terça-feira, 23 de novembro de 2010

Balanço da jornada: Infantis B colam-se ao Avanca no comando da classificação

Fim-de-semana globalmente positivo para as equipas da Academia, tendo sido obtidas 8 vitórias, 2 empates e 2 derrotas nos 12 jogos disputados pelas nossas equipas. O futebol de 7 teve uma jornada 100 por cento vitoriosa, com triunfos em todos os 7 jogos realizados. Já o futebol de 11 contou com uma prestação menos conseguida, apenas com os iniciados A a saírem vitoriosos do seu confronto. Mas, se os empates obtidos pelos juniores e, sobretudo, pelos juvenis, nos respectivos campeonatos nacionais, podem considerar-se resultados minimamente positivos, já as derrotas de juniores e iniciados, nas provas distritais, foram bastante penalizadoras para as aspirações de ambas as equipas.
Destaque para a equipa de infantis B, que aproveitou a derrota do líder da sua série para se colar ao Avanca no comando da classificação. Uma nota ainda para os benjamins B, cujas equipas terminaram a 1ª volta do campeonato distrital apenas com vitórias no currículo, feito que os infantis A já tinham registado.
Veja agora em detalhe todos os resultados desta jornada:


COMENTÁRIO

JUNIORES: Um empate em casa, normalmente, não é considerado um bom resultado, sobretudo se a equipa que o cede tem pretensões a uma boa classificação na prova que disputa. Mas, se o adversário for uma equipa da mesma igualha, com os mesmos objectivos e que demonstre valor, os critérios podem ser revistos e aceitar-se com naturalidade a divisão de pontos. É o que se nos afigura dizer sobre o empate, 1-1, entre Beira-Mar e Candal, resultado que, não satisfazendo por completo as pretensões da equipa de António Luís, não deve ser motivo de grande frustração, sobretudo quando os auri-negros somaram o seu sétimo jogo consecutivo sem perder no campeonato nacional.
A prestação na prova distrital foi, essa sim, desastrosa e a derrota caseira face ao Anadia, por 0-3, fez a equipa do Beira-Mar dar um passo atrás na luta pelo apuramento para a série dos primeiros, que agora se tornou mais difícil, ainda que permaneçam em disputa 21 pontos.
JUVENIS: A deslocação a Oliveira de Azeméis revestia-se de enorme importância para a equipa sub-17 do SC Beira-Mar, pois a vantagem de apenas 2 pontos com que se partia relativamente ao nosso adversário era extremamente curta e perigosa, uma vez que, em caso de derrota dos aveirenses, estes seriam ultrapassados pela Oliveirense e cairiam numa zona crítica da classificação, tendo em vista a permanência na prova nacional. Soaram as campainhas de alarme e a equipa respondeu bem, arrancando um empate que, tendo em conta as limitações com que a equipa foi construída, foi muito meritório, demonstrando os atletas que participaram neste jogo estar à altura das responsabilidades.
INICIADOS: Vitória esperada, para o campeonato nacional, sobre o São Romão, por 3-0, com a equipa auri-negra a manter o 2º lugar na série C, mas agora com uma vantagem de 10 pontos sobre o 3º classificado, margem que começa a ser significativa e de difícil recuperação nos 9 jogos que faltam, pelo que a preparação para a 2ª fase estará perto de se iniciar.
Já para o campeonato distrital e após 5 jogos consecutivos sem perder, a equipa de Edmundo Ferreira voltou a conhecer o sabor da derrota, em Oliveira de Azeméis, onde perdeu tangencialmente por 1-0, resultado que interrompeu a recuperação que a equipa do Beira-Mar vinha fazendo na tabela classificativa, caindo, de novo, para um 6º lugar que fica fora dos objectivos pretendidos para esta 1ª fase. Nada que o próximo jogo não possa resolver...
INFANTIS A: As equipas deste escalão cumpriram os objectivos para esta jornada e venceram facilmente os seus jogos, que também não se previam muito complicados. A vitória em Eixo, por 0-6 e a goleada, por 16-0, na recepção ao Vista Alegre, mantêm as equipas auri-negras com um registo 100 por cento vitorioso, que faz delas as líderes incontestadas das respectivas séries.
INFANTIS B: Aproveitando a derrota do Avanca nesta jornada e cumprindo com a obrigação de ganhar na sua deslocação a Estarreja, de onde regressou com uma vitória folgada, por 0-12, a equipa dos irmãos Pedro e João Teles colou-se ao líder da classificação da série E, partilhando agora o 1º lugar em igualdade pontual com os avancanenses. Com o 3º classificado (Taboeira) a apenas 3 pontos e o 4º (Gafanha) a 6, o acesso à série dos primeiros está ao rubro e promete acesa luta.
BENJAMINS A: Também os sub-11 contribuíram para o fim-de-semana de domínio absoluto das equipas auri-negras no futebol de 7 e venceram os 2 jogos que tinham agendados. Com alguma dificuldade em Cacia, onde o Estrela Azul deu boa réplica, ainda assim insuficiente para evitar o triunfo do Beira-Mar por equilibrados 2-4; facilmente na recepção ao Barroca, tendo o Campo do Seminário sido o palco da robusta vitória da equipa de João Paulo, que permitiu a manutenção, durante mais uma semana, do 1º lugar da classificação da série H.
BENJAMINS B: Apenas uma das equipas esteve em competição nesta jornada, mas o jogo em questão valeu por dois. No confronto entre Beira-Mar e Gafanha, discutia-se a liderança na série E, com as duas equipas a repartirem o comando, com o mesmo número de pontos, à partida para este jogo. A vitória sorriu aos comandados de Paulo Martins e Jorge Vinagre, mas os números do resultado (3-2) evidenciam bem o equilíbrio entre os dois rivais e justificam as posições na tabela.
TRAQUINAS A: O líder da série E tinha, à partida, um jogo acessível nesta jornada e a vitória por 6-0, obtida sobre o Cucujães, no Campo do Seminário, confirmou os prognósticos e permitiu ao Beira-Mar consolidar o comando da classificação, beneficiando ainda do empate entre Gafanha e Taboeira, que fez aumentar para 5 pontos a vantagem sobre o 2º classificado.

Sem comentários: