sábado, 2 de outubro de 2010

JUVENIS: Foi Pena...

CD Feirense, 1 - SC Beira-Mar, 0
(0-0, ao intervalo)

Um golo do dianteiro feirense Pena, obtido a 15 minutos do final do encontro, fez toda a diferença no jogo disputado esta manhã entre duas equipas que se encontravam separadas por apenas 3 pontos na tabela classificativa e que lutavam por uma vitória que, podendo ter sorrido a qualquer um dos conjuntos, acabou por bafejar a equipa da casa. Na altura do golo, o jogo estava dividido e sentia-se que a equipa que marcasse acabaria por vencer. Foi mais feliz o Feirense, mas o Beira-Mar também poderia ter ganho, ainda que o empate fosse o resultado que melhor encaixava naquilo que foi observado durante toda a partida.
A primeira parte foi muito táctica, com o Beira-Mar a apresentar as suas linhas muito recuadas e a dar a iniciativa de jogo ao Feirense. Os "fogaceiros" tiveram mais posse de bola durante os primeiros 40 minutos, mas a verdade é que não se registou, neste período, para qualquer dos lados, uma flagrante oportunidade de golo. E lances com algum perigo apenas se registaram dois, um para cada lado. Primeiro para o Feirense, aos 23', com Samuel a defender, sem problemas, um remate fraco desferido da entrada da área, após a marcação de um canto. Depois para o Beira-Mar, à beira do intervalo (39'), numa altura em que os auri-negros equilibravam já a posse de bola, com Danny a desequilibrar a retaguarda feirense, após magnífica jogada sua e a abrir na direita em Ricardo Tavares, que centrou inconsequentemente para a área, onde estavam dois homens de amarelo para finalizar.
O segundo tempo foi mais aberto e pautado por um grande equilíbrio, registando-se lances de perigo em ambas as balizas, que poderiam ter feito funcionar o marcador e dado a vitória a qualquer um dos contendores. A primeira grande oportunidade de golo do encontro ocorre aos 46', numa transição ofensiva rápida do Beira-Mar, com Ricardo Tavares, pela direita, a centrar para a boca do golo, onde surgiu Danny, de rompante, a falhar o toque final por coisa muito pouca. No minuto seguinte era o Feirense que respondia, com um centro efectuado também da direita a apanhar solto, do lado contrário, o nº 16 da casa, que cabeceou para as mãos de Samuel. Estava-se na fase mais movimentada do jogo, com ambas as equipas na procura do golo, que poderia ter surgido para o Beira-Mar, aos 51', através de Danny, que fez uma das suas habituais diagonais a partir do flanco esquerdo e alvejou a baliza feirense, onde teve a eficaz oposição do seu guardião, que desviou para canto. O Beira-Mar arriscava mais e, no minuto seguinte, a partir de um centro da esquerda, é Ricardo Tavares que cabeceia com muito perigo, fazendo a bola roçar o poste do lado contrário. Aos 55', foi a vez de Samuel ser chamado a jogo de novo e fê-lo de um modo brilhante, negando autenticamente o golo àquele que viria a ser o "carrasco" do Beira-Mar (Pena), que lhe surgiu pela frente, mas viu esbarrar a sua tentativa de "chapéu" na classe e atenção do guardião beiramarense.
Com o jogo repartido e, como já dissemos, com a vitória a poder pender para qualquer lado, seria, porventura, uma questão de detalhe a decidir o jogo. E foi isso que aconteceu, aos 65', com o sentido de oportunidade e, há que dizê-lo, a classe do ponta-de-lança Pena a fazer a diferença. O lance até começa numa jogada precedida de falta sobre Danny, junto à área do Feirense, com a bola a chegar à esquerda do ataque da casa, a viajar para o lado contrário, donde voltou a ser centrada para a área. Pena dominou no peito e, perante a oposição de Manel, fez a bola sobrevoar Samuel e anichar-se nas redes aveirenses.
A partir do golo, que viria a ser determinante para o desfecho do jogo, o Beira-Mar tudo tentou para chegar à igualdade, mas deparou-se sempre com muitas dificuldades (a principal foi que houvesse bola para jogar, as perdas de tempo por anti-jogo são, realmente, uma das pragas do futebol) e o melhor que conseguiu foi colocar a bola na área através de pontapés de canto e faltas conquistadas, mas a defensiva feirense mostrou-se, nessa altura, muito forte no jogo aéreo.
A arbitragem do Sr Pedro Oliveira deu a ideia de querer ter um critério largo, deixando jogar e não interrompendo permanentemente o jogo. Mas só o fez mais acentuadamente nos últimos 20 minutos do jogo e após ter deixado passar uma falta sobre Danny que estaria na origem da jogada que deu o golo da vitória ao Feirense. No entanto, achamos que será exagerado assacar-lhe responsabilidades pela derrota sofrida. Esta é fruto apenas do jogo e das suas contingências.
A equipa do Beira-Mar, apesar do desaire sofrido (o terceiro na prova), foi uma equipa com carácter, que lutou muito, perante um adversário que é muito forte e deixou boas indicações para os jogos difíceis que se avizinham.
Aguinaldo Melo apresentou a seguinte equipa:
Samuel (gr); Rúben Marques (Wilson, 68'), Manuel, Miguel e Iúri; André Silva (cap), Diogo Carvalho e Rafa (Pité, 51'); Ricardo Tavares (Tiago Gomes, 59'), Henrique e Danny.
Suplentes não utilizados: Canha (gr), Nito, Marc e João Meireles.

Sem comentários: