quinta-feira, 3 de junho de 2010

INICIADOS B: Empate com sabor a pouco!

SC Beira-Mar, 1 - CD Estarreja, 1
(0-0, ao intervalo)

Na penúltima jornada do campeonato distrital da 1ª divisão, a equipa de iniciados B do SC Beira-Mar, recebeu e empatou a uma bola com o Estarreja, num jogo muito bem disputado, com domínio total dos aveirenses, que mereciam muito mais do que a divisão de pontos. Uma palavra de apreço para o esforço de todos os atletas que evoluíram no relvado secundário do Estádio Mário Duarte, sujeitos que foram à inclemência do forte calor que se fez sentir. Uma nota ainda para o facto de os auri-negros terem apresentado uma equipa que contou com quatro atletas infantis A (Aurélio, Diogo, Rafa e Nuno Aparício), tendo todos eles participado no encontro.
O Beira-Mar apresentou-se com: Leo (gr) (Diogo, int); Sousa, Samuel, Bruno Reis (Steven, 61') e Yusuf; Nuno Abreu, Sérgio (cap) (Rafa, int) e Tiago Ramalho; Rui (Joel, int), Aurélio e João Miguel (Nuno Aparício, 40').
Suplentes não utilizados: Robaldo e Johnny.
O Beira-Mar teve uma entrada forte no jogo e conseguiu, quase sempre, que se jogasse no meio-campo adversário. Foram conquistados sucessivos pontapés de canto no início da partida e, num deles, apontado por Ramalho, aos 5', Aurélio cabeceia, ao segundo poste, com muito perigo para as redes do Estarreja. Estava dado o primeiro aviso, que teve seguimento, aos 10', após uma boa jogada de Sousa pela direita, com o lateral direito aveirense a cruzar rasteiro para a boca da baliza, onde nem Aurélio, primeiro, nem João Miguel, depois, conseguiram dar o melhor seguimento.
A equipa da casa controlava completamente as operações, dominava inteiramente o jogo, faltando apenas o golo para dar algum colorido mais a esta boa exibição. Golo esse que poderia ter surgido, aos 25', na sequência de uma boa jogada de combinação entre Rui e Aurélio, com este a rematar cruzado, rasteiro, com muito perigo, mas a bola acabou por rasar o poste mais distante, para alívio dos forasteiros. O mesmo Aurélio, aos 30', tem a mais flagrante oportunidade de golo da primeira parte no seu pé direito, após ter sido isolado na área, mas o remate sai contra o corpo do guarda-redes de Estarreja, que levou a melhor neste duelo com o sagaz avançado auri-negro. O empate registado ao intervalo era um castigo demasiado severo para a equipa do Beira-Mar, que dominou por completo os primeiros 35 minutos, tendo tido o guardião Leo, que defendeu as redes aveirenses neste período do jogo, uma manhã muito tranquila, apenas sendo incomodado num lance, aos 31', em que o perigo rondou os seus postes, mas o avançado do Estarreja foi bem desarmado no momento em que se preparava para rematar com perigo.
O início da segunda parte foi absolutamente electrizante, com as emoções fortes a sucederem-se a um ritmo alucinante. Ainda não se tinha esgotado o primeiro minuto do período complementar, já o Beira-Mar chegava ao golo, conseguindo fazer em trinta segundos apenas aquilo de que não fora capaz ao longo de 35 minutos. Ainda por cima, o 1-0 foi um golo notável, que nasce de uma jogada de insistência de Tiago Ramalho, na esquerda, que dá a bola a Aurélio para este fazer o resto - driblar dois adversários que lhe apareceram pelo caminho, progredir, aguentar a carga e desferir, à entrada da grande área, um remate forte e colocado, que tornou infrutífera a estirada do guarda-redes estarrejense.
Este golo poderia ter embalado a equipa do Beira-Mar, neste jogo orientada por Alberto Raínho e Edmundo Ferreira, para uma vitória que todos procuravam e desejavam, mas um momento pode deitar tudo a perder. Aos 3', quando nada o fazia prever, o Beira-Mar sofre duplo e rude golpe. Um lançamento longo para as costas da defesa, permite a um jogador visitante isolar-se, tendo Samuel recorrido a um agarrão na camisola para o fazer parar, à entrada da grande área. Do lance resultou a expulsão do central auri-negro e a marcação de um livre directo, muito perigoso, que um remate forte e muito bem colocado transformou no empate (1-1).
As emoções, contudo, ainda não tinham terminado e, aos 6', os auri-negros beneficiam de uma soberana ocasião para voltar de novo à liderança do marcador, quando o árbitro aponta a marca da grande penalidade, castigando mão na bola de um jogador do Estarreja, dentro da sua grande área. Joel, encarregado da marcação, não teve, no entanto, engenho para desfeitear o guardião contrário, que adivinhou o lado da bola e deteve o remate, não muito forte, do extremo/avançado auri-negro.
Apesar destes contra-tempos, mesmo em inferioridade numérica, foi o Beira-Mar que continuou a mandar no jogo, exercendo um domínio territorial, um controlo e posse de bola, que pareciam mostrar que um jogador a menos não era muito importante. As ocasiões de golo, contudo, foram sendo mais raras e, apenas aos 23', o perigo voltou a rondar verdadeiramente as balizas. Foi após uma boa jogada de Joel, pelo lado direito, que coloca a bola na boca da baliza, onde apareceu Aurélio para a finalização, que não conseguiu devido ao corte de um defesa, que quase fazia auto-golo.
Num último esforço para chegar à vitória, que sinceramente mereciam, os atletas do Beira-Mar tiveram, aos 34' e 35', mais dois lances para se adiantarem no marcador. No primeiro, Aurélio, servido na esquerda por Joel, remata na passada, ao lado e, no segundo, foi Joel, após canto de Sousa, a rematar com muito perigo, mas a bola foi cortada por um defesa. O final chegaria pouco depois, ficando um sentimento de alguma frustração pelo resultado alcançado, que não pelo jogo e exibição realizada. Boa arbitragem.

Sem comentários: