segunda-feira, 10 de maio de 2010

Balanço da jornada: Infantis B destacam-se no comando!

Vencendo categoricamente em Paços de Brandão por 0-4 e beneficiando da derrota caseira do Feirense com a Casa do Benfica em Estarreja, a equipa de infantis B do SC Beira-Mar destacou-se no comando do campeonato distrital e deixou de ter, agora, a companhia na liderança da equipa da Feira, passando a dispor de uma vantagem de 3 pontos sobre os segundos classificados.
Merece ainda destaque a vitória da equipa de iniciados sobre o Sporting de Braga, na jornada de encerramento da 2ª fase do campeonato nacional. Também os juniores terminaram a sua participação no campeonato nacional da 2ª divisão e se o 4º lugar alcançado na 2ª fase fica longe daquilo que se esperava à partida, o empate conseguido na última jornada contra o novo primo-divisionário Freamunde (a quem já havia vencido na 1ª volta) deixou a confirmação de que era legítimo ter a ambição de querer e poder subir de escalão.
O saldo de 6 vitórias, 3 empates e 2 derrotas pode ser conferido no quadro dos resultados globais que a seguir se apresenta:


COMENTÁRIO

JUNIORES: Terminou a participação auri-negra no campeonato nacional da 2ª divisão, ficando adiado o regresso ao escalão maior da categoria. Era um objectivo que, veio a demonstrar-se, estava perfeitamente ao alcance da equipa de António Luís, que somou 3 derrotas tangenciais na 2ª fase e acabou por não perder nenhum dos 2 jogos (vitória e empate) com o Freamunde, formação que alcançou o 1º lugar. O empate (1-1) no último jogo soube a pouco, numa partida que, infelizmente, coincidiu no horário com o jogo decisivo para a subida à liga Sagres da equipa profissional, "roubando" muitos espectadores ao "velhinho" Mário Duarte e a despedida que a nossa equipa de juniores merecia.
Derrota inesperada no campeonato distrital da 1ª divisão, por 0-3, na recepção ao Recreio de Águeda, deixando as contas muito complicadas no que à luta pela despromoção diz respeito. Com apenas 3 jogos para disputar (2 fora e 1 em casa, com o líder Paços de Brandão) a equipa auri-negra está apenas 4 pontos acima da "linha-de-água" (descem, em princípio, os 5 últimos classificados), tendo uma deslocação decisiva a Fiães na próxima jornada.
INICIADOS: Vitória na despedida do campeonato nacional sobre o Braga (1-0), o que permitiu à equipa de Alberto Raínho chegar aos 7 pontos nesta 2ª fase, onde só o super-FC Porto mostrou ser superior aos aveirenses. Tivesse a sorte sido menos "madrasta" (sorteio mais favorável) e era, este ano, perfeitamente possível ter atingido a inédita 3ª fase. Fica a magnífica prova realizada, uma das melhores de sempre do historial do Beira-Mar, por uma equipa que mostrou, muitas vezes, bom futebol e brilhantes jogadores.
No campo da Oliveirinha, para o campeonato distrital, o empate alcançado pelo Beira-Mar (1-1) frente ao Espinho, ainda que não tivesse acabado com a série consecutiva de jogos sem vencer, mostrou uma equipa que se bate bem com adversários com outras ambições na prova, onde os espinhenses viram ficar mais longe o primeiro lugar.
INFANTIS: O destaque, neste escalão, vai para a liderança isolada do campeonato distrital assumida pelos infantis B, que bateram, em Paços de Brandão, a equipa da casa por claros 0-4 e viram o Feirense, anterior parceiro de comando, ser derrotado, em casa, pela Casa do Benfica em Estarreja. "Encarnados" e feirenses repartem, agora, o 2º lugar da prova, a 3 pontos de distância da equipa de Ricardo Pinheiro.
Os infantis A deslocaram-se à Murtosa e bateram categoricamente o Marítimo Murtoense por 3-10, resultado onde o que surpreende são os 3 golos sofridos pelos auri-negros. A equipa de Edmundo Ferreira somou, nesta 2ª fase, a 11ª vitória, em 11 jogos disputados.
ESCOLAS: Quase que se verificava, mais uma vez, um pleno de vitórias para as equipas deste escalão. Apenas as escolas C, com o empate trazido de Cucujães (1-1), não acompanharam nos triunfos os colegas dos escalões mais velhos.
As escolas A receberam e venceram bem o Taboeira (equipa B), por 5-1, consolidando a liderança na série F, onde agora estão isolados, beneficiando da derrota do Eixense, em Azurva.
As escolas B, também líderes da sua série, recebiam o "lanterna vermelha" Barroca, num jogo de extremos, mas onde o resultado de 5-3 favorável aos auri-negros, contraria um pouco a ideia de desequilíbrio que a tabela classificativa aponta.
PRÉ-ESCOLAS: Vitória por 4-1 para a equipa "A" contra o Avanca e derrota por 0-3 da "B" com o Estarreja, em jogos disputados no Campo do Seminário e cujos resultados são o reflexo natural das diferenças existentes entre as equipas em confronto e bem espelhadas nas posições ocupadas nas respectivas séries do torneio distrital.  

Sem comentários: