sábado, 27 de novembro de 2010

INFANTIS A "A": De vitória em vitória...

SC Beira-Mar "A", 10 - AD Valonguense, 0
(5-0, ao intervalo)

Num jogo em que o adversário apenas na segunda parte conseguiu chegar à baliza do Beira-Mar, a equipa auri-negra venceu folgadamente a AD Valonguense, por 10-0, com 5 golos obtidos em cada meio tempo, cumprindo mais um marco no caminho que a há-de levar à série dos primeiros.
No Campo do Seminário, a equipa do SC Beira-Mar apresentou neste jogo os seguintes atletas:
Pouseiro (gr) (Henrique, na 2ª parte); Leo (cap) e Miguel Morgado; Miguel Anjos, Gil e Gonçalo; Adriel.
Ainda jogaram: Vítor Hugo, Marcelo, André e João Claro (infantil B).
Cedo a equipa da casa deu mostras de ser claramente superior ao seu opositor e a coroar a sua melhor entrada, logo aos 2', Adriel coloca o Beira-Mar em vantagem, fazendo o 1-0. O jogo era praticamente de um só sentido e já depois de terem perdido algumas boas ocasiões para ampliar o marcador, nomeadamente através de Adriel, o Beira-Mar elevou para 2-0, aos 7', por Miguel Anjos, que surgiu isolado pela direita e não perdoou à saída do guarda-redes. O mesmo jogador, aos 9', viu o guardião do Valonguense negar-lhe mais um golo, com uma grande defesa, mas o 3-0 acabaria mesmo por chegar, no minuto seguinte, na sequência de uma excelente jogada de ataque dos auri-negros, com um passe a rasgar de Miguel Morgado a colocar Gonçalo isolado, sobre a esquerda, com o extremo beiramarense a fazer o golo com um indefensável remate forte e cruzado.
Com uma margem já bem confortável no marcador, os pupilos de Ricardo Pinheiro partiram para uma fase do jogo em que construíam e desperdiçavam oportunidades de golo quase à média de uma por minuto. Gil, em posição frontal, aos 12', a passe de Miguel Morgado e Adriel, aos 15', completamente sozinho na área, rematam à figura do guarda-redes do Valonguense. Miguel Morgado, aos 16', com um remate cruzado que saiu ao lado e novamente Adriel, aos 17', ao deixar fugir a bola, quando isolado por soberbo passe de Vítor Hugo, também não teriam melhor sorte e enjeitariam igualmente situações para aumentar o "score".
O 4-0 só chegaria mesmo, aos 21', por Marcelo, à boca da baliza, após um canto marcado ao segundo poste, com assistência de cabeça de Adriel. No minuto seguinte o Beira-Mar fechou a contagem da 1ª parte e faria o 5-0, aquele que foi talvez o melhor golo da tarde. Gil faz uma das suas aberturas teleguiadas, na direita, onde surgiu Vítor Hugo a desferir um colocado e potente remate, que não deu qualquer hipótese de defesa ao excelente guarda-redes forasteiro. Grande golo!
Até ao descanso, referência ainda para um remate de fora da área de Marcelo, aos 28', após uma boa jogada colectiva, com a oposição do guardião contrário, que defendeu muito bem e para mais uma "bomba" de Vítor Hugo, outra vez da direita, com a bola, desta vez, a roçar o poste. Nota também para o primeiro canto conquistado pelo Valonguense em cima do apito para o intervalo e para o facto dos visitantes não terem feito nenhum remate à baliza neste período, que foi de descanso para o Paulo Pouseiro.
Na segunda parte, ainda que os resultados práticos tenham sido os mesmos (mais 5 golos sem resposta para o Beira-Mar), a equipa do Valonguense acercou-se mais da baliza dos aveirenses, agora à guarda de Henrique e, logo no primeiro minuto do período complementar, fez o seu primeiro remate e conquistou mais um canto. Apesar desta melhoria na performance adversária, continuava a ser o Beira-Mar a ter o domínio e o controlo do jogo, com Gonçalo a responder de imediato e a pôr mais uma vez à prova o guarda-redes de Valongo, que defendeu o seu remate com muita classe. Os visitantes, no entanto, estavam mais atrevidos e, pouco depois, aos 32', criam mesmo a sua primeira oportunidade para atenuar a diferença no marcador. Neste início de parada e resposta, coube a Adriel, aos 33', ter mais uma ocasião para marcar de novo, mas mais uma vez o extraordinário guarda-redes contrário se opôs com uma excelente defesa. Este aparente equilíbrio no início do segundo período seria desfeito, aos 34', com o 6-0, obtido por Miguel Anjos numa recarga efectuada com um golpe de cabeça. Este golo embalou de novo os auri-negros para uma boa produção atacante e Adriel, aos 35', isola-se mas atira com estrondo à barra. Miguel Anjos, aos 36', também desperdiçaria uma boa oportunidade, quando foi isolado por um passe a rasgar de Gil, optando pelo remate pronto, que o guarda-redes defendeu mais uma vez, quando tinha margem para ter progredido e finalizado com maior certeza. Aos 37', após um lançamento de Henrique, Adriel ganha a posição ao defesa, fica na cara do guarda-redes, mas o seu "chapéu" sai ligeiramente alto. Era o prenúncio para o 7-0, que chegaria aos 39', num golo fácil de Adriel, obtido à boca da baliza, mas com o mérito a ir todo para Gonçalo, que, depois de se ter apercebido do adiantamento do guardião contrário, remata de longe ao poste, recupera ainda a bola e oferece o golo ao seu colega de equipa, que se limita a encostar. No minuto seguinte, Adriel perde oportunidade flagrante para fazer "hat-trick", surgindo isolado na cara do guarda-redes, com tempo para tudo, mas alguma displicência permite a defesa para canto do guarda-redes do Valonguense. Na marcação do pontapé de canto, o goleador aveirense redime-se da falha anterior e, com uma entrada fulgurante de cabeça, fixa o resultado em 8-0.
Henrique, aos 42', teria oportunidade de fazer aquilo que não foi proporcionado a Pouseiro durante a primeira parte, e executa uma excelente defesa, mantendo invioláveis as suas redes na sequência da marcação de um livre frontal. A resposta viria por Gonçalo, aos 44', num golo de excelente execução técnica, surgindo solto na esquerda, a passe de Adriel, e "picando" a bola sobre o guarda-redes para o 9-0.
O jogo, a partir daqui, decaiu bastante de qualidade e o resultado definitivo de 10-0 viria a ser fixado já bem perto do final, aos 59', através do oportuno André. Vítor Hugo, aos 60', com mais um potente remate, ainda proporcionaria uma grande defesa ao recém-entrado guardião suplente do Valonguense, mas o resultado não sofreria mais alterações.
O resultado diz quase tudo, a superioridade da equipa do Beira-Mar foi evidente, nem precisou de uma exibição ao nível dos seus melhores dias para chegar à goleada e valeu à simpática e briosa equipa do Valonguense a excelente actuação do seu guardião, que tem , efectivamente, "pinta" de guarda-redes, para evitar males maiores.

Sem comentários: