 1º lugar da série F, lugar que, aliás, já havia garantido há duas jornadas atrás. Com uma equipa com valor mais do que suficiente para estar a disputar a série dos primeiros (onde ficaria, seguramente, na primeira metade da tabela), louve-se a atitude dos seus atletas, que souberam respeitar sempre os seus adversários, numa fase da competição onde eram claramente superiores, realizando bons jogos e, como consequência, preparando-se para terminar com 100 por cento de vitórias. Recorde-se que esta equipa teve uma única derrota em toda a época (contra um adversário que, possivelmente, será o campeão distrital), mas isso foi o suficiente para a afastar, imerecidamente, do convívio com os mais fortes. Contingências dos regulamentos...
INFANTIS B: Depois do pequeno tropeção na última jornada (empate caseiro com o Anadia), a equipa de Ricardo Pinheiro depara-se agora com duas saídas consecutivas, numa fase da prova onde tudo se vai decidir e onde não há muita margem para errar. O primeiro desafio à capacidade para continuar no comando do campeonato distrital será disputado na vila de Anta, aonde os auri-negros  se deslocarão na próxima jornada. A nossa equipa é claramente superior (a classificação e a vitória de 5-1 na primeira volta assim o atestam) mas também é conhecida a boa escola das equipas que, nos escalões de formação, o nosso adversário costuma evidenciar, pelo que se pode esperar tudo menos facilidades. Acreditamos, contudo, que ainda não será desta que os aveirenses serão apeados do primeiro lugar.
ESCOLAS C: Com as outras equipas do escalão de escolas de folga, apenas a turma de Paulo Martins estará em competição. O desafio não podia ser mais exigente, já que os auri-negros viajam até à Feira, onde mora o actual líder do campeonato distrital. Para quem assistiu ao jogo da 1ª volta (vitória do Feirense por 4-6), ainda estará certamente na memória a emotividade que a partida e a incerteza do resultado até final proporcionaram. Os comandantes da prova são os favoritos, mas cabe aos aveirenses demonstrarem que o futebol é, muitas vezes, fértil em surpresas.
PRÉ-ESCOLAS "A": Termina o torneio distrital de pré-escolas e a nossa equipa "A" desloca-se até Estarreja, onde não deverá ter grandes dificuldades para somar mais uma vitória na prova. Em termos classificativos, aconteça o que acontecer, os auri-negros terminarão no 2º lugar da série C, onde o Mourisquense já garantiu a vitória na última jornada. No confronto directo com os vencedores, os aveirenses até levaram vantagem (vitória por 3-1 em Aveiro e derrota por 1-2 na Mourisca), mas os malfadados empates em Eixo e, sobretudo, no Bom-Sucesso, deixaram escapar o lugar mais alto do pódio. De qualquer modo, excelente prestação da equipa auri-negra, que muito prestigiou o clube com o lugar de vice-campeão alcançado.
PRÉ-ESCOLAS "B": Também a equipa "B" disputará o último jogo do torneio, deslocando-se a Fermentelos com o intuito de dar a melhor resposta possível a uma equipa que está melhor posicionada do que os aveirenses na série D do torneio distrital.

Sem comentários: